domingo, 20 de outubro de 2013

A Funcionalidade é Ênfase num Projeto de Ambientação.

Por Ernesto Simões

Num projeto de interiores além da beleza um item é fundamental, sendo as vezes a maior aspiração daquele que recorre ao trabalho de um Designer de Interiores, a Funcionalidade. Quando esta fala mais alto e o Designer tem este desafio de atender as necessidades práticas do dia a dia do cliente, aos desejos, sonhos e aspirações, propiciando assim, uma melhor  Qualidade de Vida.


Sobre este assunto destacarei alguna projetos, onde os designers de Interiores revelam de que forma esta  integração se efetiva,  atendendo   aos anseios de quem no ambiente vai morar.


______________________________________________________________________

Num Projeto de Lucienne Medina, Os Desejos de um Cliente são Realizados. 


O bom profissional ao ser requerido pelo seu cliente, terá que atender aos sonhos, valores culturais, afetivos, assim como adaptar o projeto à sua história de vida.
Desta forma, a Designer de Interiores Lucienne Medina, de São Paulo, de uma forma inteligente, integrou à ambientação, elementos de estimação e elaborou uma releitura funcional, que em outra linguagem provavelmente, não se integraria à contemporaneidade do projeto.



"A cliente possuía vários quadros bordados pela mãe já falecida, que eram muito importantes para manter suas raízes e lembranças. Para isso foi criado um painel que recebeu todos os quadros em uma única moldura, fechada com vidro, que foi colocado estrategicamente na parede da sala de jantar em destaque. Em frente a este painel a mesa quadrada e os assentos utilizados foram apenas os da laterais somando seis lugares, como forma de adaptar ao espaço e o quadro ficar em evidência para quem está à mesa. A parede lateral recebeu um grande espelho para ampliar e a do lado da porta foi pintada com tinta suvinil, com efeito de aço escovado."





"A sala de jantar completa a integração dos 03 ambientes deste espaço, dividido em home theater, leitura e jantar.







"Nesta proposta projetei uma estante para receber a grande quantidade de livros que a moradora, apaixonada por leitura possui. Uma poltrona clássica Charles Eames com banqueta, convida a uma agradável leitura ."



"Um dos grandes desejos da família também era possuir uma lareira em casa. Para atender essa expectativa, foi embutida uma lareira elétrica, que recebeu placas de lã de rocha para isolar o calor."






"Um nicho fechado com portas de vidro escuro e lâmpadas internas, preserva as imagens de santos católicos, pois a moradora possui várias imagens que lhe são muito caras, e queria um lugar onde pudesse rezar seus terços junto com os amigos da igreja, mas não ficassem tão expostas no dia a dia. Essas imagens só podem ser vistas, quando a luz esta acesa."





______________________________________________________________________


Apartamento de um Jovem Empresário, Clean e Funcional, de Virgínia Santa Bárbara.

Texto de Virgínia Santa Bárbara, fotografias de Xico Diniz.


Para dar maior praticidade ao dia a dia do cliente, reloquei a porta da cozinha para a sala de jantar, facilitando assim o acesso, destacado-a por uma linda porta de correr laqueada de branco. 



Já no seu quarto ele desejava um closet. Para isso, como solução, ocupei parte da área de outro quarto, com a entrada voltada para o dormitório, com uma linda porta de correr, ampliando assim o ambiente. Tudo muito funcional para que ele tivesse conforto e se sentisse bem. 




Destacando o home interligado à sala para eventuias eventos com amigos.



Também disponibilizei um quarto de hóspedes para que pudesse receber familiares e amigos.




Tudo muito clean, mobiliário reto, cortinas persianas deixando o ambiente mais leve. Pontuei os objetos que mais gostava, deixando o ambiente mais limpo. Tudo isso com sua aprovação que destacou que estava no ambiente que ele sempre desejou. O nosso maior desafio é este, agregar um belo projeto tendo funcionalidade, praticidade e elegância para o cliente.





____________________________________________________________________