segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O Potencial Artístico de Célia França, Genuíno, Atemporal e Brasileiríssimo.


Por Sob o Olhar de Ernesto Simões Artista Plástico




Ontem por mais uma vez constatei o potencial artístico da cantora baiana Célia França, no La Bouche, que com muito talento ultrapassa a interpretação musical, imprimindo às suas apresentações uma versatilidade tanto na musicalidade como na expressão cênica e emoção que concerne às suas performances. 






Em alguns momentos a artista que é uma representante genuína da Música Popular Brasileira, incursionando pelo que há de melhor no contexto, nos surpreende pela sua voz, que do agudo ao grave não perde as características melodiosas que a identificam.





Em homenegem à minha mãe contemplou-a com Sertaneja, dando um show de apresentação, como um pássaro cantando na noite. 





O seu repertório é atemporal, visto que nele se inclui nossa música tanto atual, como passada. Atualmente com raras excessões poucos são os cantores que se dão ao luxo de escolher seu repertório, sem qualquer tipo de compromisso com modismos ou fins comerciais. Célia simplesmente vive o que canta e através deste ofíco, que mais me parece sua vocação para expressar emoções, visão de mundo e seus sentimentos mais profundos. Estas são as características dos verdadeiros artistas, amar aquilo que faz, como a si mesmo e com a sinceridade do seu ser. Em Chico Buarque de Holanda, dentre outros grandes nomes da nossa cultura musical, a artista incursiona magistralmente, selecionando algumas das suas grandes composições, imprimido a elas muito mais que o canto, mas sim, uma interpretação ao pé da letra, conseguindo assim conferir à consagrada Geni, um estilo diferenciado de tudo que já vi, chegando a nos lembrar toda garra e dramaticidade do fado, pela emoção que impregna à obra prima do consagrado autor.






Desta forma a artista se evidencia no panorama musical da Cidade de Salvador, e naturalmente vai alcançando seu espaço, sem apelar nem se submeter a valores diferenciados daquilo em que acredita, ao meu ver, e sim num compromisso sincero no expressar-se. A arte em todas as suas manifestações é a expressão mais genuína do artista e isto Célia com certeza é, Genuína e Brasileiríssima.


Célia França uma artista representativa da boa música popular brasileira