segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O BRANCO ELEMENTO ESTRUTURAL FUNDAMENTAL




O BRANCO É LUZ, ILUMINA AS CORES, EVIDENCIA OS CONTRASTES, ENERGIZA OS AMBIENTES, PORÉM, MESMO OCUPANDO GRANDES ÁREAS, TEM DE CONVIVER COM OUTROS COADJUVANTES: O SEU CONTRAPOSTO, O PRETO, AUSÊNCIA DE LUZ E OUTROS TONS PREFERENCIAIS DE CADA UM...O CORPO HUMANO NÃO SE MANTÉM SEM SEUS ORGÃOS VITAIS E DA MESMA FORMA TODOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS: PONTO,  LINHA, FORMA, TEXTURA E COR, SÃO FUNDAMENTAIS NA CONCEPÇÃO DE UMA OBRA DE ARTE OU DECORAÇÃO, EQULIBRADAMENTE, COM SENSIBILIDADE, BOM GOSTO, E PRINCIPALMENTE COM TOQUE PESSOAL DE QUEM CRIA.

Sendo o branco, valor, luz,  e o preto, ausência dela e os dois valores formam os cinzas, pela mistura do branco com o preto. Quanto mais branco acrescido à mistura, o cinza clareia.


Simão Goldman autor de Psicodinâmica das Cores, num Congresso de Cores em Salvador, afirmou que se uma pessoa viver num ambiente totalmente branco, teria depressão e poderia morrer.



Esta afirmativa, tem total significado, visto que as cores exercem aspectos psicológicos no ser humano.



As cores podem ser variadas , com o preto ou o branco, que são valores, de luz e ausência delas. A estas variações, damos origem aos tons.



Na mistura de uma cor com o branco, clareamos ela, obtendo um efeito de iluminação, e na representação tridimensional de uma figura, cria-se o volume, indicando onde a luz incide sobre o objeto, forma, ou figura.




Na decoração, o branco é muito utilizado na parte estrutural do espaço. Geralmemte em paredes, tetos, roda tetos de gesso, portas, revestimentos, etc. 



Na ambientação, em alguns projetos o branco pontua em tecidos, mobiliário: poltronas, aparadores, mesas, cadeiras, revestimentos de sofás, objetos decorativos, etc.



Portanto tanto em decoração, como na Obra de arte, o branco é um elemento estrutural importante na composição, tendo uma função importante, iluminar, criar volumes, clarear as cores, assim como acolhê-las.





Na fotografia em preto e branco, se não existissem as variações obtidas na mistura do preto com o branco, os cinzas, teríamos total escuridão, e não veríamos espaços e  formas.  





Podemos ver a importância do branco também nas imagens de paisagens naturais e noturnas, arquitetura etc. 









Branco é luz, não é cor e sim Valor. Ilumina, determina o volume das formas, clareia as cores, indica espaços e em conexão com a ausência de luz, o preto, contrasta, e desempenha o seu papel como elemento estrutrural da composição plástica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO A VISITA E FIQUE A VONTADE PARA TECER COMENTÁRIOS OU ACRESCENTAR INFORMAÇÕES SOBRE
O TEMA ABORDADO