sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Xarmonix e Tramontina Promoveram em Salvador, Palestra com Fabio Arruda, O Grande Especialista em Etiquetas


Numa noite especial para convidados, a Xarmonix realizou   nesta última quinta-feira, 06 de outubro, um grande evento, reunindo seus  clientes, designers de interiores, artistas plásticos e personalidades locais, num projeto patrocinado pela Tramontina, trazendo para Salvador o grande especialista em etiquetas Fábio Arruda, com a arte do "Prazer de Receber", em explanação informal, com todo seu conhecimento, experiência e muita propriedade de comunicação, brindou uma platéia atenta e satisfeita com as dicas transmitidas com muito bom humor e descontração, num clima super astral.


Katiane, D. Marinalta, Katia e Sr. Pedro, recepcionaram Fábio Arruda e seus convidados.


Além da palestra maravilhosa, a Xarmonix e Tramontina ofereceram um delicioso coquetel a cargo da Le Mignon, super elogiado, assim como a noite que foi um sucesso.


Fabio Arruda proprcionou à platéia atenta, conhecimentos de como receber seus convidados em torno da mesa, desde como vesti-la, às etiquetas de quem recebe e é recebido.
De forma objetiva,  sempre lembrando que tudo é muito simples, mas requer atenção,  tanto por quem recebe, assim como pelo convidado, conhecer as etiquetas é fundamental para o sucesso de um acontecimento.


Segundo o especialista, pode-se usar de criatividade ao vestir a mesa e seus accessórios embora diferenciados dos que são no dia a dia usados por cada pessoa, requerem os mesmos requisitos na utilização, de acordo com a função, e adequação às necessidades.


Fábio ressaltou que todo serviço tem de ser iniciado pelo lado esquerdo   do convidado e a retirada pelo direito. Num jantar à francesa, para cada seis convidados no mínimo 2 garçons, seguindo a mesma ordem para o serviço.
Pode-se variar pratos, cálices, e buscar uma nova utilização para determinadas peças. Uma caneca pode virar uma base pra arranjos de flores, um dos exemplos. Uma louça completa é quase inviável na atualidade e nestas circunstâncias a proposta se torna explorar a criatividade, contanto que haja perfeita funcão e que esta funcionalidade aliada à estética resultem no  bem receber e satisfação.


Muito simpático colocar sobre a mesa ramos de flores naturais, disse o especialista, descontrai, porém os arranjos altos se tornam inconvenientes pois impossibilitem a comunicação entre os participantes da mesa. O ideal é dispor arranjos individuais e pequenos e usar de criatividade. A mesa muito mais que o alimento tem de oferecer prazer e um lugar onde os participantes se sintam integrados e bem.


Em grandes eventos, mesas com arranjos altos têm de estar sobre um suporte de haste alta, que proporcione o arranjo se desenvolver acima da altura da cabeça do convidado. O importante é sempre facilitar para que tanto convidado e anfitrião fiquem satisfeitos e tudo ocorra da melhor forma.


Segundo Fábio Arruda a pessoa que recebe, quer oferecer o seu melhor, por isso é sempre indicado o visitante elogiar um item da recepção, e se nada agradou, o que é impossível,  diz o especialista com o seu bom humor, melhor não aceitar convites e ficar em casa vendo novelas.


Com toda técnica e experiênca Fabio Arruda consegue prender a atenção da platéia, e com muita simpatia passa as lições.



Cálices de bebidas geladas são seguros pelas hastes, porém no caso de bebidas quentes, pode-se colocar a mão, envolvendo o bojo do cálice.
Na ordem, da mesa, os cálices são colocados sempre à direita dos pratos.  O de água vem primeiro, seguido de vinho tinto, e branco,  o de espumante fica separado. Colheres e facas à direita e garfos à esquerda. São detalhes que facilitam o serviço durante o jantar e se tornam imprescindíveis serem colocados em prática.


Embora os guardanapos de tecido sejam os ideais, pode-se usar os de papel personalizados, porém estes nunca colocados ao colo, não é adequado, brinca o palestrante, afinal não estamos colocando um jornal para leitura. Para as senhoras guardanapos vermelhos facilitam com as marcas de batom e inicialmente indicam onde as convidadas devem se sentar, ou seja dupla função. O profissional pensa em tudo para que a recepção seja sucesso.


Num coquetel pegar o salgado com guardanapo dificulta, pegue-o com a mão pois a função do guradanapo é limpar mão e boca. Ao limpar a boca passe de fato, para mantê-la limpa. Nada de passar nos cantinhos como sinônimo de ser chique, o guardanapo tem de exercer sua função e utilidade e manter a boca e mãos limpas. Depois de usá-lo nunca jogue ao chão, preferível até guardá-lo no bolso para descartálo depois.
Caso aconteça algum acidente, tipo, um cálice de vinho tinto derramando na mesa, a anfitriã deve agir com naturalidade, sem deixar seu convidado desconsertado e este como forma de gentileza, poderá presenteá-la com flores no dia seguinte. Afinal amabilidades é a tônica das boas relações.



As panelas sofisticadas podem ser servidas na mesa, pois atualmente são criadas com muita beleza e sofisticação, mas ao destampar um recipiente quando o jantar  for ser servido,  nunca coloque a tampa sobre a toalha, com certeza a molhará com o suor. Reflita que, se está tampado, é porque assim o dono deseja  e ao se servir tampe de novo, diz o especialista.


A linha da Tramontina Premium, têm um designer moderno e com muita sofisticação pode ir à mesa.



Estas dicas e muito mais foram abordadas pelo palestrante, numa gama de informações que enriqueceram aos que assistiram. Sua palestra foi um sucesso e esperamos que outras iniciativas como esta aconteçam, pois educa, informa e nos torna mais maleáveis de viver em sociedade, ou seja nos faz mais sociáveis.




Desta forma a Xarmonix e a Tramontina nos proporcionou uma noite inusitada e o privilégio de assistir ao Fabio Arruda, imperdível, com cultura, glamour e muita descontração.
Depois da palestra Fabio se mostrou aberto às perguntas e em seguida deu autógrafos para sua publicação, com o tema, "Prazer de Receber".


Fui o primeiro a  receber autográfo do papa das noções de etiquetas, Fábio Arruda.


A Designer de Interiores Virginia Santa Bárbara esteve presente e muito satisfeita com a palestra e encantada com todo o evento.


O coquetel seguiu a palestra com muita descontração, numa noite de cultura e arte. Ernesto Simões e Virginia Santa Bárbara com Juju Vilas Boas.


Katiane Cunha o presenteou com uma bela imagem de Nossa Senhora Aparecida assinada por Silvana Medrado.


A artista plástica Sivana Medrado e sua obra nas mãos de Fábio Arruda.



Ernesto Simões com Virginia Santa Bárbara, ao lado Fábio Arruda que atenciosamente tirava as dúvidas dos convidados.

A filha de Virgínia Santa Bárbara, a jovem Maria Vitória Santa Bárbara Brito Carneiro se integrou ao evento e me ajudou fotografando. Sua grande estreia como fotógrafa, uma experiência inusitada e não é que a garota leva jeito. Filha de profissional talentosa, teve a quem puxar 


Mais Flashes da noite:










A Loja está com um show room belíssimo para o natal, com peças exclusivas e vale conferir im loco.