Agradeço a mestra por ter inserido em minha vida novos valores.
Em 1983, quando exercia a monitoria de História da Arte Brasileira, na Escola de Belas Artes da UFBA., com a professora Vânia Bezerra de Carvalho, o que considerei um privilégio, pois além de enriquecer meus conteúdos, teve uma participação importante na minha carreira profissional: como professor, artista plástico e principalmente ser humano. Com ela aprendi a pesquisar, pois sempre as suas verificações eram fundamentalmente subjetivas, pois a mesma impunha uma metodologia que nos levava a raciocinar, analisar individualmente e comparativamente as obras de arte, correlacionando-as e sempre levando em consideração aspectos sociais, culturais, históricos, geográficos, políticos e econômicos. Era um deleite perceber de como a arte estava ricamente associada a esses fatores, que de certa forma não só nos instruía sobre a produção artística brasileira, mas nos dava uma visão ampla das características e formação da nossa sociedade....dos valores culturais, religiosos e políticos, nesses séculos de sua existência. Por ela fui requisitado a pesquisar sobre a pintura de tetos das igrejas brasileiras, e mais uma vez não só enriqueci meus conhecimentos sobre arte, mas conheci a influência e o papel da Igreja Católica na formação da arte e da sociedade despertando em mim uma imensa visão crítica, sobre essas questões. Porém o mais importante desse relato, diz respeito a algo que considero fundamental no meu crescimento . Com ela aprendi que não devemos nos fechar diante dos nossos achismos e sim procurar absorver, compreender e cumprir quando somos requisitados para uma atividade a qual não temos interesse até então, pois nesses momentos a vida nos chama para um crescimento ainda maior. Como além de professora, Vânia Bezerra de Carvalho, é uma grande pesquisadora, enfocando sobretudo a arte da Bahia, nessa época, fazia uma pesquisa sobre alguns exemplares de presépios significativos da nossa cultura baiana a qual resultou numa grande exposição, na galeria Cañizares, da EBA, e posteriormente num livro. Neste momento fui influenciado por ela a criar um presépio que refletisse a realidade nordestina pois informado dos seus conhecimentos sobre o assunto, compreendi a atemporalidade e a independência de espaço geográfico na representação do nascimento de Cristo, visto que o mesmo, veio ao mundo por uma causa universal. Inicialmente, no meu íntimo rejeitei, mas bastante influenciado e incentivado, resolvi enfrentar esse desafio, vencendo minhas limitações no que se referia a preferências e parti pra realizar aquele projeto. Mais uma vez me surpreendi, descobri no processo de execução uma grande satisfação pois além de utilizar elementos da natureza para criação das figuras e ambientação percebi a riqueza de criatividade que essa arte de conceber presépios nos faz desenvolver. O resultado deste trabalho foi surpreendente pois além da participação com sucesso dessa exposição, como aluno e artista que estava se formando, foi o primeiro momento que tive visibilidade através da imprensa. Esse presépio foi uma das grandes conquistas na minha vida profissional, pois através dele ganhei vários prêmios e fui requisitado por inúmeros shoppings centers para apresentá-lo no período natalino. E assim ao meu currículo, o Presépio Nordestino me concedeu várias graças e vitórias, venci vários concursos por alguns anos: - 1984: Primeiro lugar no Concurso de Presépios do Shopping Itaigara; - 1985: Menção honrosa Jovem pesquisador da Ufba. - 1o. lugar Concurso de vitrines;
- 1o. lugar no 1o. Concurso de Presépios. do Shopping Iguatemi.
- 1985 fui contratado pelo Hotel da Bahia para com ele decorar o seu Hal, nas comemorações natalinas. Fui convidado pelo Shopping Barra por 2 anos consecutivos.
Shopping Sumaré;
Shopping Lapa. Finalizando, que essa minha experiência sirva de exemplo e que repensemos melhor quando formos solicitados para algum empreendimento, pois muitas vezes a vida nos envia anjos bons, como foi a professora Vânia Bezerra de Carvalho, para nos despertar e nos direcionar no caminho certo...o importante é sempre fazermos essa leitura, sem nos prendermos ao contexto no qual estamos inseridos , nos dando sempre o privilégio de vivermos novas oportunidades. ________________________________________________________________ O DESENHO EM MINHA VIDA
Sempre acreditei ser o desenho a base de todas as artes, tanto de forma independente, como auxiliar no desenvolvimento de outras técnicas ou formas de expresões artísticas.
Com esta convicção caminhei por alguns anos pesquisando e desenvolvendo esta técnica de artes plásticas.
Como aluno sempre me dediquei bastante às disciplinas relacionadas ao assunto, procurando obter os melhores rendimentos, aprendizados e particularmente me esforcei ao máximo para conseguir o apuro técnico necessário para realização de minhas criações artísticas, no emprego da luz e sombra, contrastes de claro escuro e volume das figuras, elementos estes, estruturais que considero fundamentais como construção da forma e da composição de uma obra de arte. Participei de 1979 até 1984 de várias exposições coletivas inclusive muitas organizadas pelo grande Crítico de Arte baiano Aldo Tripodi que sempre foi um grande incentivador do meu trabalho, prestigiando-o em sua Coluna de Artes Visuais, no Jornal Tribuna da Bahia. Desenvolvi no inicio da década de 80 um trabalho construtivista geométrico com certo teor cubista, em composições plásticas onde se evidenciava o ser humano fragmentado, se fundindo aos elementos geométricos que siombolizam o concreto da tecnologia moderna. Deste período tenho alguns exemplos de composições nas ilustrações a seguir:
|
Em 1983 fui 2º colocado No Cncurso de desenhos da Biblioteca Central em Salvador Ba, com estes dois trabalhos |
No mesmo ano participei do Concurso Jovem Pesquisador - UFBA, com o projeto Elementos Plásticos Instrumentos de Comunicação em Linguagem Pessoal e recebi Menção Honrosa. Este projeto versava sobre a temática que desenvolvia , O Homem e o Concreto, e a
linguagem de expressão a técnica do desenho, mas especificamente o claro e escuro e o volume das figuras, representados em outras técnicas de pintura como guache e acrílico sobre tela, mantendo os mesmos padrões estéticos e formais.
Na ilustração a seguir meu currículo de 1979 a setembro de 1984.
Em outubro de 1984 finalmente realizei minha primeira exposição individual no Praiamar Hotel.
Esta exposição teve grande repercussão jornalística e muitas críticas construtivas, através de críticos de arte especializados e dentre elas ressalto a do mestre Carlos Eduardo da Rocha que fez a apresentação do convite e teceu os seguintes comentários:
Em 1986 realizei minha 2ª exposição individual, no Shopping Barra, com Desenhos policromáticos, com o tema o Homem e a Natureza, ressaltando os tons verdes, vermelhos, laranjas e amarelos.
_________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ PINTURAS ESPECIAIS ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Na década de 90, enveredei pela técnica de pinturas especiais: marmorizações, pátina, douração, etc, Concebi estes trabalhos nas mais variadas superficies: gesso, barro, madeira, telas. Neste momento enfatizei temáticas ligadas a Imagens de Santos, Anjos, Vasos, Porta Joias, etc. numa reeleitura do barroco. Fiz diversas mostras, participei de muitas feiras de arte e antiguidade, em Shoppings Centers, e percebi que esta forma de expressão tem uma clientela que prestigia e adquire obras desta natureza e sempre fui muito bem sucedido nas mostras e por alguns anos nesta década , me dediquei a este tipo de trabalho. Também neste período tive uma loja na Barra, só com estas minhas produções, Di Tullio Decorações, que foi minha primeira experiência empresarial.
|
EXPOSIÇÂO NA MADE IN BRASIL NO CENTRO DE CONVENÇÔES DE SALVADOR EM 1999 |
MINHA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR _____________________________________________________________________ Como professor de Educação Arstística, tive duas nomeações através de concurso público e atuei por muitos anos, experiência que somou muito ao meu crescimento pessoal e profissional, pois a carreira do magistério a cada dia se torna um desfafio que se faz necessário ao profissional muita garra e determinação. É importante se estabelecer metas e sempre fiz projetos para conseguir alcançar meus objetivos. Acredito que os mecanismos para criação podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa, pois existem metodologias para desenvolver a coordenação motora, a percepção do espaço, visão crítica e estética, basta aplicá-los eficazmente utilizando-se das ferramentas essenciais os elementos estruturais e intelectuais da criação artística e todo ser humano pode desenvolver seu potencial para criação.
E como parte de um dos projetos fiz um trabalho sobre os 450 anos da Cidade de Salvador, construido em várias formas e técnicas de expressões artísticas, que culminou com uma exposição num evento profissional de arte, paisagismo e decoração, a Made in Brasil. _________________________________________________________________ EXPOSIÇÃO APRESENTADA NA MADE IN BRASIL, EM 1999, CENTRO DE CONVENÇÕES DA BAHIA - PROJETO COMO PROFESSOR - 450 ANOS DA CIDADE DO SALVADOR ALUNOS DO 1º GRAU DE ESOLA PÚBLICA
|
INSTALAÇÃO SOBRE A MICIGENAÇÃO RACIAL: A PRIMEIRA IGREJA DE PALHA DOS PORTUGUESES NA COLONIA, ALDEIA DE INDIOS E NO FUNDO PAISAGEM COM AFRICANOS NA LAVOURA DA CANA DE AÇUCAR E AMBIENTAÇÃO UTILIZANDO ELEMENTOS NATURAIS: TRONCOS, PALHA, PÓ DE SERRA, ETC. |
|
INSTALAÇÃO COM MAQUETES SOBRE PONTOS TÚRISTICOS DA CIDADE DIO SALVADOR: CRISTO E FAROL DA BARRA, FAROL DE ITAPOAN, FEITOS COM ISOPOR, GESSO E PAPIETAGEM |
|
|
MAQUETE DO PORTO DA BARRA |
|
INSTALAÇÃO COM FRUTAS TROPICAIS EM PAPIETAGEM E GESSO, DESENHOS COM TÉCNICA EM GUACHE, COM TEMÁTICA DE FRUTAS DA REGIÃO, VASOS PINTADOS E COM MOSAICO, E TRANÇADOS DE PALHA DE COQUEIRO. |
|
VISÃO GERAL DAS TRES INSTALAÇÕES |
_________________________________________________________ LUMINÁRIAS _________________________________________________________________________ Em 2000 criei algumas luminárias através de variados materias: vidros, tela de arame, alumínio, acetato, madeira, ferro, etc. Design moderno, diferenciado procurando atender a uma clientela que prima por objetos personalizados, únicos e participei com estas criações de várias exposições e feiras mix.
ART E DECOR MINHA LOJA DE ARTE E ARTESANATO EM 2000
ARTE COMPUTACIONAL
EM 2004 DESCOBRI OS RECURSOS QUE O COMPUTADOR OFERECE ATRAVÁS DE ALGUNS PROGRAMAS, MAIS ESPECIFICAMENTE O COREL PAINT E COMECEI A REALIZAR ALGUNS TRABALHOS E DESTA FORMA FUI DESCOBRINDO AOS POUCOS ALGUMAS LINGUAGENS QUE RESULTARAM EM UMA SUCESSÃO DE CRIAÇÕES VISTO QUE ESTA TÉCNICA DE ARTE FACILITA O PROCESSO DE CRIAÇÃO E OFERECE UM EXCELENTE RESULTADO FINAL, PERMITINDO A EXECUÇÃO DAS OBRAS COM MAIOR RAPIDEZ, QUANTIDADE E QUALIDADE. NESTE PROCESSO FIZ MUITAS CRIAÇÕES QUE FORAM PLOTADAS E APRESENTADAS NUMA FEIRA QUE SE REALIZA AQUI EM SALVADOR NO MÊS DE SETEMBRO NA PRAÇA DOIS DE JULHO, CONHECIDA COMO CAMPO GRANDE, A FEIRA DA PRIMAVERA.
|
ALGUNS TRABALHOS NESTA TÉCNICA |
|
|
|
NOSSA SENHORA APARECIDA
SÉRIE ESPIRAL
ME ABSTRAIO DO DESENHO, DA LUZ E SOMBRA, PRIVILEGIO OS EFEITOS TEXTURAIAS QUE ME REMETEM A SUPERFÍCIES DA NATUREZA, COMO ROCHAS, GALHOS, FLORES PAREDES EM DECOMPOSIÇÃO, E OPTO POR TONS MAIS CLAROS, TENDENDO AO BRANCO, EMBORA UTILIZE TONS TERROSOS, MAIS COZIDOS .
É como dar vida as superfícies, inventá-las, gerando novas sensações com a imagem, pois não só contemplamos com o olhar mas também de forma tátil, nos permitindo promover a percepção dos 2 sentidos.
|
COMPOSIÇÃO ILUSTRATIVA COM CONJUNTO DE OBRAS DESTA FASE DE TEXTURAS E RELEVOS |
|
TRABALHOS COM RELEVOS E TEXTURAS
|
COMPOSIÇÃO ABSTRATA COM RELEVOS E TEXTURAS , INSPIRADA EM GALHOS E TRONCOS DE ÁRVORES |
|
COMPOSIÇÃO INSPIRADA EM SUPERFÍCIES ROCHOSAS, REPRESENTADAS POR TEXTURAS E TONS TERROSOS |
|
TRABALHO COM ELEMENTOS QUE SUGEREM EMARANHADO DE GALHOS RETORCIDOS |
|
ESTA COMPOSIÇÃO EM TONS TERROSOS, NOS REMETEM A DETALHES DE AMBIENTES ROCHOSOS |
|
MANDALA COM TELA REDONDA SUPERPOSTA A OUTRA QUADRADA SENDO TEXTURADA SOMENTE A ÁREA DO CÍRCULO |
|
COMPOSIÇÃO EM TÉCNICA MISTA COM TECIDO INDUSTRIAL FIGURATIVO QUE FOI COLADO SOBRE A TELA QUADRADA E TEXTURIZADA EM VOLTA DO CÍRCULO RECEBENDO PINTURA À ÓLEO |
|
TRABALHO COM TEXTURAS E RELEVOS, TEMÁTICA FLORAL |
|
TRABALHO FIGURATIVO, EM TEMÁTICA FLORAL CUJAS FORMAS SE DESTACAM EM RELEVOS E PINTURA A ÓLEO, E O FUNDO TEXTURIZADO BRANCO |
|
DETALHE DE FOSSIL EM RELEVO SOBRE SUPERFÍCIE TERROSA TEXTURADA |
|
DETALHE DE MANDALA SOBRE TELA QUADRADA |
|
MANDALA SOBRE TELA QUADRADA TEXTURADA E COM RELEVOS EM BRANCO, QUE SE DESTACAM POR CONTA DA LUZ QUE ENFATIZAM OS DETALHES DE LUZ E SOMBRA SOBRE OS MESMOS
PINTURAS À ÓLEO
TULIPAS PINTADAS EM ÓLEO SOBRE TELA, COM LUZ E SOMBRA |
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A DECORAÇÃO EM MINHA VIDA
DECORAÇÃO consite na arte e prática de planejar e arranjar espaços, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais que dependam do fim a que este se destina.
Sempre tive grande interesse por decoração e como está intimamente ligada ao campo das artes e da criação, há algum tempo, venho desenvolvendo alguns trabalhos nesta área.
Como desenhista, pintor, aprimorei com o passar dos anos o senso estético, crítico e de observação, adquiri um estilo próprio, evolui na técnica e realizei várias formas de expressão. De pequenos móveis, portas, objetos, composições decorativas, fui evoluindo e ampliando meus dons e conhecimentos nesta área.
É muito importante não só o aproimoramento no conhecimento dos elementos fundamentais para realizar um projeto de decoração, mas também ampliar nossa cosmovisão sobre o assunto: observar sempre a composição dos espaços, as variações de materias, texturas, luz e sombra, contrastes, formas, cores e tons.
Estes elementos estruturais associados aos intelectuais, propicia criações com equilíbrio, rítmo, harmonia e unidade, refletindo ambientes aconchegantes, que ofereçam a quem vai habitá-lo qualidade de vida, funcionalidade, conforto, beleza e hábitos do bem viver.
O PRETO E O BRANCO NA DECORAÇÃO
O Preto e o branco são elementos fundamentais na decoração pois evidenciam maior ou menor luminosidade, contrates e acolhem as cores e tons.
Em decoração o preto se torma necessário, quando queremos principalmente contrastar ou dar menos luminosida e ao espaço...e o branco é a total presença de luz., amplia, ilumina, porém nas devidas proporções e Juntos esses valores se contrastam e também acolhem ou abraçam as cores neles inseridos ou vice e versa......
|
DETALHE DE COZINHA E LAVABO DE MINHA AUTORIA
O BRANCO E O PRETO PREDOMINAM
|
|
projeto de minha autoria
o preto e o branco compõem o espaço alternadamente |
|
PROJETO DE MINHA AUTORIA DE SALA DE ESTAR
PRETO E BRANCO SE EQUILIBRAM COM TONS PASTEIS |
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA COR
Simão Goldman, autor de Psicodinâmica das Cores disse em um Congresso de Cores em Salvador, que se o homem vivesse em um ambiente todo branco, sem outra referência de cor ou tom, se deprimiria, trazendo grandes consequênias a sua vida.
NA DECORAÇÃO
Observem a ilustração abaixo: vejam que nela o branco predomina, porém se observarmos ao fundo os tons pasteis e o preto da mesa de centro, estimulam visualmente, porém imaginem se fosse tudo branco, sem os tons existentes, ficaria monótono e consequentemente se tornaria um ambiente sem estimulos visuais e na teoria e na prática, deprimiria quem vivesse nele.
|
PROJETO DE MINHA AUTORIA
CORREDOR QUE DÁ ACESSO A SALA DE ESTAR |
POJETOS DE QUARTOS
|
QUARTO DE UMA SENHORA DE 87 ANOS
|
|
QUARTO DE CASAL, PROJETO DA CABEÇEIRA DE CAMA E QUADRO DE MINHA EXECUÇÃO |
|
|
DETALHE DE QUARTO DE SOLTEIRO
|
Meus trabalhos atuais de arte computacional
|