A festa dos 55 anos do jornal Tribuna da Bahia aconteceu com toda pompa e elegância, nesta última segunda-feira, dia 21 de outubro de 2024, às 18:00 h, no Salão Nobre da Associação Comercial da Bahia.
O evento começou com a apresentação do cantor Marcelo Melo e seus músicos, que deram um show de bom gosto, na seleção musical, abrilhantando a abertura dos festejos.
Prestigiando o acontecimento, personalidades locais do meio cultural, político, empresarial e social, marcaram presença.
Um pouco da História da Tribuna:
Fundada em 21 outubro de 1969, por Elmano Castro, a Tribuna da Bahia, um dos mais conceituados jornais do estado, com sede até os dias atuais, na Rua Djalma Dutra, tornou-se o primeiro Jornal no Brasil impresso no sistema off- set. A equipe de redação foi dirigida por Joaquim Quintino de Carvalho, adotando uma linguagem redacional moderna, aliada a um padrão gráfico inovador, com novas expressões e tratamento diferenciado na abordagem da notícia, revolucionando a imprensa brasileira.
Desta forma o jornal foi adquirindo notoriedade ao longo de sua trajetória, tendo grandes nomes que construíram sua história, alguns chefiando a redação, como Joaci Góes, Paulo Sampaio, Cid Teixeira, Sérgio Gomes, João Ubaldo Ribeiro, Grant Mariano, Raimundo Lima, João Santana, Bob Fernandes, Carlos Borges, Antônio Risério, Marcelo Cordeiro, Tasso Franco e Carlos Libório, todos conceituados e atuantes.
Atualmente é presidida por Antônio Walter Pinheiro, tendo Marcelo Sacramento, como vice-presidente.
Sobre a Cerimônia:
O Presidente da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcante abriu a solenidade.
Com a palavra o Presidente da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcante, dando início à sessão de palestras. Importante ressaltar o papel da Associação, fundada em 15 de Julho de 1811, sendo a mais antiga do Brasil, tendo como objetivo, reunir empresários na defesa de seus interesses e na melhoria de nossa sociedade, e o papel relevante da Tribuna da Bahia neste processo.
Presidente, Sr. Antônio Walter Pinheiro.
Momento marcante foi a apresentação do Presidente, Sr. Antônio Walter Pinheiro, que ressaltou a importância que o jornal tem como conceituado meio de comunicação, comprometido com a notícia de forma independente, imparcial e coesa, o que criou uma identidade de qualidade e reconhecimento. Ressaltou o staff de colunistas que enriquecem a Tribuna e enfatizou tópicos importantes sobre o jornal, sua equipe e trajetória.
Logo a seguir o Sr. Marcelo Sacramento, vice- presidente da Tribuna da Bahia, se pronunciou, tendo ao lado o Sr. Roberto Muniz, que juntos conduzem o podcast Multiálogos, que a cada dia vem alcançando expressiva visibilidade e sucesso, com mais de 150 horas de gravação e 52 entrevistas.
Fez questão de destacar a atuação de Paulo Roberto Sampaio e equipe.
Roberto Muniz ressaltou o compromisso do jornal no combate às fake News.
Também enfatizaram algumas inovações que vêm acontecendo no jornal. Neste momento pontuaram o trabalho do Sr. Edgard Medrado, responsável pela parte digital, que confere uma nova linguagem e maior alcance e visibilidade.
Edgard Medrado, responsável pela parte digital do jornal.Antônio Carlos Cambra, Vice-Almirante da Marinha, nos estados da Bahia e Sergipe, dissertou sobre o projeto de implantação do Cluster Tecnológico Naval da Bahia, como forma de impulsionar a economia do mar, destacando o apoio incondicional deste jornal a esta iniciativa, que reúne empresários e poder público, tendo como foco inicial, a Baia de Todos os Santos, estendendo-se pelo Litoral.
Logo a seguir Antônio Gobbo, Presidente da CODEBA, endossou a relevância do Cluster Tecnológico Naval da Bahia, que foi destaque na edição de 21 de outubro, dia da comemoração dos 55 anos da Tribuna, além de frisar a relevância do jornal para a sociedade ao longo destes anos.
Vídeos foram apresentados sobre o trabalho desenvolvido pelo Cluster Tecnológico Naval da Bahia e suas abrangências. .
A Sra. Mônica Bacelar Sacramento, mulher do Sr. Marcelo Sacramento, muito elegante e de forma simpática, agradável e gentil, foi uma das grandes anfitriãs da noite.
A colunista social Janete freitas, presença marcante na solenidade, por muitos anos assina sua conceituada coluna, no jornal, indiscutivelmente um ícone do colunismo social na Bahia.
|
Isabela Simões, Wanda Araújo e Cecília Garrido. |
Foi servido um delicioso coquetel, encerrando o evento com chave de ouro.
Excelente matéria meu amigo ❣️
ResponderExcluir