segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A Sofisticação, Modernidade e Bom Gosto de Elza Campelo

Fotografias e texto por Ernesto Simões


Elza Campelo é uma das Designers de Interiores que se destaca e principalmente vem encantando a todos nas mostras de decoração e por isto vou enfocar dois momentos onde a profissional tem a oportunidadede de expressar seu estilo, ousadia e domínio numa das áreas mais difíceis de harmonizar uma ambientação, sem perder unidade, a Cor. Nestes dois momentos sua contemporaneidade fica registrada: em uma, cocebe um Home Theater e em outra, uma diferenciada vitrine.




Na 1a. MOSTRA DE DECORAÇÃO CASA PREMIUM, no Salvador Norte Shopping, em agosto de 2011, Elza Campelo, com muita propriedade concebeu um ambiente de muita beleza, onde o equilíbrio dos elementos tonais, em perfeito contraste entre tons pasteis e cores vibrantes, se integraram numa expressiva composição, com equilíbrio e unidade.








O Espaço composto por mobiliário contemporâneo projetado pela designer, marcou presença, como fortes elementos, enriquecidos pelos objetos que foram escolhidos e pontuados perfeitamente, numa iluminação caprichada, tornando a ambientação aconchegante, confortável, alegre, resultando em requinte, bom gosto, suntuosidade e forte energia.












Assim neste projeto a profissional integrando todos elementos, conseguiu desta forma, numa área reduzida de stand, um ambiente que se transportado a uma residência,  com certeza a embelezaria e na qual qualquer pessoa poderia viver, muito bem e confortavelmente.






Assim Elza Campelo demostrou  competência de quem sabe fazer e ousar, principalmente quando coloca o puff azul turqueza, que é a cor complementar do laranja e pontua sozinho, sem perder a unidade, pois colocado no 1o plano, equlibrou.





No segundo momento Elza Campelo Brilha numa explosão de cores na Vitrine da Espaço Decor em outubro de 2013.





Quem passar pela Alameda das Espartódias vai ser surpreendido com a bela vitrine concebida por Elza Campelo que se desprendeu dos seus projetos contemporâneos de ambientes sofisticados e bem concebidos e de forma corajosa se desafiou e surpreendeu a todos com a bela vitrine para mostra 2013/2014 da Loja. 






Com os belos e super coloridos trabalhos de Romero Brito criou um ambiente arrojado, com uma explosão de cores e causando um grande impacto visual ao local. Parabéns Elza pela competência e coragem de buscar a estética do novo e conseguir tão brilhantemente nos dois momentos.



Quando uma Decoradora é Ecletica e Criativa






Vania Cunha desde cedo demonstrou   interesse  pela decoração e desta forma, sempre tendo a necessidade de expressar sua  criatividade e intuição fortes, e sua tendência pelo garimpo de tudo relacionado ao setor, enveredando nesta profissão há mais de 23 anos e sua grande escola como a mesma ressalta, se deu  na sua atuação no mercado de trabalho, mais especificamente na Cidade de Florianópolis, Santa Catarina, porém já realizou projetos em outros estados e fora do País: um em Geneve, Suiça e outro em Buenos Aires, Argentina. 
Para mim Vania Cunha é uma decoradora nata, pela forma como transcorreu todo seu percurso, desenvolvendo um trabalho maduro, consistente, respeitando as necessidades do cliente, porém, sem deixar de imprimir  a sua marca de bom gosto, requinte e traços que marcam seus conceitos e visão de mundo.
Embora cada projeto tenha características bem diferenciadas, pois aproveita ao máximo os bens materiais e afetivos de quem dela recorre profissionalmente, Vania sempre conquista uma clientela fidelizada, visto que o bom trabalho neste segmento se propaga do cliente conquistado ao futuro cliente indicado. Sua competência profissional já inclui em sua trajetória também projetos de ambientações em outros estados, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.





Vania Cunha trabalha tanto com projetos residenciais como empresariais, em grandes e menores espaços, do contemporâneo ao clássico, ou mesclando-os. Para a decoradora tanto os apartamentos em menores dimensões, assim como aqueles com grandes áreas a serem ambientadas,  como as grandes mansões, o desafio sempre é o mesmo e em qualquer situação o importante é atender as necessidades de quem recorre ao seu trabalho, e que integração  do cliente e profissional se efetive, para que se obtenha sucesso no final: O importante além da realização pessoal é que o trabalho satisfaça a quem irá viver no espaço.




Seu estilo e consciência profissional  marcantes podem ser conferidos nos seus diferentes projetos, que revelam sua criatividade inesgotável, e toda plasticidade conferida às composições, e o mais importante a personalidade do cliente, sem deixar de ressaltar a sua versatilidade.



Com muita criatividade Vania projetou este belo quarto de casal, onde a harmonia cromática se destaca, assim como a utilização de obras de arte, revelando também um conceito informal à sua concepção e total assimetria, um dos equilíbrios que exige conhecimento e sensibilidade aflorada.




Vania confere em seus projetos, novas leituras, pois seu espírito criativo e inovador são marcantes, como podemos ver neste living e sala de jantar. Sua total liberdade de criação, se evidencia nos diferentes assentos da sala de jantar, onde a linguagem contemporânea acolhe o clássico em perfeita integração, gerando assim ambientes cheios de personalidade.




Em alguns dos seus projetos o contemporâneo se evidencia, predominando  linhas retas. Os tons sóbrios em contraponto acolhem uma cor que se destaca, criando assim, maior dinamismo à composição. 




Em outros momentos o clássico se evidencia, visto que à ambientação as peças colecionadas pelo cliente, assim como àquelas de valor estimativo, são preservadas, porém a profissional confere à ambientação, o toque atual, na linguagem que concebe ao espaço, mantendo sempre seu estilo, requinte e beleza no projeto.



Uma das grandes vertentes da profissional são as ambientações de lojas, onde a decoradora se imprime com muita expressividade, conferindo aos projetos muita originalidade, fugindo do convencional, imprimindo a eles, mais que uma leitura contemporânea, mas sim o artístico, num traço atual, o que diferencia e personaliza sua obra.



Garimpar é um traço marcante de Vania Cunha, assim concerne aos seus trabalhos autenticidade e pode usar de sua capacidade intuitiva, dom que é uma marca registrada da profissional, e desta forma realiza um exercício de percepção, ampliando assim as suas possibilidades no momento de conceber e dar alma à sua criação.




Como toda boa profissional deste segmento,  Vania Cunha sempre que tem um projeto arquitetônico,  entra em ação sua arquiteta Dani Tolotti com quem  trabalha em parceria há  mais de 8 anos. Consciência profissional é um traço marcante da decoradora.




Trabalha nos seus projetos com os mais diversificados materiais, dos mais rústicos aos nobres, mantendo sempre seu estilo,  perfeita ocupação do espaço, requinte e bom gosto.



É uma profissional antenada e sempre que tem total liberdade de criar, se apropria das tendências, embora não se prenda a elas em seus projetos, mas em alguns momentos como o seu mais recente trabalho o grafismo, assim como a inspiração na azulejaria portuguêsa, e o étnico compõem a ambientação.



Os valoes de preto e branco, muito bem empregados pela profissional, se ressaltam neste projeto de Home Theater, porém pontuações de cores, em pequenas escalas quebram a sobriedade, assim como o tapete, detalhes e as combinações de papeis de parede em azul, conferindo ao ambiente muita personalidade.




Se observarmos todos os seus projetos a cor  é um dos elemetos que pontua  na medida certa, criando um foco de atração, sem no entanto comprometer a unidade da composição. A maturidade profissional lhe permite ousar.





Vania Cunha uma das mais talentosas decoradoras brasileiras, sempre é questionada do porque não participar com constância das mostras de decoração. A mesma diz: "por não ter tempo, estando sempre envolvida num projeto", porém adora visitar as mostras, sempre que pode prestigia,  pois ama o que faz e vive seu oficio com paixão.