segunda-feira, 29 de julho de 2013

Passo a Passo a Montagem da Festa de 89 Anos de Minha Mãe




Por Ernesto Simões

  Num salão de festas para 60 convidados vou enfocar o ambiente principal. O espaço não possui infraestrutura, nem cadeiras e mesas, só o bar e o salão. Vamos passo a passo compor o espaço até ficar pronta a decoração.

O importante para montar sua festa são os acabamentos, principalmente as paredes e estrutura do espaço. Nada sobressai se as esquadrias ficarem aparentes e como no local não se pode furar as paredes de pastilha, nem o teto, para que as esquadrias recebessem cortinas, tinha que usar algo leve, para ser colado com fita de silicone e assim a idéia foi um material de pouco custo,  e de efeito, o cami branco. Aconchegará o ambiente, tornando-o acolhedor. 



Assim que colocada a cortina do motivo central, foi posta a mesa que recebeu uma toalha de cetim branca, com uma sobretoalha preta, também de cetim, e sobre elas  uma caixa com  uma outra de bolas pretas com fundo branco. Depois foram arrumadas as surpresas e a decoração foi tomando forma. O tapete para acolher a mesa em tom neutro, bege.






Depois foi colocada outra mesa para o bolo e alguns doces e esta forrada com cetim branco, recebe uma sobretoalha preta e numa elevação, uma toalha com fundo preto e bolas brancas. Desta forma a concepção do espaço está se constituindo e  intuindo para as mesas seguintes que o irão compor.


O vaso branco com flores de papel crepom para acolher as flores naturais   e o bolo será colocado em fruteira para ter altura e sobressair, copinhos espelhados para velas em torno da mesa. A cortina recebeu um chale para acabamento.

Vejam a seguir, outro ângulo do espaço central.



É muito importante a iluminação e foi colocado um jogo de luzes que se movimerntaria em torno do arranjo central, mudando de cores e formas. A iluminação é outro item essencial   na decoração de festas.



Posteriormente foram colocadas as cortinas nesta parte central, com os acabamentos, para receber depois as mesas de buffet. Para ventilação as aberturas das janelas ficaram livres.



Foi colocado uma 
tela com iluminação central para destacá-la.




Na outra janela foi colocada a cortina.


E desta forma a ambientação esta sendo construída, com as outras cortinas da lateral.




Preparada a cortina lateral vamos para a continuidade do espaço onde uma mesa com retratos da aniversariante é enriquecida com  uma mandala indiana, em desenho espiral simbolizando o tempo, associando assim às fotos de várias fases da vida. Um aparador recebe quadro e objetos  de decoração, pois a ideia é criar um ambiente de casa para personalizar e aconchegar. Todos os dois, aparador e mesa  têm iluminação. Sobre a toalha branca foi colocada com caimento um tecido com fundo preto com bolas alvas.



Dando continuidade  foi feita outra cortina para uma porta e neste espaço foi colocado um sofá de 2 lugares de palha, com manta e almofadas e no bar dois quadros.


Os quadros no bar dão continuidade a linguagem da decoração.


A janela ao lado da porta de entrada foi colocada cortina assim como quadros na parede lateral.


 Preparada as estruturas laterais vamos para a mesa de buffet e as centrais. Mas antes vamos ver num ângulo mais ampliado o que foi feito até então, em um dos destaques principais.


Pela manhã foram adicionadas mesas, cadeiras e as do buffet que dão continuidade nas laterias da central, e o espaço já esta sendo composto, porém nas imagens seguintes as outras mesas serão vistas com sua decoração. As toalhas de bolas com padrões alternados, são detalhes das mesas, criando assim unidade e no final serão colocadas as rosas alvas envolvidas em papel crepom  e fitas, para que sejam entregues no final da festa aos convidados. Os arranjos das mesas são diferenciados, para não ficar momótona e repetitiva a ambientação.








A Aniversariante terá a cadeira  diferenciada das demais, ficando na cabeceira, facilitando os cumprimentos dos convidados.



A mesa da aniversariante será a única retangular, compondo com o aparador e a mesa de porta retratos um ambiente de casa, bem familiar.



Observem se não nos dá a sensação de estarmos numa casa.





Vejamos a mesa da aniversariante pronta, com flores, mais tarde receberá pratos e talheres. Os castiçais com donzelas dão um toque aconchegante e o arranjo da mesa lateral sem flores, só folhagens exóticas, para não ficar repetitivo e demasiadas informações. A luz ambiente das luminárias criam aconchego e com certeza a festa acolherá melhor os convidados.


E assim o ambiente já bastante adiantado na sua concepção, com iluminação tênue, já indica que a festa promete e dá o ar de sofisticação sem tão grandes aparatos, como de costume.


Em outro ângulo vemos mais detalhes da ambientação



Visão de outro ângulo, podemos observar que os arranjos se diferem.


O jôgo de luz em torno do arranjo principal, deu um toque especial e todos os cantos recebem iluminação direcionada.



Ultimos arremates antes da festa, algums alimentos perecíveis só podem ser colocados no momento que se iniciará o evento.
Geralmente faço uma mesa de frios com vários tipos de quieijos e derivados e salgados.....Depois é servido um jantar. Bbidas variadas, muito espumante, cervejas pois tem os adeptops, Wisky, suco de uva integral, refrigerantes pois a maioria não dispensa, água, água de coco, pois temos de atender a todos os gostos e hábitos alimentares...detalhe este importantíssimo, variedade no cardápio e ter sempre mais de um tipo de carne, pois atualmente a branca tem muitos adeptos. Assim como produtos naturais: passas, ameixas, tomate sêco, castanhas, nozes, de preferência fatiadas, castanha do Pará, pessêgos, figos, pastas, etc.



Um item super importante, a música, que sempre deixo a cargo do DjMarcelo Marcs,   https://www.facebook.com/djmarcelo.marcs?fref=ts.
Tem que  ser uma trilha suave, 

de qualidade e Marcelo sabe com competência 

atender meu gosto musical, de forma impecável.



Ernesto Simões com o Dj Marcelo Marcs.


A Festa vai começar e a aniversariante está elegantemente e modernamente vestida com o design e cor da ambientação.

O Buffet assim como o serviço de garçons é super importante para sua festa fechar com SUCESSO

 Produção da festa by Erenesto Simões.