sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Mesa Nossa de Cada Dia, Um Lugar Sagrado




By Ernesto Simões.



Inspirado no filme Rezar, Comer e Amar resolvi fazer esta matéria que enfoca um dos maiores prazeres da vida, a gastronomia, que muito mais que um momento de se alimentar, é um instante especial de reunião na mesa .
Mais que um local de refeições a mesa é onde a família  reúne, congrega a vida, se integra e de forma prazerosa degustam alimentos, sempre regados a um bom papo, atualização de novidades, propiciando a quem dela faz parte viver momentos de muito prazer e satisfação. Comer bem,  vai muito mais além do que é servido, é primar pela beleza, conforto e atrativos na ambientação. O importante é que vivamos a vida de forma que cada momento se faça valer. Em comemorações especiais, caprichar, torna o momento inesquecível.

Mesa casual para duas pessoas que apreciam uma mesa charmosa e com cores que se harmonizam. A cor e seus aspectos psicológicos, nesta composição, as frias inspiram paz, em combinações análogas, misturando cores vizinhas: O violeta, mistura de azul e vermelho, neste caso, o violeta faz analogia com o vinho e o azul, pois estas,  estão na sua formação.




Um Jantar descontraído para amigos,  com glamour e sofisticação. 


Malba Cabral Vellame, mulher experiente, acostumada a receber bem, em sua Casa, dentre tantas atividades e formações, no contexto social de nossa cidade: museóloga, formada em teatro, poetisa e de quebra canta, ou seja vindo de uma família de homens cultos e sensíveis, inclusive viúva do saudoso Professor e ex diretor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Professor Ivo Vellame e filha de Mario Cabral, saudoso poeta de nossa cidade,Transpira arte. 

E quem vive arte e gosta de receber bem, a plasticidade de um jantar mora nos detalhes, desde os talheres de prata, aos pratos ingleses personalizados com as iniciais da família, o Brasão.






O prato com camarões recebeu um molho especial, arrematado com queijo parmesão ralado, para ser gratinado e a decoração para dar o toque de beleza e sofisticação, aliando-se  ao delicioso sabor, a plasticidade. O colorido da salada além do fator gastronômico, imprime beleza e colorido à mesa.


Toalha de linho com richelieu, pratos ingleses personalizados com o brasão da família, talheres de prata, pra servir um delicioso jantar aos amigos. Este é o estilo Malba Cabral Vellame.



O filet mignon, com batatas e cenouras, além de delicioso, a arrumação com colorido, o tornou  lindo.


A sobremesa disposta de forma elegante e como não pode faltar  para quem recebe e bem. By Malba Cabral Vellame com um delicioso pavê de chocolate e Figos em calda e creme de leite.



A arte do mestre Rescala, com o tabuleiro de jacaranda, signos da nossa cultura, refletem o bom gosto e tradição Malba Cabral Vellame.



Preparação de uma mesa de frios que antecede a um jantar americano,  para mais de 20 pessoas.


By  Ernesto Simões



Preparação de uma mesa de frios antes do jantar.


O importantte para uma bela mesa são os utensílios: toalhas, louças, talheres, recipientes, suportes, compoteiras, etc. para que plasticamemnte tenha um melhor efeito e assim acolher de forma mais estética e prazeroza as pessoas e os alimentos.

As flores e velas são elementos fundamentais para criar um clima  belo e aconchegante à mesa.






Depois de tudo organizado, a mesa acolhe os alimentos próximo ao horário do evento e a mesa de frios,  com certeza, estará a contento.


O Jantar



Depois de degustados os frios, um jantar americano à luz de velas começando a ser colocado. 



Devidamente posto, só nos resta usufruir do delicioso momento.  Bom Apetite!!!!!



Hummmmmm delicious!!!!!











 Depois do jantar para completar a sobremesa



Depois do Jantar a sobremesa e a noite está completa.



Mesa para um fim de tarde gostoso para 3 pessoas, regado a bom papo, espumante ou vinho, salgados, pãezinhos e frios.




Nesta mesa  o vermelho, vinho e rosa compondo a ambientação, estimula o apetite, anima o papo e torna o momento mais vibrante e atrativo.



As louças e materiais podem ser variados, mas sem perder a unidade do contexto, seguindo as gamas de cores, contrastes e integração dos elementos.


Os detalhes mesmo numa reunião íntima, em família, fazem toda diferença.



Um jantar informal para uma amiga que veio de outro estado e que ama flores.
Mesmo num jantar informal, servido à amerricana para 4 pessoas, além do cardápio variado: Bacalhau Português, Salmão ao molho de alcaparras e truta ao molho de damasco, acompanhado de arroz branco, as velas dão um toque de aconchego e as flores não poderiam faltar, afinal a convidada adora e à mesa é indipensável.


A mesa vista em outro ângulo.



A mesa do dia a dia se for bem montada se torna mais agradável, acolhe e transforma as refeições em momentos de prazer.



Nesta versão com pratos brancos, dão um clima mais íntimo, prático, mas sem deixar de ter detalhes que imprimam beleza .


Com pratos em estilo português acoplados ao branco, ganham um ar de sofisticação, no dia a dia.


Mesa de Buffet 


Tem que ter variedades e diversificação de alimentos, para atender a todos os gostos. Os Rechauds são os mais adequados e com tampas, para proteger, preservar os alimentos e mantê-los na temperatura, além de serem elegantes. Nesta mesa em vários ângulos  um jantar para mais de 50 pessoas onde foi servido anteriormente frios, pãezinhos e um carne  à vinagrete e camarão pistola empanado. No jantar o cardápio variado conta de saladas e diversos produtos naturais: tomate seco, tomates cerejas, damasco, tâmaras, nozes fatiadas, ameixas, passas, queijo gorgonzola, variedades de molhos e pastas. De pratos quentes uma torta de camarão, salmão ao molho de frutas vermelhas, e bacalhau português, e tendo como acompanhamento arroz branco. Importante um bom azeite puro de Oliva e vinagre de qualidade.













O Sousplat




O sousplat se origina do francês, "prato de baixo", é um utensílio  que gera mais requinte e elegância à mesa e só deve ser usado em momentos em que a refeição terá  um serviço completo. São pratos de mais ou menos 0,35cm de diâmetro, que servirão de base para que a mesa não fique desguarnecida, ao momento em que os pratos sejam trocados. 

Em jantares ou almoços à moda americana, eles são indispensáveis, para que o prato esteja sobre eles e assim haja maior confôrto durante a refeição e o mesmo possa ser apoiado ao colo de quem o utliza.

Quando o souplast for muito liso,  o prato escorregará, sendo por isso, nesses casos, imprescindível colocar sobre ele um tecido rendado para que não deslize e cause acidentes, ou provoque ruídos desagradáveis. Caso o tecido não resolva coloque emborrachado rendado, assim com certeza estará resolvido o problema. Estes emborrachados são vendidos à metro, em armarinhos e lojas especializadas.
Sobremesas nunca devem ser servidas sobre sousplats, ao servi-las, retire-os da mesa.





Mesa do meu aniversário em São Paulo, dezembro de 2011, no Universe Flat, no Restaurante Le Jady´s, Pamplona, Bela Vista.






6 comentários:

  1. Showww!! Parabéns querido Big artista!! Gde aula esta!! Amei!! magDa cavalcante artista plastica sm-pb!

    ResponderExcluir
  2. SHOW!!!! COMO TUDO QUE É FEITO COM AMOR E DEDICAÇÃO...PARABÉNS ERNESTO SIMÕES.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Magda, aguarde que tem mais e fico feliz que gostastes.
    Abraços Ernesto.

    ResponderExcluir
  4. Isso Graça, tudo tem que ser feito prazerosamente , pois assimm não medimos para dar o nosso melhor. Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Ernesto, lindo de mais!!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Beth e a matéria terá continuidade, com mais mesas postadas, Abraços.

    ResponderExcluir

AGRADEÇO A VISITA E FIQUE A VONTADE PARA TECER COMENTÁRIOS OU ACRESCENTAR INFORMAÇÕES SOBRE
O TEMA ABORDADO