terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O Grande Projeto Individual de Decoração em 2013 - 5 Ambientes by Kaka Bulhosa

Sob o Olhar de Ernesto Simões Artista Plástico
Só fotografias by Ernesto Simões Artista Plástico 

Como acompanhei em alguns momentos a montagem dos 5 ambientes de Kaká Bulhosa, na Expochic em novembro de 2013, onde participei com 2 trabalhos no quarto do casal, pude conferir partes do processo de montagem da mostra e desta forma ter minhas impressões, e na conclusão me surpreendi, com total contemplação. Desta forma acredito ter sido o projeto individual de decoração mais arrojado de 2013, em Salvador.
Como sou artista plástico e compreendo que muitos mecanismos de composição são aplicados num projeto de ambientação, pois muda só o suporte, mas utilizam-se os elementos que norteiam a conquista de unidade, harmonia e plasticidade no conjunto elaborado e materializado.
A Designer de Interiores, que possui também formação em Artes Plásticas, se desafiou, compondo 5 diferentes espaços na única Mostra de decoração de ambientes no Salão Rainha Leonor, na Pupileira, na Expochic, denominando-o,  Espaço Deluxe.
A Primeira preocupação da profissional foi preservar e respeitar as características do local, separando cada projeto  em módulos, integrando-os ao espaço harmoniosamente.
Assim a Designer artista, concebeu seus projetos, criando neles  identidade  e toques diferenciados em cada detalhe e perfeita harmonia no todo do projeto, conferindo  mais que talento, confirmando que o profissional tem por  obrigação sair do lugar comum e criar novas linguagens que reflitam principalmente a sua personalidade e gerem um diferencial. 

Esta postura de criar uma própria identidade pode gerar dificuldade de absorção e aceitação, por fugir principalmente aos padrões esteticamente estabelecidos, os convencionais. Confiante em seu bom gosto e competência a profissional optou por alguns conceitos estéticos diferenciados e no conjunto do projeto, se saiu vitoriosa. Cadeiras de salas de jantar laqueadas com a cor goiaba, assim como cadeiras de estilo, com forrações diferenciadas em cores e padrões contrastantes e modernos, impõem ousadia, e podem ser arriscados, mas com propriedade de quem sabe compor, e principalmente acreditar em seus conceitos, visão de mundo e estética conferem estilo.
Como presenciei as etapas, inicialmente, duvidei  dos bons resultados, visto que alguns detalhes de tão diferenciados do coloquial, mas estudados cuidadosamente pela designer e por serem  ímpares, me iludiram inicialmente ao desagrado, ou seja o novo sempre choca e nesta visão errônea,  mais uma vez constatei que o resultado de um projeto se obtém pelo todo, nunca pelas partes que integram. Assim compreendi que a visão estética de Kaka Bulhosa vai mais além e que a profissional sabia  exatamente o que pretendia e ao final, na noite de Inauguração   me encantei, pois surpreendentemente, me deparei com beleza, ousadia, arrojo e consciência profissional, que resultaram em luxo, modernidade, plasticidade e aconchego. Definitivamente tirei o chapéu para o trabalho, extremamente elaborado, criterioso e artístico. E não me contive, não parei de clicar cada detalhe.

Ernesto Simões com a Designer de Interiores Kaka Bulhosa, no quarto do casal.

Kaka Bulhosa foi contemporânea, clássica, ousada, criativa, romântica, arrojada,  e  com autoconfiança se desafiou, conseguindo com dedicação e amor ao que faz, conceber um trabalho lindo e irretocável nos seus ambientes que classificou muito bem como de um casal de verdade.
Assim concebeu, Sala de Estar, Jantar, Home Theater, Banheiro e Quarto do Casal, cada um com identidade e personalidade.


A Sala de Estar
Tendo como base os valores de preto, cinzas e branco, no que concerne a estofados, revestimentos de parede, tecidos, e o painel 3D, com iluminação, do artista plástico Moisés Silva, Kaká Bulhosa harmonizou o ambiente com detalhes em dourado, modernizando cadeiras e poltronas de forma original, com composé de tecidos diferenciados e contrastantes, criando assim uma sala de estar aconchegante, intimista e com muita personalidade. As cores pink e roxo, assim como o detalhe verde e âmbar dos vasos, como as flores em tons de rosa, que são variações tonais do vermelho, deram o toque de alegria, luz do dia, descontração, nesta mesclagem do clássico com o contemporâneo, uma de suas grandes marcas.








Sala de Jantar

Leve, Romântica, feminina, delicada pelos detalhes que valorizaram a composição, a sala de jantar do casal de verdade, foi uma festa, um local iluminado, suave colorido, em oposição a sobriedade e suntuosidade  da sala de estar, imprimindo assim ao ambiente a deliciosa leveza de ser. O espelho veneziano, assim como os tons de goiaba das lacas da cadeira e revestimentos deram um toque especial, no projeto onde cada elemento se torna peça imprescindível no que se estabelece o todo projetado, saindo inclusive, pelos tons, do habitual, corriqueiro, e assim encantando e  propiciando um ambiente acolhedor. A designer pensou em todos os detalhes e estes no conjunto, brilharam e em perfeita unidade harmonizaram.










O Home Theater

O Home Theater de Kaka Bulhosa cofere em conjunto com a sala de jantar  o contemporâneo evidenciado. A peça com design exclusivo e executada caprichosamente se destacou principalmente pelos contrastes do revestimento preto em texturas brilhante e com detalhe fosco, num acabamento perfeito, na execução. O amarelo, em leves toques concebeu alegria, descontração e todos elementos que compuseram o ambiente, imprimiram bom gosto ousadia e a versatilidade que a Designer tem de sobra. As luminárias um show à parte.






O Banheiro do Casal

Voltado para o quarto o banheiro concebido pela designer, imprime uma linha de continuidade, onde o preto e branco assim como  a flor de liz se destacam, emoldurados pelos revestimentos das paredes no mesmo tema. Elegante, personalizado e exclusivo, o projeto imprimiu e comprovou o requinte e talento da profissional.





O Quarto do Casal de Verdade.

Moderno, romântico, suave e muito confortável, o quarto do casal, arrojado e aconchegante, com ricos detalhes, e os tons nudes contrastando com o branco, foi um dos pontos altos de todo seu projeto. Os trabalhos em textura by Ernesto Simões deram leveza e o toque artístico ao ambiente, muito bem concebido pela design. Requinte, confôrto, beleza  e aconchêgo, propiciam neste ambiente, o bem viver.