segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O NOSSO POTENCIAL CRIADOR



É importante que nos tornemos os grandes exportadores de cultura, que valorizemos o nosso potencial artístico e criador, e que ao invés de ficarmos preocupados em importar as últimas tendências internacionais ....ampliemos o nosso horizonte cultural, as nossas formas de expressões artísticas genuinas, e esse imenso poder de criar e recriar......pois somos um povo diferenciado, mestiço, multiplural e com potencial incrível e uma riqueza de materia prima fantástica.....Vamos dar asas a nossa imaginação!!!!!!!!!!!!!



TRABALHOS DE ARTISTAS E ARTESÃOS VARIADOS DE  SALVADOR E  PERNAMBUCO





PINTURAS ESPECIAIS



Na década de 90, enveredei pela técnica de pinturas especiais: marmorizações, pátina, douração, etc,
Concebi estes  trabalhos nas mais variadas superficies: gesso, barro, madeira, telas. Neste momento enfatizei temáticas ligadas a Imagens de Santos, Anjos, Vasos, Porta Joias, etc. numa reeleitura do barroco.
Fiz diversas mostras, participei de muitas feiras de arte e antiguidade, em Shoppings Centers, e percebi que esta forma de expressão tem uma clientela que prestigia e adquire obras desta natureza e sempre fui muito bem sucedido nas mostras e por alguns anos nesta década , me dediquei a este tipo de trabalho.




EXPOSIÇÂO NA MADE IN BRASIL NO CENTRO DE CONVENÇÔES DE SALVADOR EM 1999



EXPOSIÇÃO APRESENTADA NA MADE IN BRASIL, EM 1999, CENTRO DE CONVENÇÕES DA BAHIA -PROJETO COMO PROFESSOR - 450 ANOS DA CIDADE DO SALVADOR
ALUNOS DO 1º GRAU DE ESOLA PÚBLICA



INSTALAÇÃO SOBRE A MICIGENAÇÃO RACIAL: A PRIMEIRA IGREJA DE PALHA DOS PORTUGUESES NA COLONIA, ALDEIA DE INDIOS E NO FUNDO PAISAGEM COM  AFRICANOS  NA LAVOURA DA CANA DE AÇUCAR E AMBIENTAÇÃO UTILIZANDO ELEMENTOS NATURAIS: TRONCOS, PALHA, PÓ  DE SERRA, ETC.




INSTALAÇÃO COM MAQUETES SOBRE PONTOS TÚRISTICOS DA CIDADE DIO SALVADOR:  CRISTO  E FAROL DA BARRA,  FAROL DE ITAPOAN,  FEITOS COM ISOPOR, GESSO E PAPIETAGEM




MAQUETE DO PORTO DA BARRA





INSTALAÇÃO COM  FRUTAS TROPICAIS EM PAPIETAGEM E GESSO, DESENHOS COM TÉCNICA EM GUACHE, COM TEMÁTICA DE FRUTAS DA REGIÃO, VASOS PINTADOS E COM MOSAICO, E TRANÇADOS DE PALHA DE COQUEIRO.





VISÃO GERAL DAS TRES INSTALAÇÕES



MINHAS LUMINÁRIAS





























ART E DECOR

MINHA LOJA DE ARTE E ARTESANATO EM 2000















ARTE COMPUTACIONAL











EM 2004 DESCOBRI OS RECURSOS QUE O COMPUTADOR OFERECE ATRAVÁS DE ALGUNS PROGRAMAS, MAIS ESPECIFICAMENTE O COREL PAINT E COMECEI A REALIZAR ALGUNS TRABALHOS E DESTA FORMA FUI DESCOBRINDO AOS POUCOS ALGUMAS LINGUAGENS QUE RESULTARAM  EM UMA SUCESSÃO DE CRIAÇÕES VISTO QUE ESTA TÉCNICA DE ARTE FACILITA O PROCESSO DE CRIAÇÃO E OFERECE UM EXCELENTE  RESULTADO FINAL, PERMITINDO A EXECUÇÃO DAS OBRAS COM MAIOR RAPIDEZ, QUANTIDADE E QUALIDADE.
NESTE PROCESSO FIZ MUITAS CRIAÇÕES QUE FORAM PLOTADAS E APRESENTADAS NUMA FEIRA QUE SE REALIZA AQUI EM SALVADOR NO MÊS DE SETEMBRO NA PRAÇA DOIS DE JULHO, CONHECIDA COMO CAMPO GRANDE,  A FEIRA DA  PRIMAVERA.





ALGUNS TRABALHOS NESTA TÉCNICA








































 
NOSSA SENHORA APAECIDA






SÉRIE ESPIRAL








































2 comentários:

  1. Ernesto, fiquei admirada com o seu perfil, confesso que ainda não tinha "visitado", parabéns, ou seja, sabia que você era muito inteligente mas, agora, depois de ler, compreendi todo seu "bom" gosto, comentários e posts...és um gênio cultural! Quanto, às peças, impressionante como dão vida, alegria e cor em qualquer ambiente, e principalmente, como vc disse, dando valor ao que é nosso, da nossa cultura, utilizando a nossa imaginação! Aproveito para agradecer, por me deixar fazer parte do seu grupo de amizades no Facebook, muito obrigada, muito sucesso com muita prosperidade!! Abs.

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga que palavras, muito obrigado por tanta gentileza, por visitar meu blog e tecer tão valiosos comentários, vc é uma grande pessoa que Deus te ilumine sempre e vou visitar seu blog,
    sempre grato,
    Ernesto simões

    ResponderExcluir

AGRADEÇO A VISITA E FIQUE A VONTADE PARA TECER COMENTÁRIOS OU ACRESCENTAR INFORMAÇÕES SOBRE
O TEMA ABORDADO