terça-feira, 4 de novembro de 2014

O Arquiteto Thiago Collares Estreando na Casa Cor Bahia 2014, Reafirmando Sua Trajetória de Sucessos.


Por Ernesto Simões
A Casa Cor Bahia completando 20 anos e em todo seu percurso tem sido um marco para a arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo de nossaa terra, revelando grandes talentos que através da mostra se lançaram e adquiriram reconhecimento no mercado, tanto local, como nacional e em alguns casos internacionalmente. Mais que uma mostra de decoração tem um importante papel, tanto para os profissionais do setor, como para a população de nossa cidade, proporcionando a ela conhecer as tendências e novas tecnologias da arquitetura e decoração e a ter um contato mais direto com os profissionais, e assim  atendendo também as necessidades daqueles que buscam acoplar à sua vida, qualidade, tanto na moradia como local de trabalho. 
Nesta Edição, como forma de reforçar este aspecto marcante, desta mostra anual que é, uma grande vitrine para  o profissional, escolhi um jovem arquiteto que marca estreia, porém sendo atuante e renomado na Cidade de Aracaju, se tornando assim, mais um talento lançado na Bahia através desta grande e importante mostra de decoração.


Ao visitar a Casa Cor Bahia 2014, tive o imenso prazer de conhecer o arquiteto Thiago Collares, Sergipano, formado em Arquitetura e Urbanismo pela UniversidadeTiradentes, UNIT, e embora muito jovem, traz consigo uma trajetória de projetos bem sucedidos e pelo teor de sua obra, o escolhi como destaque da mostra, como um novo talento revelado para os baianos.




Conversando com o jovem arquiteto, conheci através do seu portfólio eletrônico, seus bem elaborados projetos que o revela, como um dos talentos emergentes desta geração de profissionais que veem se afirmando na arquitetura brasileira.




Na sua estréia na Casa Cor Bahia 2014, Thiago concebeu a Varanda do Forte, vencendo um grande desafio, adaptando-a as exigências do Iphan, em virtude do local ser tombado.



Muito criativo, com vontade e garra, adequou sua concepção inicial à uma nova leitura, solucionando em curtíssimo prazo os problemas que concernem a composição do espaço, revelando mais uma vez sua competência e responsabilidade.


Neste projeto, o piso teve de ser mantido no estado original e o teto, criando ilusão de madeira, em vigas foi realizado em gesso, e assim mais um desafio alcançado.


O arquiteto, além do belo trabalho apresentado, onde materiais naturais ressaltaram a plasticidade do ambiente, expõe também sua versatilidade, com paineis de sua autoria, concebidos com composição modular em madeira, com sua superfície natural preservada, contrastando com espelho, mostrando desta forma, também, seu dom de artista plástico. Diga-se que estes painéis têm sido um grande sucesso.

Sobre a realização do Projeto agradece Thiago aos parceiros: "Tudo se tornou possível graças às parcerias e meu muito obrigado às empresas apoiadoras:
DNA Gesso, Vidro Home/Reiki, Portobello Shop Aracaju, FMP Brasil ( mão de obra do espaço), A Fonseca Shop, Sob Medida( cortinas), MDF Design, La Lampe, Home Design, Home Design Casual, LB Home/Artefacto, Bagdá Tapetes, Container Home, Eco Jardim Paisagismo, Galeria de Arte Pena Cal, Armazém de Época."


Thiago Collares e sua ampla trajetória:

Em 2012, o seu talento foi reconhecido, na Mostra Aracaju, onde foi premiado.




O seu potencial aliado aos conhecimentos adquiridos com sua formação e experiência no mercado, o tornou dono de um estilo pessoal, o que me chamou muita atenção, pois como artista plástico que sou, identifico requisitos relacionados a composição plástica: ritmo, ocupação do espaço, equilíbrio, harmonia, unidade, elementos estes que o arquiteto domina e o identifica. Neste projeto apresentado na Mostra Aracaju, Thiago se evidenciou.




Neste Trabalho, de uma forma conceitual prestou homenagem a Luiz Gonzaga, com fortes signos do Nordeste, porém, numa leitura contemporânea. O chão do espaço externo coberto com pedras, sob quente iluminação fazia alusão a terra em brasa do sertão. O mandacaru assim como toda concepção, e o belo painel central criado pelo arquiteto em madeira laqueada, numa composição assimétrica, o premiou arquiteto revelação e seu trabalho, entre os melhores ambientes da mostra, por um juri da Revista Kaza, onde também o ambiente foi publicado e assim além do reconhecimento teve visibilidade nacional.





Neste Projeto Thiago Collares mostrou seu talento, criatividade, bom gosto e estilo, se revelando nacionalmente.


Os seus paineis de madeira vazados se tornaram marca registrada, sempre presentes em suas ambientações, em composição modular, de forma símetrica ou assimétrica. Neste projeto com muito rítmo e harmonia Thiago representou a música do Rei do Baião. "No painel, me inspirei no ritmo do fole da sanfona através de ângulos e traços repetidos e compondo as formas em dinâmicos ritmos visuais."


Numa linguagem contemporânea, clean, a Bilheteria concebida em caixa, e embora  tenha a frieza da linha reta,  em contrapartida, contrasta com a instalação externa, onde reproduz, conceito e emoção. Internamente o espaço foi  muito bem resolvido, com poucos elementos, tanto mobiliário como objetos, pontuados criteriosamente, com elegância, conforto e requistos técnicos de composição plástica. A sobriedade dos tons revelam um olhar sensível, de quem sabe ousar com bom gosto.


Os Paineis de Thiago são  traços marcantes em sua obra e em determinados momentos mais que um elemento da ambientação, passam a ser o motivo principal e  aplicados de forma monumental, como os pórticos em grandes dimensões, que  revelam  ser o arquiteto, um profissional audacioso, competernte e com ampla visão. 





Nas suas ambientações de Interiores  Thiago Collares usa com propriedade a integração do clássico com o contemporâneo, em perfeito equilíbrio, de forma que nenhum elemento se destaca separadamente e o que se evidencia é o todo com unidade e harmonia. Criterioso em compor o espaço e no uso destes elementos, obtem resultado surpreendente: Leveza, elegância e estilo, marcam seu trabalho.


Com uma sensibilidade aflorada e visão estética ampliada cada elemento é criteriosamente disposto, e mesmo havendo diferença de estilos, todos se correlacionam em perfeita harmonia.



Mais uma vez os paineis ganham destaque, porém, numa outra linguagem, como obras de arte, emoldurados e sob vidro, conferem contemporaneitade e acolhem a bela peça de estilo, que foi folheada em ouro pelo arquiteto e se integram em perfeita simetria. A elegância é um traço marcante do profissional.


Em Aracaju, tem se firmando não só como arquiteto de interiores, mas em lojas onde assina vitrines e show room. Com muita plasticidade compôs a vitrine com malha de poliestireno, e mais uma vez o arquiteto com esta instalação, revela seu talento de artista plástico.








Seu potencial e bom gosto, assim como sua versatilidade têm sido traços marcantes, e em todos os trabalhos, o seu estilo se impõe, com classe, critérios e muito talento. Desta forma o escolhi como  a grande revelação desta Edição da Casa Cor Bahia, pois seu conjunto de obras, numa  trajetória de sucesso, conferem  qualidade, revelam um arquiteto com um potencial aflorado e que promete ter uma caminhada de sucesso, com embasamento e profissionalismo.

Vamos conferir imagens onde todo o seu talento se faz comprovado.






















Thiago Collares e as suas maquetes.

Desde muito jovem o arquiteto realizava maquetes e assim desde cedo mostrou sua forte tendência para arquitetura e urbanismo. Desta forma passou a ser conhecido por um grupo de franceses, que em visita a Aracaju, foram informados das maquetes de Thiago e ai surgiu o convite para participar do Festival de Avignon, na França em 2010. O Grupo Shalom, o convidou para assinar o cenário do espetáculo Tobit et Sarah.

A sua experiência com maquetes começou desde os 15 anos quando na escola fez uma réplica do Titanic.




Maquete desenvolvida para a Compahia de Saneamento Básico de Sergipe (DESO)
O pedido foi representar todo o sistema de tratamento de água e esgoto e sua distribuição numa cidade.




Maquete do Memorial do Poder Judiciário de Sergipe. O inicio de Aracaju, trecho da Antiga Rua da Aurora( hj Rua da Frente com a Rua Laranjeiras).






Maquete de um prédio histórico na Cidade de São Cristóvão, em Sergipe






Contatos

Email: thiago-collares@ hotmail.com 


Cel: (79)9900-4929

https://www.facebook.com/thiago.collares.9