quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Deus Menino no Monte, em representações de Júlio Cesar Habib, na Loja Xarmonix, do Salvador Shopping

katiane Cunha e Júlio Cesar Habib



Repost exposição de Julio Cesar Habib na saudosa Xarmonix em 2014.

Por Ernesto Simões

Xarmonix está de parabéns! Neste mês de novembro nos brindou com a maravilhosa palestra de Fábio Arruda e dia 18, brilhantemente lançou a belíssima coleção de Deus Menino do Monte de Júlio Cesar Habib. Possivelmente a mais significativa que já houve sobre o tema, em se tratando de várias representações feitas por um só artista, deve ser pioneira, principalmente pelas diversificações de linguagens por ele representadas.



Um trabalho de fôlego: Muita inspiração, associada a uma forte transpiração para criar minuciosamente estas peças, ricas em detalhes, nuances e muita criatividade.



O artista se superou, e marcou neste trabalho, seu potencial já conhecido, mas, porém, nesta exposição, com certeza extrapolou as expectativas, pelas concepções de Deus Menino do Monte, com muita plasticidade, riqueza de detalhes, e bom gosto. 

A dedicação na execução das peças se torna implícita pelo resultado final apresentado. Um trabalho de pesquisa, detalhado, onde cada elemento colocado, que não são poucos, neste tipo de representação, revelam também um conhecimento do autor, sobre o assunto.








Estas imagens nos  remete àquelas que  brilhantemente foram produzidas por religiosas do Recolhimento de Nossa Senhora dos Humildes, da cidade de Santo Amaro da Purificação no Século XIX,  período em que a devoção ao Jesus Infante surgiu com maior ênfase. Nestes trabalhos realizados pelas religiosas, o luxo e bom gosto são fortemente marcantes. A variedade de elementos que compõem as composições, onde a Imagem do Menino Deus do Monte em materiais diversos: madeira policromada, joias, miçangas, louça, tecido, papel e com elementos da fauna/flora, mistura de símbolos como carneirinhos, porcelanas, conchas, papel dourado, penas e asas de besouro eram utilizados com perfeita unidade, Harmonia e plasticidade. 


Desta forma neste século XXI, Julio Cesar Habib, nos traz criações ímpares, com sua imaginação criadora e conhecimento,  traduz toda opulência e riqueza destas representações, que surgiram no passado, com  forte teor de religiosidade,  do catolicismo que as mesmas imprimem, numa cidade como Salvador, genuinamente católica, descoberta e colonizada por portugueses, que aqui  implantaram  desde a descoberta do Brasil, a Igreja Católica. Desta forma também imprime Julio Cesar que o tema é atemporal, visto que traduz e nos remete ao Deus menino, que todo mês de dezembro, é comemorado o seu nascimento. Assim o artista também preserva as nossas fortes manifestações culturais. 


A arte e arquitetura religiosa se desenvolveu por séculos, mais fortemente do século XVI ao início do século XIX, sendo o centro de toda sociedade colonial, preponderando não só como religião, mas como marco da produção artística Brasileira e dos acontecimentos sociais que giravam em torno da Igreja.

Por tudo isso a  importante Mostra de Deus Menino do Monte, de Júlio Cesar Habib na Xarmonix é um presente para os baianos e nos remete a uma história de muitos séculos e tradição do Barroco Brasileiro.

Desta forma pode-se conferir no período de 18 de novembro a 4 de dezembro de 2014,  esta mostra que merece ser visitada, pois é uma grande oportunidade para os baianos  conhecerem esta alusão ao Deus Menino, significado primordial das comemorações natalinas. 


Recomendo a colecionadores e àqueles que tradicionalmente comemoram a data que visitem a mostra, enriquecedora, como manifestação cultural, conferindo o belo trabalho e  também tendo a oportunidade de adquirir as lindas peças. 
Avaliando todo trabalho apresentado, concluo que o artista se superou e fico pasmo de ver como concebeu estas peças que requerem  muito tempo para execução, assim como devoção, amor e potencial para materialização. 


Parabéns à Xarmonix, a D. Marinalta, Sr. Pedro e suas filhas, Katiane e Katia pelo empreendimento, que torna a loja que já é importante  referência, não só na venda de produtos em Decoração, mas que já esta também, se tornando um forte conceito de Arte e Cultura.
Ao artista, aplausos, por esta bela e extraordinária exposição.


Para visitação, de segunda à Domingo, na Loja Xarmonix, do Salvador Shopping, no horário comercial de funcionamento.

Confiram um pouco mais das belas Imagens que compõem a mostra e flashes do coquetel de abertura da exposição.

Júlio Cesar Habib com Ernesto Simões e o promoter Vitório Junior.


A designer de interiores Kaká Bulhosa, com  Júlio Cesar Habib e Ernesto Simões.

Kaka Bulhosa com Katiane Cunha.

Malba Cabral Vellame.

Ernesto Simões e Kel Kondurú.

Ana Ferrer e Zene Ferreira.

Júlio Cesar Habib  com Katiane Cunha e Kaká Bulhosa.

Ernesto Simões com  Bárbara Lobo  e Kaká Bulhosa.

Tânia Almeida.

Ernesto Simões com Ana Ferrer e Zene Ferreira.

Júlio Cesar Habib com Katiane Cunha.

Júlio Cesar Habib com Elíbia Portela.

Mario Ivo Cabral Vellame.

Bárbara Lobo, Kaká Bulhosa e Júlio Cesar Habib.

Júlio César Habib com Kaká Bulhosa.

Bárbara Lobo, Malba Cabral Vellame, Kel Kondurú e Samuel Monterval.
Janete Freitas, Zene Ferreira e Bárbara Lobo.