sábado, 20 de julho de 2013

A Fotógrafa Baiana Daniela Gama com a Exposição Passos Alados, no Memorial da América Latina, Registra Seu Olhar Sensível para a Vida



"...Eu acho que "Passos Alados" é uma exposição para as pessoas verem até onde a gente é capaz de ir em busca de nossos sonhos...", diz Daniela Gama





A Fotografia uma das grandes formas de expressões artísticas, engloba uma série de valores, desde conhecimento técnico para arte de registrar imagens, assim como todos os elementos estruturais e intelectuais da composição artística. Na arte o importante não é o veículo que utilizamos para expressar e registrarmos a nossa cosmovisão, mas sim todos os aspectos plásticos e conceituais ligados à expressão que usamos como linguagem. Total desinformação e desconhecimento quem de forma pejorativa tem uma visão de arte facil, FOTOGRAFAR... a arte da FOTOGRAFIA, exige muitos recursos e abrange em alguns momentos várias linguagens de arte, para que um ensaio artístico possa ser elaborado e materializado.


Por Ernesto Simões

Com Vernissage que aconteceu no dia 03 de julho, no Memorial de Inclusão, do Memorial da América Latina, em São Paulo, a fotógrafa baiana Daniela Gama, realizou vários sonhos: o dela, como profissional, pois inaugurou de forma magistral sua primeira exposição fotográfica individual, com uma temática que aborda a vida, com toda sua sensibilidade de artista, onde sua visão de mundo ultrapassou a captação da imagem, mas conferindo a ela, o seu caráter humano e sensitivo. A artista foi mais além, num projeto arrojado "Passos Alados" retrata o sonho de uma jovem que com limitações físicas, mas com a força do desejo de ser modelo fotográfica, conquistou seu espaço, a partir da sensível visão da fotografa.
Assim Daniela Gama, transformou o que poderia ser um   conto de fadas, numa realidade, desafiando-se e com garra realizou seu objetivo e concretizou o sonho de Daiane Lopes, mostrando que a realidade, ultrapassa os limites das circunstâncias.



Fotografada por Daniela Gama, a modelo Daiane Lopes revela seu talento.



Vejam o histórico deste maravilhoso   trabalho e a história da modelo retratada, Daiane Lopes, em detalhes, uma lição de vida.

"A Exposição Passos Alados,  projeto de Fotografia idealizado e elaborado pela fotógrafa Daniela Gama (Salvador, Bahia), surgiu a partir do sonho da Modelo Daiane Lopes (Paraná), portadora de Paralisia Cerebral, em ter um book fotográfico feito pela profissional baiana. 

A nossa modelo tem uma história na qual cabe aqui uma breve descrição. Nascida em 1982, na pequena cidade de Apucarana no Paraná, Daiane veio ao mundo enfrentando um drama. Complicações durante o parto prematuro deixaram-na com sequelas de Paralisia Cerebral. Na visão dos médicos, Daiane jamais teria uma vida dita normal, mas o que podemos considerar, dentro de uma visão restrita, uma vida normal? Apesar de suas limitações motoras, fruto da Paralisia Cerebral, Daiane seguiu firme em suas convicções. Na adolescência, sonhava em ser modelo como tantas outras meninas da sua idade. Para isso teve que aprender a andar após várias cirurgias e longos períodos de recuperação. O sonho continuava. Aos 23 anos teve seu primeiro contato com a fotografia através de um profissional da cidade onde mora, a titulo de experiência; em 2008 a 2012 fez outros books em São Paulo. Mas somente em 2012 teve sua primeira experiência profissional participando do 4º Concurso Nacional de Moda Inclusiva, desfilando num evento onde se encontravam membros da mídia e do mundo da moda.

Após contato da modelo em 2012, a fotógrafa Daniela Gama se propôs a realizar o pedido na cidade de São Paulo, onde seria um local bom para ambas. Passado alguns meses de contato e datas agendadas que por diversos motivos não puderam ser cumpridas, a modelo foi ao Memorial da Inclusão de São Paulo, onde a diretoria, ao saber do projeto, se propôs a ceder o espaço para o ensaio. Pensando nisso como um trabalho que poderia ter uma produção mais artística possível, a fotógrafa entrou em contato com artistas profissionais de Salvador. Convidou o estilista Rômulo Salomão para a criação de um vestido branco; a artesã Vajuraci Silva para a confecção de um vestido de crochê; a designer de acessórios Janaína Rodrigues, para a criação de peças que comporiam os looks; a artista plástica Daiane Troesch, para criar peças em origami a serem utilizadas no cenário; e o artista plástico Marcel Gama, para criar algo que se aprofundasse mais na arte contemporânea. A estilista Daiane Auller (Moda Inclusiva, SP) cedeu um vestido preto, que se fez necessário para compor uma das sessões idealizadas pela fotógrafa. Todos os convidados pela fotógrafa aceitaram o convite e trabalharam de forma voluntária, arcando com os custos das suas respectivas peças, sendo todas elas feitas especialmente para o ensaio fotográfico da modelo Daiane Lopes. Vendo o resultado do ensaio fotográfico a diretora do Memorial da Inclusão abriu as portas para o projeto de Exposição do mesmo.

"Passos Alados" conta com exposição de fotografias da modelo Daiane Lopes, realizado pela fotógrafa Daniela Gama, no Memorial da Inclusão de São Paulo, bem como de todas as peças que foram utilizadas durante o ensaio fotográfico e que foram confeccionadas especialmente para essa ocasião, pelos artistas Romulo Salomão, Janaína Rodrigues, Vajuraci Silva, Daniela Auller, Daiane Troesch e Marcel Gama.

A vernissage aconteceu dia 03 de julho e a exposição fica no Memorial da América Latina até dia 29 do mesmo mês." 


Daniela Gama Fotografia e a modelo Daiane Lopes, cujo sonho profissional inspirou sua primeira exposição fotográfica individual. 


Obra do artista plástico Marcel Gama a partir de uma fotografia feita com instalação
de arte também de sua autoria, presente na Exposição Passos Alados. Óleo sobre tela, nas dimensões 100x70.

   Mais um ensaio fotográfico com Daiane Lopes.


O Evento no Memorial de Inclusão, do Memorial da América Latina,  em São Paulo.

Vejam entrevista de Daniela Gama sobre a Exposição:
http://www.youtube.com/watch?v=aotlFNcN6hA&feature=share