domingo, 13 de julho de 2014

Notícias, Novidades, Curiosidades, Sob o Olhar de Ernesto Simões.

Nesta página serão registrados acontecimentos do mundo artístico, social  e empresarial, assim como curiosidades que forem relevantes.



A CHEF TATIANA VILAS BOAS ALBANO



QUANTA SAUDADE DA NOSSA CHEF GOURMET Tatiana Vilas Boas Albano E SEUS MARAVILHOSOS SUSPIROS E SORVETES, EM RECEITAS ESPECIAIS, FEITOS COM NITROGÊNIO LÍQUIDO.
DEIXAVA A TODOS ENCANTADOS COMO SE A MAGA DA GASTRONOMIA GERASSE DELÍCIAS NUM RITUAL FANTÁSTICO.
NOSSA CHEF ANDA POR SIDNEY, AUSTRÁLIA, NOS DEIXANDO SAUDOSOS, MAS LEVANDO A COMIDA BAIANA PARA OUTROS MARES. SUCESSO TATIANA.










---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nilson Mendes, Uma Vida Dedicada às Artes

Por Ernesto Simões

Meu amigo Aldo Tripodi emocionado, me comunicou o passamento do ator, diretor e agente cultural baiano Nilson Mendes, que nos deixou nesta madrugada do dia 24 de agosto de 2014, e  me pediu com toda sua simplicidade e verdade de ser, para escrever sobre este amigo querido e do universo cultural baiano.



Pessoa pública que  tive o prazer de conhecer desde a década de 70 do século passado. Homem que sempre viveu ligado à cultura, inciando sua trajetória em várias atuações teatrais, ao longo dos seus anos de vida,  onde se destacaram “Gracias a La Vida”, em 1978, Os Orfãos de Jânio em 1986 e Dona Flor e Seus Dois Maridos, em 1992.
Falar deste artista é narrar um ser multifacetário, que teve uma vida dedicada às artes, não só do Teatro que tanto se empenhou, mas num sentido mais amplo, muito além do âmbito pessoal, mas por iniciativas em prol da cultura baiana, nos mais abrangentes aspectos, e assim nos deixa um legado de realizações, como agente cultural, tendo sido o idealizador e diretor geral dos Centros de Cultura do Estado da Bahia, que projetou vários artistas, assim como possibilitou a realização de inúmeros projetos em prol da nossa cultura, fomentando arte, numa terra tão carente de iniciativas.
Sobre o homem público e ser humano, Aldo Tripodi comenta: "Nilson Mendes atuava na várias áreas da cultura, mais sobretudo o seu caráter e sensibilidade era a sua melhor qualidade. Não tinha um artista em qualquer das artes que o procurasse e ele atendia e fazia de tudo para a realização do pleito, um ser humano da melhor qualidadeCriou os Centro de Cultura Regionais em vários municípios baianos e os Salões Regionais de Artes Plasticas, nos deixando este grande legado, em prol das Artes Plásticas Baianas."
Na sua trajetória alçou muitos vôos, tendo sido Presidente do Sindicato dos Artistas e técnicos em Espetáculos de Diversão( SATED) indo mais além, num reconhecimento nacional, como Assistente da Presidência do  Festival de Brasília do Cinema Brasileiro,  assim destacando-se e levando o nome da Bahia numa expansão maior, com toda sua bagagem e visão ampla pois a estes seres especiais a vida traça grandes horizontes e estes se  abrem, para uma missão maior,  pelo bem comum e do interesse coletivo. Tantos feitos e trajetória brilhantes,  que mais um mérito, merecidamente, lhe foi conferido, como Doutor Honoris Causa pela Universidade Coorporativa das Américas (UNI AMERICAN), tendo assim uma visibilidade maior, e reconhecimento internacional.
Sempre atuante em prol das artes, atualmente exercia a função de Presidente da Fundação do Balé Folclórico da Bahia.
E desta forma perdemos um grande homem, um atuante e incentivador cultural, e assim  com sua passagem nos é deixada esta lacuna nas Artes baianas, marcada pela trajetória de Nilson Mendes em sua estadia na terra, cumpridor de suas missões, deixando grandes sementes plantadas, assim como frutos e que Deus o receba de braços abertos, com certeza,  amém.





A Bela Adormecida no Teatro Gil Santana

Gabriel Tavares protagonizará o príncipe Felipe no conto infantil a Bela Adormecida. O ator está dando um tempo das telinhas para se dedicar a este projeto. Convidado pelo Diretor Teatral Gil Santana, que tem o teatro com seu nome, localizado no Rio Vermelho, viu no ator a perfil para incorporar o personagem, sem contar que Gabriel Tavares é sucesso em tudo que faz. Em parceria com a atriz Thame Ferreira farão o par romântico da historinha infantil que encanta o mundo lúdico da criançada por muitos anos. Papais e escolas, atentos para estreia e manterem vivas as tradições culturais nessa nova geração.

Estreia dia 02 de agosto de 2014, no Teatro Gil Santana às 17:00 H.

End. Rua da Paciência, n° 441, Rio Vermelho.


                       Fotografia Jucival Almeida
                       Folder Ernesto Simões



Sob o Olhar de Ernesto Simões Artista Plástico


Só fotografias by Ernesto Simões Artista Plástico


E assim estreou a peça A Bela Adormecida, numa produção e direção de Gil Santana, que deu um show na sua apresentação. A peça prende a atenção do espectador independente da idade, pois se desenvolve num roteiro elaborado, com originalidade, e embora em alguns momentos os atores interagem com o público, o que poderia disvirtuar a atenção na história, ao contrário, cria uma perfeita interatividade, aguçando o senso perceptivo e participativo da gurizada, refletindo  muita descontração, principalmente quando agem informando, dando palpites, o que mostra que os objetivos maiores foram alcançados, pois além de agradar unanimimente, cumpre seu papel social e educativo, despertando na criança seu senso estético e perceptivo, pois em alguns momentos informam ao ator que a coroa está desalinhada e assim o mesmo aproveita  e tira partido para criar mais interatividade. Neste papel Gil Santana é mestre, e conquista com muita naturalidade o público, pois a experiência como ator e profissional polivalente de teatro,  lhe confere um cabidal para com maturidade, naturalidade e segurança, atuar. 








Gabriel Tavares, ator conhecido por sua participação em novelas globais, tem uma maior intimidade com a televisão, porém na sua estreia em peça infantil, confere o seu brilho como Principe Felipe e reforça a qualidade do bom elenco que integra a peça, onde todos cumprem bem o seu papel.










O figurino sem muitos rebuscamentos mas na medida certa para a apresentação, destacando o que incorpora Malévola, onde a capa dourada, numa experiente expressão corporal da atriz Anna Cravo, ganha plasticidade em diversos movimentos e a personagem , muito bem interpretada  é um dos pontos fortes da peça..






Thame Ferreira que faz o par romântico com Gabriel Tavares, como a Princesa Aurora, dá o seu recado, assim como todo o elenco,  as fadas e os demais.







O cenário surpreende, pelas soluções, criativas, com belo efeito cênico, um bem combinado jogo de luzes e cores, de quem tem vasta experiência em teatro.






Gil Santana capricha e  demostra seu empenho em oferecer o melhor para a gurizada e qualquer público que assiste seu espetáculo, independente da faixa etária, pois os convidados do ator Gabriel Tavares foram unânimes em satisfação, momentos alegres, engraçados sendo uma boa opção para o final de semana.




De Parabéns o diretor, produção, atores, cenário e figurinos, perfeita unidade e integração entre estes elementos. No final do espetáculo as crianças sobem ao palco e se divertem com os personagens.




Prestigiando o ator Gabriel Tavares, seus amigos ERNESTO SIMÕES - ARTISTA PLÁSTICO, Kaka Bulhosa, Julio Cesar Habib, Cleiton Dantas, e outros. 











A dançarina Sheila Carvalho com sua filha, foram também destaque entre os presentes e o super atenciosa com os fãs no final do espetáculo. A montagem é um termômetro de como essa geração curte o teatro, atentos, participativos e se integrando a todo momento,







No final da peça os atores receberam o público, e de forma simpática fizeram sessão de fotos .