quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Rosália Portela, e As Expectativas de Uma Futura Designer de Interiores


Por Ernesto Simões

Nada como comemorar o dia do Designer de Interiores ressaltando a importância da profissão, através de uma jovem estudante, do curso de Graduação na área da UNIFACS, Rosalia Portela, que breve, estará atuando de forma profissional neste promissor mercado de trabalho.
Filha de Marcia Portela e vindo de uma família de empresários em gastronomia, Rosalia sempre teve contato com decoração de interiores, desde muito nova acompanhou sua mãe aos eventos, e ainda criança decidiu pela profissão.




"Desde criança que frequento mostras de decoração com minha mãe e em diversos momentos me expressava assim:
Entrava em algum ambiente como casas de amigos, restaurantes ou lojas e sentia vontade de mudar algo, via quadros em desarmomia e espaços vazios e me vinha um sentimento de criar a partir de transformações...Lembro que as vezes tinha que estudar português e pegava uma revista de decoração da minha mãe, encaixava entre as folhas dos meus livros substituindo o estudo por imagens de decoração...As vezes eu ia a restaurantes, como hoje e esboçava um projeto desenhando no guardanapo...assim comecei o sentimento através da arte em decoração".
Despertada Rosália Portela resolveu cursar Designer de Interiores na UNIFACS e anseia logo graduar-se e assim preparada, pois acredita que qualquer profissão tem de ter a imprescindível formação, pois o mercado requer cada vez mais profissionais competentes.



A futura Designer de Interiores é atuante, não só como aluna aplicada do seu curso, mas vem sempre marcando presença nas principais mostras de decoração, o que além dos conhecimentos adquiridos na sua graduação, propicia à jovem, estar antenada sobre as principais tendências do mercado, aprimorando seu lado estético, visão crítica, sobre os projetos, absorvendo assim conhecimentos e atualização, o que de certa forma estabelece interação nos processos experimentais e evolutivos da profissão.


"Essa área é bem vasta e tem muitos profissionais qualificados. Mas acredito que cada um tem o seu diferencial. O importante é ter ética, o que para mim, é a palavra chave nessa profissão, principalmente atendendo aos anseios e realizações do cliente, proporcionando qualidade de vida ao mesmo, assim como estar atualizado nas possibilidades que o mercado oferece. Atualmente temos variadas direções, desde a realização da estrutura de um projeto, até a sua conclusão, numa gama diversificada de tecnologias, materiais, empresas de móveis planejados, cada vez mais tecnológicas, ampliando as possibilidades de realização de um ambiente prático, funcional, e que atenda aos referenciais dos espaços das novas construções, assim como também as lojas especializadas em mobilíário e peças decorativas, de alto nível, que oferecem requinte, bom gosto, beleza e praticidade, na finalização e produção do projeto."



Desta forma só me resta desejar a Rosália Portela uma carreira promissora e que esta data possa ser comemorada por ela e colegas de profissão, por muitos anos.