terça-feira, 16 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DO VALOR E DA COR NA VIDA, ARTE E DECORAÇÃO - por Ernesto Simões

MANDALA DE MINHA AUTORIA, COM VALORES DE
PRETO BRANCO E CINZA

Refletindo sobre arte




Será que o cinza na terminologia deveria ser chamado de tom, por ser uma variação de luz na escala de valores?

Sempre observo as pessoas designando o preto e branco como cor, pois nos meus estudos aprendi que são valor.


Nas artes plásticas existem os elementos estruturais e os intelectuais.
Os estruturais são aqueles concretos que podem ser identificados, são eles: Ponto, linha, forma, textura, cor, valor.
Valor é o preto, branco e cinzas provenientes de sua mistura.
O branco é luz, o preto, ausência dela, escuridão e os cinzas são uma maior ou menor intensidade de luz na escuridão.
O tom é quando misturamos o preto ou o branco a uma cor , iluminando-a ou escurecendo-a ou seja o tom é quando uma cor se faz mais clara ou escura.
Portanto questiono, podemos chamam cinza de tom? e o preto e branco de cor. Não seriam os cinzas variações de luz?... pois são provenientes da mistura do preto e branco, que não são cores, mas sim valores de luz e sombra. Os cinzas fazem parte das variações na escala de valores e acredito que ao invés de tons de cinzas o termo mais adequado é variações de cinzas ou escalas de cinzas.
Só para ilustrar e defender esta tese, quando vamos tratar uma imagem fotográfica o preto e branco e cinzas estão inseridos em ajustar exposição: brilho, contraste, sombra e realce. Ou seja não estão contidos em ajustar cor: Temperatura de cor, tonalidade e saturação.





 
É importante lembrarmos as diferenciações entre valor e cor, esses 2 elementos estruturais da composição plástica.
Valor é o preto e o branco....e os cinzas provenientes da  sua mistura, Através da escala de valor, conseguimos a gradação do claro e escuro, luz e sombra e o volume das figuras.


DESENHO   MONOCROMÁTICO


DESENHO DE MINHA AUTORIA DE 1982,
UTILIZANDO CLARO E ESCURO
LUZ E SOMBRA
GRADAÇÃO DO CLARO E ESCURO
E CONSEQUENTEMENTE VOLUME DAS FIGUARS

Branco é luz e o preto ausência de luz, servem para dar maior ou menor luminosiodade as cores gerando tons: claros ou  pasteis, escuros e os neutros.Tons claros ou pasteis, são aqueles que à cor foi adicionado o branco: rosas. lilás , azul celeste, etc.Tons escuros são aqueles que à cor foi adicionado o preto: Azul escuro,  verde  escuro, vermelho escuro, etc. Neutros, são aqueles que mistura-se a cor ao preto e ao branco consecutivamente, neutralizando-a : beges, marfim etc., tudo na proporção para se alcançar o tom desejado

ILUSTRAÇÃO EM TONS PASTEIS
Lindo exemplo de tons pasteis, na ilustração a seguir, numa combinação de rosas e azuis, (foto do album da Design de Interiores Daniella Odilia Souza, no Facebook), de muito bom gosto.


CORES

Cores são: vermelho, amarelo e azul , e aquelas geradas pelas suas misturas. Das misturas das cores primárias: vermelho, azul e amarelo resultam as secundárias: verde, laranja e violeta.
Da mistura de uma secundaria com a cor primária que não faz parte de sua formação a terciária, ex: verde+vermelho =marron.
Misturando uma cor secundaria com sua  vizinha, os matizes, Ex: verde+amarelo, laranja+amarelo, verde+azul, oularanja + vermelho.

DESENHO POILICROMÁTICO

DESENHO DE MINHA AUTORIA DE 1986,
EM TONS DE MATIZES DE VERDE, LARANJAS E AMARELOS,
COM GRADAÇÃO DO CLARO E ESCURO, LUZ E SOMBRA
E VOLUME DAS FIGURAS. ESTE TRABALHO VERSA SOBRE A
VISÃO LIMITADA DO HOMEM E SUA DOR, PELA  NECESSIDADE
DE EVOLUIR E RECONHECER A EXISTÊNCIA
DIVINA, REPRESENTADA SIMBOLICAMENTE PELO
SOL E A TERRA NO CENTRO


NA DECORAÇÃO

O Preto e o branco são elementos fundamentais na decoração pois  evidenciam maior ou menor luminosidade,  contrates  e  acolhem  as cores e tons.
Em decoração o preto se torma necessário, quando queremos principalmente contrastar ou dar menos luminosidade ao espaço...e o branco é a total presença de luz., amplia, ilumina, porém nas devidas proporções e Juntos esses valores se contrastam e também  acolhem ou abraçam as cores neles inseridos ou vice e versa......



Ambientações com valores de preto ao cinza e branco.


Nestas ambientações o branco que é luz total, os cinzas, variações de luz, o preto total ausência de luz, a escuridão. Portanto, preto e branco não são cores e cinzas, não são tons e sim valores de luz e sombra.
Através dos valores trabalhamos com os contrastes de luz e sombra, escuridão, claridade e variações de luz, os cinzas.
O claro tanto sobressai sobre os escuros, assim como os escuros, se destacam sobre os claros. Tudo irá depender do talento de quem vai realizar o projeto, das escolhas dos materiais, como combiná-los assim como revestimentos e texturas.
É também importante a composição do projeto, para que ganhe dinamismo e unidade porém este é assunto que será tratado em outro momento
Vejamos alguns ambientes selecionados na internet. Belos exemplos.





A Seguir dois trabalhos de  Léo Schehtman na Casa Cor São Paulo.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



DETALHE DE COZINHA E LAVABO DE MINHA AUTORIA
 O BRANCO E O PRETO PREDOMINAM

projeto de minha autoria
o preto e o branco compõem o espaço alternadamente

PROJETO DE MINHA AUTORIA DE  SALA DE ESTAR 
PRETO E BRANCO SE EQUILIBRAM  COM  TONS PASTEIS


ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA COR

Simão Goldman, autor de Psicodinâmica das Cores disse em um Congresso de Cores em Salvador, que se o homem vivesse em um ambiente todo branco, sem outra referência de cor ou tom, se deprimiria, trazendo grandes consequênias a sua vida.


NA DECORAÇÃO


Observem a ilustração abaixo:  vejam que nela o branco predomina, porém se observarmos ao fundo os tons pasteis  e o preto da mesa de centro, estimulam visualmente, porém imaginem se fosse tudo branco, sem os tons existentes, ficaria monótono e consequentemente se tornaria um ambiente sem estimulos visuais e na teoria e na prática, deprimiria quem vivesse nele.

PROJETO DE MINHA AUTORIA
CORREDOR QUE DÁ ACESSO A SALA DE ESTAR


Para que possamos entender e constatar isso é só contemplarmos a natureza .. com certeza ela é nossa maior escola;


A cor exerce grande influência psicológica, tendo o poder de interagir nos sentidos humanos.

CORES FRIAS

As cores frias acalmam : o azul, o verde, o violeta, muito usadas em sala de espera, relax, quartos.

NA DECORAÇÃO




 NA NATUREZA

Com certeza se na natureza as cores frias não fossem predominantes o homem seria mais violento, estressado, pois as cores quentes exercem estimulos maiores. Não é por um acaso que o céu à luz do sol se apresenta azul e a mata verde, pois ocupam na natureza a maior área da terra.



CORES QUENTES

As cores quentes : vermelho, laranja e amarelo.

NA NATUREZA

Na natureza são distribuidas em pequenas quantidades: frutas, flores.

NA  DECORAÇÃO IDEAIS PARA LOCAIS DE GASTRONOMIA : LANCHONETES , RESTAURANTES, ETC.

São cores excitantes e na dosagemn certa são excelentes estimulantes de apetite, promotoras de alegria, e ótimas para serem usadas em locais de gastronomia, porém sem exagero, para não causarem efeitos excessivos e desagradáveis.

RESTAURANTE DO HOTEL GOLDEN TULIP PALACE HOTEL
DE RECIFE/PERNAMBUCO


RESTAURANTE LE JADYS, NO  HOTEL VILLE, RUA D. VERIDIANA, HIGIENOPOLIS, SÃO PAULO. PAREDE COM TOM  DE TERRACOTA, ESTIMULA A DECORAÇÃO EM BRANCO E PRETO E CONSEQUENTEMENTE O APETITE DOS CLIENTES
RESTAURANTE DO HOTEL IBIS,  BARRA FUNDA, SÃO PAULO. AS PLOTAGENS EM TONS QUENTES, ESTIMULAM O APETITE




Harmonia de Cores na Decoração

As cores e seus tons harmonizam o ambiente, e conhecer as teorias de cores facilita na hora de elaborar o projeto.

É uma forma de harmonia cromática que podemos usar na decoração.
Como vimos, o preto, branco, cinzas não são cores e sim luz e ausência de luz. Estes valores podem ser utilizados nos maiores espaços do ambiente, pois imprimem neutralidade de luz e sombra, escuridão e claridade, assim como as cores neutras. Aquelas que dão um tom suave, pastel, onde a cor em pequena quantidade é misturada ao preto e branco. Os beges, marfins, etc.











Ambientação Monocromática 


Quando utilizamos uma cor básica e variamos seus tons com o preto e o branco, misturando-a. 
Necessariamente na escolha das paredes, peças, estofados, etc. criamos diferenciados tons de uma cor, que distribuídos no conjunto, harmonizam e geram unidade.
Basicamente o corpo da casa passa a ter uma neutralidade, num degradê de combinações, o que permite depois, caso queiramos acrescentar cores para variar, numa almofada, flores, mantas, objetos. e que depois podem ser descartados
Este tipo de ambientação é bom porque nos permite sempre variar. Vale lembrar que o preto e branco no ambiente, é luz e ausência dela.
Vejamos algumas imagens selecionadas na internet.




Banheiro de Eventos - Liliane Bigaram e Bruna Fernanda na Casa Cor Campinas.



As Cores Complementares na Decoração

As cores complementares seguem o seguinte esquema:
Primárias + primárias= secundária a primária que não faz parte da formação é a complementar.
As primárias são azul, vermelho e amarelo. As secundárias verde, violeta e laranja.
Como saber qual a complementar:
vermelho + amarelo = laranja assim a complementar desta cor é azul, a primária que não faz parte da formação dela. Assim com as outras 2 secundárias: Verde a complementar é vermelho ...... Violeta, a complementar é amarelo.

Vejamos alguns projetos encontrados na internet, onde esta harmonia é aplicada. Perfeitos.






As Cores Análogas em Matizes e Tons na Decoração

As cores análogas no círculo cromático são as cores vizinhas.
O laranja, é a mistura do vermelho e amarelo e assim o laranja pode ser mais avermelhado, ou amarelado, e essas cores vizinhas, chamamos de cores análogas e e a mistura entre elas geram os matizes de uma cor. Podem ser combinadas separadamente, ou também com variações de matizes, nas misturas entre elas, ou em tons, acrescendo branco ou preto.
Assim como o violeta, mistura de azul e vermelho. Pode-se combinar essas cores ou criar matizes de violeta.Violetas mais esquentados com vermelho, ou mais frios se forem azulados e assim utilizarmos no projeto.
Esta teoria básica, somada ao bom senso, gosto, talento e criatividade do profissional, podem ajudar a obter um magnífico resultado.
Um ambiente pode ter cores de verde, azul e amarelo, por serem análogas também.


Alguns projetos encontrados na internet que utilizam cores análogas.







PARA SINALIZAÇÕES DE PERIGO

As cores quentes também se apresentam em situações de perigo tanto na natureza : o fogo, o sangue derramado, ou pelo homem em sinalizações para evitar acidentes .


CONCLUSÕES, OUTRAS ILUSTRAÇÕES E COMENTÁRIOS
Portanto devemos nos inspirar no grande exemplo de  Deus na criação e utilizarmos valores e cores na devida proporção, visto que o ambiente em que vivemos, exerce grande influência em nossa qualidade de vida.

VITRAL


A Obra De Sónia Domingues em cores e formas



Como belos exemplos na técnica do vitral e aplicação da cor nesta técnica, evidencio o  trabalho da grande artista francesa Sónia Domingues, que reside em Portugal. Sua obra  prima pelo bom gosto, apuro técnico e beleza, cores e tons dando sempre um toque de leveza que revela toda sua sensibilidade na criação artística.
A artista mostra toda sua garra e talento em  composições nas mais variadas dimensões onde nos grandes paineis, chamam atenção pela aplicação desta técnica, realizados de forma magistral.


A meu Convite Sónia Domingues fez um breve resumo de sua obra:


Estilo: Diversificado,do clássico ao contemporâneo, do figurativo ao abstrato geométrico, dependendo da inspiração e do interesse de quem solicita a obra.
Predilecção pela "Arte nova".
Realizo "Pintura Vitral", o chamado "falso vitral", com uma nova visão sobre o vidro decorativo.
Efeitos: Cromáticas límpidas e brilhantes, relevos cristalinos, são apanágio de todas as criações. Com pigmentos/tintas certificadas fazem com que a longevidade da obra não seja posta em causa.


Aplicações: vidros fixos para alçados principais,cx. escadas, clarabóias, portas interiores/exteriores, tampos de vidro, espelhos, painéis de parede de grandes dimensões p/ salas, wc's, spa's e piscinas.
Realizo tanto para particulares como p/ empresas.


Projectos: Devido a uma natureza criativa e borbulhante o meu desejo é sempre criar temas e formas diferentes.
Por isso, todos os projectos são idealizados de raiz, personalisados tendo sempre em conta os traços/estilo da obra bem como o gosto pessoal do cliente.


Objectivos: Concretizar sonhos, dar alento e elevação à vida/habitação de todos os que adquirem as obras "Sonny".





O trabalho de Sónia Domingues encanta pela beleza, técinca e extremo bom gosto.


7 comentários:

  1. Agradeço a vc a atenção, gosto de compartilhar do pouco que adquiri de teoria e prática com as experiências e escrevendo sobre esses onhecimentos
    solidificamos mais ainda aquilo que aprendemos .
    Muito grato pelo comentário e um grande abraço.
    Ernesto Simões

    ResponderExcluir
  2. muito bom post querido Ernesto, adorei o texto...e as suas obras...parabéns.
    E é sempre bom trocarmos sabedorias,cada um na área,contribuindo com o outro, compartilhando suas experiências e olhares .
    Adorei realmente.
    Bjks mil da Ge.

    ResponderExcluir
  3. Geane querida,
    obrigado pela atenção, fico feliz que tenha gostado, e compartilhar é sempre bom ,
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sónia Domingues disse...

    Amigo, Ernesto Simões Artista Plástico.
    É um SER HUMANO INCRÍVEL,
    um ARTISTA MARAVILHOSO.

    O*B*R*I*G*A*D*A pelo seu altruismo.
    O*B*R*I*G*A*D*A pela divulgação da arte"Sonny".
    O*B*R*I*G*A*D*A pela forma como apresentou e descreveu.
    O*B*R*I*G*A*D*A pelo seu carinho artistico.
    Desejo tudo de bom e O*B*R*I*G*A*D*A.
    Sonny

    ResponderExcluir
  6. Querida e talentosa amiga Sónia Domingues tenhas a certeza que essa homenagem é fruto e admirção pela sua obra, perseverança, dedicação e grande talento na criação de obras lindas e por tudo isso tenho a honra de tê-la referenciada em meu blog e por além de grande artista seres um ser humano maravilhoso,
    abraços,
    Ernesto

    ResponderExcluir
  7. Amigo Ernesto Simões,

    As suas palavras são de um "encorajamento impar".

    Um sentido cumprimento,
    Sonny

    ResponderExcluir

AGRADEÇO A VISITA E FIQUE A VONTADE PARA TECER COMENTÁRIOS OU ACRESCENTAR INFORMAÇÕES SOBRE
O TEMA ABORDADO