segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O NOSSO POTENCIAL CRIADOR



É importante que nos tornemos os grandes exportadores de cultura, que valorizemos o nosso potencial artístico e criador, e que ao invés de ficarmos preocupados em importar as últimas tendências internacionais ....ampliemos o nosso horizonte cultural, as nossas formas de expressões artísticas genuinas, e esse imenso poder de criar e recriar......pois somos um povo diferenciado, mestiço, multiplural e com potencial incrível e uma riqueza de materia prima fantástica.....Vamos dar asas a nossa imaginação!!!!!!!!!!!!!



TRABALHOS DE ARTISTAS E ARTESÃOS VARIADOS DE  SALVADOR E  PERNAMBUCO





PINTURAS ESPECIAIS



Na década de 90, enveredei pela técnica de pinturas especiais: marmorizações, pátina, douração, etc,
Concebi estes  trabalhos nas mais variadas superficies: gesso, barro, madeira, telas. Neste momento enfatizei temáticas ligadas a Imagens de Santos, Anjos, Vasos, Porta Joias, etc. numa reeleitura do barroco.
Fiz diversas mostras, participei de muitas feiras de arte e antiguidade, em Shoppings Centers, e percebi que esta forma de expressão tem uma clientela que prestigia e adquire obras desta natureza e sempre fui muito bem sucedido nas mostras e por alguns anos nesta década , me dediquei a este tipo de trabalho.




EXPOSIÇÂO NA MADE IN BRASIL NO CENTRO DE CONVENÇÔES DE SALVADOR EM 1999



EXPOSIÇÃO APRESENTADA NA MADE IN BRASIL, EM 1999, CENTRO DE CONVENÇÕES DA BAHIA -PROJETO COMO PROFESSOR - 450 ANOS DA CIDADE DO SALVADOR
ALUNOS DO 1º GRAU DE ESOLA PÚBLICA



INSTALAÇÃO SOBRE A MICIGENAÇÃO RACIAL: A PRIMEIRA IGREJA DE PALHA DOS PORTUGUESES NA COLONIA, ALDEIA DE INDIOS E NO FUNDO PAISAGEM COM  AFRICANOS  NA LAVOURA DA CANA DE AÇUCAR E AMBIENTAÇÃO UTILIZANDO ELEMENTOS NATURAIS: TRONCOS, PALHA, PÓ  DE SERRA, ETC.




INSTALAÇÃO COM MAQUETES SOBRE PONTOS TÚRISTICOS DA CIDADE DIO SALVADOR:  CRISTO  E FAROL DA BARRA,  FAROL DE ITAPOAN,  FEITOS COM ISOPOR, GESSO E PAPIETAGEM




MAQUETE DO PORTO DA BARRA





INSTALAÇÃO COM  FRUTAS TROPICAIS EM PAPIETAGEM E GESSO, DESENHOS COM TÉCNICA EM GUACHE, COM TEMÁTICA DE FRUTAS DA REGIÃO, VASOS PINTADOS E COM MOSAICO, E TRANÇADOS DE PALHA DE COQUEIRO.





VISÃO GERAL DAS TRES INSTALAÇÕES



MINHAS LUMINÁRIAS





























ART E DECOR

MINHA LOJA DE ARTE E ARTESANATO EM 2000















ARTE COMPUTACIONAL











EM 2004 DESCOBRI OS RECURSOS QUE O COMPUTADOR OFERECE ATRAVÁS DE ALGUNS PROGRAMAS, MAIS ESPECIFICAMENTE O COREL PAINT E COMECEI A REALIZAR ALGUNS TRABALHOS E DESTA FORMA FUI DESCOBRINDO AOS POUCOS ALGUMAS LINGUAGENS QUE RESULTARAM  EM UMA SUCESSÃO DE CRIAÇÕES VISTO QUE ESTA TÉCNICA DE ARTE FACILITA O PROCESSO DE CRIAÇÃO E OFERECE UM EXCELENTE  RESULTADO FINAL, PERMITINDO A EXECUÇÃO DAS OBRAS COM MAIOR RAPIDEZ, QUANTIDADE E QUALIDADE.
NESTE PROCESSO FIZ MUITAS CRIAÇÕES QUE FORAM PLOTADAS E APRESENTADAS NUMA FEIRA QUE SE REALIZA AQUI EM SALVADOR NO MÊS DE SETEMBRO NA PRAÇA DOIS DE JULHO, CONHECIDA COMO CAMPO GRANDE,  A FEIRA DA  PRIMAVERA.





ALGUNS TRABALHOS NESTA TÉCNICA








































 
NOSSA SENHORA APAECIDA






SÉRIE ESPIRAL








































A VIDA E A ARTE ESTÃO INTIMAMENTE INTERLIGADAS


AS MINHAS REFLEXÕES

 

Nesta página estão os registros de reflexões que faço sobre vários temas, pois sempre me propus a questionar minhas experiências e vivências, analisando  fatos do cotidiano, da vida, do comportamento humano, partindo da  minha visão de mundo e sendo o mais sincero possível na expressão do meu pensamento, das crenças e percepções que desenvolvi ao longo dos quase 55 anos de vida.

 

Espero compartilhar essas reflexões com todos que aqui visitarem, porém acreditem que em nenhum momento tenho a intenção de determinar verdades absolutas, pois como seres mutantes que  somos, unos e em constante evolução cada um com sua experiência de vida e seu universo pessoal, acredito que as minhas conclusões possam ser  mutáveis, visto que aqui estamos neste planeta com o objetivo maior de desenvolver nossos potenciais nos mais amplos níveis: cognitivos, materiais e  primordialmente espirituais.

 

Neste processo de evolução contexturar-se e descontextura-se se faz necessário, na medida que caminhamos e  vivenciamos novas experiências  absorvendo do mundo novos conhecimentos e percepções que inclusive podem gerar transformações, num sentido mais amplo em nossa evoluçao.

 

Fiquem à  vontade para comentar, questionar ou até mesmo criticar meus posicionamentos aqui expostos, pois todos aqui estamos num mesmo barco cujo percurso com ceteza nos levará ao crescimento e evolução.

um  grande abraço
ERNESTO DI TULLIO SIMÕES



Para uma pessoa amiga, que na perda, pode estar se perdendo na Dor.

Sob o Olhar de Ernesto Simões Artista Plástico



Quando vejo as pessoas sofrendo, me coloco no lugar delas e procuro entendê-las como me entendo. Percebo, que grande parte das decepções amorosas se estabelecem, por não sabermos lidar com as perdas, quando, talvez, não compreendamos, que aquilo que nos foi tirado tem um significado que desconhecemos, mas em muitos casos, no fundo, não nos permitia crescer. 
Nestes momentos onde o sentimentos se afloram e se evidenciam na dor, exercitemos uma nova postura, respiremos fundo, desfoquemos do objeto que causa este grande desconforto interno. Neste momento a razão, tem de se sobrepor à emoção e assim poderemos entrar em comunhão, com uma realidade maior e compreendendo, encontrarmos a paz. 
Para isso, desviemos o pensamento do passado, das coisas boas que aconteceram, pois sempre o que se foi não se repetirá, afinal os momentos são únicos, e os que nos propiciava felicidade, no fundo poderiam ter sido somente ilusão e mesmo se não foram, não estão no presente.
Nos concentremos no que ficou, aqui e agora. Se nesta equação só resta nós mesmos, pensemos que ficamos com o principal, pois a felicidade esta dentro de nós, e neste momento temos de buscar o caminho para conquistá-la.
O sofrimento se instala por nos permitirmos remoer a dor, sem tréguas e sem nos dar a oportunidade de sermos felizes com nós mesmos, acreditando que esta porta para felicidade, está no outro, em qualquer esfera da vida. 
A felicidade plena tem um caminho, e este tem de ser trilhado principalmente, quando, e onde nos momentos de perda exercitemos a verdadeira fé em Deus e em nossa comunhão, com os seus desígnios para o nosso crescimento. 
O essencial é compreender que nada acontece por acaso, nem para ser o pior, mesmo que na nossa dimensão humana só consigamos compreender desta forma. 
Lembrem-se Cristo é nosso maior espelho e exemplo.



Sinceridade

Sob o Olhar de Ernesto Simões Artista Plástico


Gosto de pessoas de verdade, aquelas que se expressam com sinceridade, sem subterfúgios, mente, coração e ação em plena comunhão, livres. Mas isso voltadas para o bem, principalmente, o comum a todos. Ser sincero é saber o que quer e quem quer e onde deve estar. Liberdade total de decisão e ação. Tristes daqueles que ficam em cima de muros, expressando o que não sentem, aprisionados em si mesmos. Ciúmes, possessividades, imposições, centralizações, refletem insegurança, dominio forçado, do que sempre escorregará das mãos, e sendo assim, é ilusão. A plena atenção deve ser um dever maior dentro de nós, cada um exercendo a sua, pois a liberdade é um direito individual de ação e coletivo de reação. Moral da história, cada qual responderá pelos seus atos, não perante aos homens, mas principalmente à vida, à energia cósmica, regidas sob as leis de Deus. Cada plantação colhe os frutos da semeadura, cuidado e zelo com todo o processo até a frutificação.






O Tempo 

Sob o Olhar de Ernesto Simões Artista Plástico


Dentre todas as leis Divinas o tempo está interligado a uma série de sucessões de fenômenos, dentro de nós, em volta e em todo Universo. O Tempo é mais que uma escola, é lei, sendo indeterminado, infinito, e cada um de nós temos o nosso, com a misericórdia Divina e nossa capacidade de entendimento, para darmos rumo às nossas caminhadas. O tempo exige retidão, boa vontade, aceitação, capacidade de transformação, maturação, paciência, bom senso, empreendimento e muito amor. ......Soluciona de acordo com as leis do Cosmo, direciona, faz prevalecer a verdade, ilumina, esclarece, pois tudo que é obscuro não prevalece diante da justiça de Deus. Senhor de todas as coisas o Tempo faz nascer, florescer, frutificar, amadurecer e ceifar. Portanto aproveitemos o tempo para construir com a verdade, doação, justiça, amor e muito boa vontade, na certeza que independente dos resultados, somos os responsáveis principais da nossa história. Nos situemos no aqui e agora, aprendendo com as experiências passadas, mas atuando de forma reta, construtiva, tendo sempre reconhecimento e gratidão. Afinal em toda lavoura, colhe-se o que se planta, cuida e zela com plena atenção.






A Arte e os Questionamentos

Sob o Olhar de Ernesto Simões Artista Plástico


Existem vários questionamentos em torno da arte, conceitos, mistificações, e a própria História da arte, cria controvérsias e nos leva a uma reflexão. A arte e sua função, o artista e seu papel. O importante ao meu ver é que o produto criado, expresse seu autor, o identifique, através do estilo, emoções e sentimentos expressados e que estes estejam muito mais em evidência que as configurações.
Que a cosmovisão e sensibilidade artística, ultrapasse a técnica, mas sim tenha alma, ou imprima uma nova linguagem, pessoal, que seja objeto de criação e não mera expressão do que já existe, recheado de malabarismos técnicos para agradar, impressionar, e ser vendido como material de consumo, decoração, ou para refletir o status quo de quem está em ascensão
.








O Verdadeiro Poder da Arte

Por Sob o Olhar de Ernesto Simões Artista Plástico 


A maior delícia da vida é fazer arte por satisfação, transformando a opção que vc escolheu como profissão, no seu grande Pilar de Realização. A arte amplia a visão, nela expressamos nosso universo, sentimentos e emoção. É a materialização individual do coletivo e mais que um canal de expressão, nos permite descobertas e nos transborda em criação. Propicia ao próximo conferir com a contemplação, o que somos, pensamos e realizamos com autenticidade e o pulsar do coração.





As mudanças são inevitáveis no nosso caminhar.







Mudar de opinião e de rumos é tão normal como a própria vida: o dia e a noite, o sol e a lua, o calor e o frio, calmaria e tempestade. Sempre a vida nos apresenta novos caminhos, assim como novos sentimentos também são aflorados, pois a caminhada não é estática, sempre surgem mudanças.Tristes dos que permanecem estáticos, iludidos, do que parece ou pensam ser e não é. A visão ampliada é para poucos que veem muito mais além que as aparências, e sim a essência de fato do que se é, e do que a vida tem de melhor para oferecer e nos revelar e termos coragem de mudar e continuar a jornada. 








A Liberdade e as Decisões.


Por Ernesto Simões



Sendo o Ser humano único, usar de liberdade é um direito primordial, optar, escolher, seguir seus rumos. Assim se processa o verdadeiro caminho da evolução. Nunca os Pais devem obrigar aos filhos seguir os seus anseios, inclusive determinando a Profissão. Nesta a escolha é indivdual. Para se ser um bom profissional tem de ter vocação, e por si optar, intuindo seus desejos, visão crítica e determinação, pois são requisitos para a perfeita ação.







A Sinceridade





É uma virtude, das maiores, pois exige coragem, respeito ao próximo e integridade. Expressar seu pensamento e sentimento de forma positiva, justa, ser coerente respeitando a si e ao próximo. O mesmo cuidado que desejamos no tratamento do outro a nós, não devemos nos esquecer que também temos de ser tratáveis: a consideração, amabilidade, comunicação, interatividade são importantes nas relações humanas, lembrando sempre que a sinceridade em todas as suas nuances, é o termômetro de uma saudável amizade.








Os Pilares que Sustentam o Ser.

O nosso equilíbrio é feito de pilares, portanto, nunca tenhamos um só motivo para viver. Vivamos todos os momentos, com vários objetivos e sendo alegres e felizes. Que nossa alegria e felicidade esteja pautada principalmente em nós mesmos, depois se estenda para o todo. Que valorizemos a vida em todos os detalhes primordialmente nos que inperceptivelmente as vezes consideramos mínimos. O trabalho, A família que ultrapassa os limites consanguíneos, mas a Universal, as amizades, que também não podem se restringir aos mais próximos, mas a abrirmos um leque maior de opções. O amor, que  mais valioso será se não for obsecadamente restrito à uma pessoa e sim num sentido global. A vida nos fornece muitos pilares, verdadeiros elos de sustentação da sua natureza à nossa, a interior. O importante é que saibamois vivê-la e usufruirmos da maravilha de ser.






Se pensarmos que a vida tem de ser  cor de rosa, esquecemos que existem outras cores
(Psicodinâmica das Cores)

Por Ernesto Simões


Não podemos deixar de lembrar que o espectro solar possui uma gama infinita de cores e da mesma forma elas simbolicamente representam emoções, sentimentos e estão a nos influenciar e a nos fazer ver que não só cor de rosa pode ser a vida, pois existem momentos em que, cada uma delas com toda sua simbologia e força estão presentes com todos os seus tons, matizes e nuances. 
O vermelho a cor do coração, dos sentimentos intensos, da vida, força, pois assim como o sangue impulsiona e estimula as energias de grande vibração, nos alerta para sensações de perigo e representa com todas as suas propriedades o fogo da paixão.
Se a paixão é boa, bem direcionada, toma novos rumos, e transforma-se em amor, como se colocassemos o branco ao vermelho e quanto melhor fica, e mais luz colocamos torna-se cor de rosa, mas cuidado pois branco em excesso transforma -se em luz intensa e corremos o risco de  não enxergarmos e não termos a capacidade de ver a realidade com exatidão.
Mas se no decorrer da paixão colocarmos no vermelho o preto, de acordo com a intensidade tudo pode se tornar sem luz, pelo excesso de negatividades, ciúmes, possessividade, egocentrismo,    e ai com certeza nunca mais será cor de rosa.
Tenhamos cuidado com o azul, paz, serenidade, descanso, pois se adicionado abundantemente ao vermelho, poderá cair na monotonia, esfriar a paixão e ai a coisa vai ficar roxa.
Mas acrescendo o branco , que também é energia positiva, luz, clarifica e na medida certa,  gera-se o lilás e boas energias virão ao relacionamento.
Por isso temos de ter muito cuidado com as dosagens de sentimentos e emoções que impregnamos em nossa vida assim como se processam as cores e suas misturas,  tudo está interrelacionado  e tenhamos sempre a certeza que por sermos imperfeitos  será difícil que as nossas vidas  sejam cor de rosa, pois constantemente teremos dificuldades de dosar as nossas emoções.
E não esqueçam do amarelo, em qualquer situação a alegria, suaviza a alma e torna feliz o coração.

Ernesto Di Tullio Simões





“E O VENTO LEVOU” 

VIVEMOS SEMPRE POR UM FIO, EMBORA A VIDA SEJA UM GRANDE PRESENTE DE DEUS.

E o Vento Levou épico do cinema mundial, no seu enredo, dentre os temas enfocados, o roteiro gira em torno de um assunto principal que retrata a grande e terrível guerra entre povos de uma mesma nação. Nos Estados Unidos da América, o norte e o sul se confrontando, uma catástrofe, onde inúmeras vidas se ceifaram e muita destruição, morte e sofrimento entre irmãos.
Nesta película, no epílogo, a heroína Scarlet Ohara, mulher de muita determinação e garra, quando percebe nova derrota, a partida do seu amado, para manter acesa a esperança, diz que amanhã será um novo dia, com um breve suspiro.
Do cinema para vida real, outros dias de guerra vieram, parece até uma sina, Vietnã, etc.Há pouco tempo os EUA foram vítimas de ataques às duas torres Gêmeas, uma tragédia, destruição, vidas de inocentes se ceifaram. Os ataques terroristas fizeram do cientista político Samuel Huntington o profeta do momento, pois o mesmo durante os anos 90 defendendo a tese que o mundo pós-guerra fria seria marcado por conflitos entre identidades culturais, entre as quais a islâmica era a que mais se denotaria. As democracias ocidentais, plurais e liberais, seriam sua nêmesis.
O choque das civilizações foi a 1ª sequela do 11 de setembro: um surto de islamofobia.
Desta forma questiono a verdadeira essência desses acontecimentos recheados de violência, desamor a si e ao próximo e nos serve de testemunho que na vida, já tão cheia de desafios, principalmente aqueles individuais, quando temos que travar principalmente uma guerra contra nós mesmos, que podemos nos tornar os nossos próprios inimigos e reféns, se não tomarmos consciência de que dentro de nós, muito tem que ser conscientizado, domado e transmutado para que alcancemos uma melhor maneira de ser, viver e assim construirmos juntos um mundo melhor, de paz, amor e fraternidade.
Ainda a pouco tive o grato prazer de conversar com uma amiga Eldrita Hausmann de Paula, mulher inteligente, culta e de ampla visão de mundo. Professora, acostumada a realizar boas leituras, mas muito mais que leitora assídua, reflete algo que acho fundamental, a capacidade de percepção e entendimento daquilo que se lê, adquirindo cosmo visão e sendo capaz de interpretar e ver com clareza o mundo em que vivemos.
Dentre os assuntos por nós abordados os geográficos, das nossas cidades, em regiões diferentes, onde clima e outros fatores se divergem completamente, visto que moro no nordeste e ela no sul me levaram a ampliar em mim uma maior reflexão.
Uma conversa puxa outra e nisso eu como amo filosofar, aqui entre nós, resolvi colocar em palavras meus pensamentos, reflexões, minhas, pessoais, e possivelmente imperfeitas, visto que como ser humano, sempre a aprender, nunca podemos ter verdades absolutas, mas sim nos resta pensar, refletir, analisar e seguir uma linha de conduta e forma de ser e viver.
Compreendo que embora a terra passe por momentos difíceis, com muitas tragédias, catástrofes, violência e destruição e às vezes a natureza parece rebelar-se, mas se observarmos, que nosso planeta, perfeito, oferecido por Deus para que aqui habitássemos, e desta terra tudo provem, sem contar com todos os elementos fundamentais para sobrevi vência humana e sua evolução, como mostra a história da humanidade, embora existiram sempre por parte dos seres que aqui habitam, ódio violência e destruição.
Da terra a água, do fogo ao ar, da luz a escuridão, os frutos as flores, enumerar todos estes e muito mais elementos acoplados a uma bola solta no universo e que sobrevive e uniformemente convivem sob o efeito da lei da gravitação. 
Muita magia, quanta generosidade do criador para com todos os seres que neste planeta habitam e pouco se conscientizam deste presente divino que na sua maior intenção, acredito eu, seria transformar cada vez mais esse paraíso, num Oasis para que a felicidade reinasse , mas infelizmente a natureza humana comete seus erros, movidos por um ego recheado de sentimento de poder, ódio , violência e disputa, sempre a viver por um fio e depois se surpreendem, quando, sob os efeitos de suas atitudes, constatam mais que serem os causadores daquilo que plantou, culpam a vida , a natureza, A Deus e se iludem de que O VENTO LEVOU o que poderia ser diferente.

Ernesto Di Tullio Simões

PARA QUE O PARTICÍPIO SEJA ALCANÇADO TEMOS DE VALORIZAR O QUE TEM DE SER VALORIZADO.

É importante que compreendamos as oportunidades que a vida sempre nos tem oferecido e  nossos valores renovados, diante do estabelecido.
Existem aqueles momentos, que pensamos que tudo está perdido, parece-nos que estamos massacrados e é justamente nestas horas que temos de parar e perceber, o que realmente nos foi sinalizado.
Quando as coisas não se apresentam bem, díficeis, como se o mundo estivesse contrariado, àquilo que tenhamos desejado, ou em momentos onde tudo parece perdido, quando o grande objetivo ou projeto está desmoronado, observemos atentamente o seu significado.
Nestes sentidos de perdas, onde aquilo antes desejado não foi concretizado, mesmo que tenhamos nos empenhado e tudo tenha sido aplicado, não julguemos falta de sorte ou mal olhado, percebamos que algo precisa e sim, de fato, ser mudado.
Quando acreditamos que nada nos tenha sobrado, olhemos para nossa volta e percebamos o que nos está sendo mostrado, o que de real é importante e precisa ser resgatado.
As vezes tentamos buscar distante, o verdadeiro significado, e é comum que as pessoas sempre atribuam ao inatingível, o que tem de ser glorificado e é ai que com certeza, tenhamos errado.
Quando nos sentirmos perdidos, sozinhos, olhemos para quem esta do nosso lado, pois é nesses momentos que a vida quer nos fazer ver, o que tem de ser valoriozado.
Pois então amigos tudo que imaginamos ter sobrado é o que de fato será o caminho a ser conquistado.
Valorizemos o que temos e que na nossa ignorância, achamos que pouco nos tenha sido ofertado.
A familia, trabalho, nossa casa ou amigos, tudo que a vida tem nos dado, pois são esses tão próximos, que precisam ser revistos, com seu real significado.
E cumpramos assim a missão, para que no futuro cada um seja recompensado.

Ernesto Di Tullio Simões

(Este texto foi inspirado em um post da Arquiteta Carioca Lia Henriques o qual muito me identifiquei quando li no Facebook)


Ao postá-lo No facebook na página de Lia Henriques, ela teceu os seguintes comentários que achei muito interessante e ilustra muito bem o conteúdo deste texto:


Lia Henriques - lendo com muito cuidado, pois considero esse seu texto a essência daquele meu post - Aprendermos a olhar o que temos, valorizar cada um deles, cada momento, cada ser que faz parte das nossas vidas, cada degrau, um por um, se preciso for, cada vitória e mesmo cada derrota, pois quem sabe se a derrota na verdade não será o caminho da vitória por linhas "tortas"...o que temos, o que nos vem à mão e o que nos deixa por vezes, achando que perdemos, mas de repente pode se transformar em um achado valioso!, são tantos os sinais que deixamos de perceber e estão aí na nossa frente e, de repente nos sentimos cegos, pois não percebemos o que temos!!!!!!! Considerações, sim, mas faz-se importante valorizarmos cada indício de nossas vidas , quem sabe o rumo não muda e tudo passa a dar certo? Em vez de buscarmos algo de que não sabemos, nem temos como saber o que é e que de repente está tão próximo....Muitas vezes só nos damos conta do que tínhamos, quando perdemos, e aí....!!!!!! a isso, Ernesto, penso se não seria também uma responsabilidade para com a sua vida e com a vida do(s) outro(s)...Vida corrida de hoje faz com que não prestemos atenção mais aos indícios, aos sinais, `a magia, sei lá.....ao outro, ao que possuimos.....sempre mais, sempre mais!


Lia Henriques - Essas considerações que faço, na verdade são reflexões em "voz alta", pois eu mesma muitas vezes me vejo, como todos, acho, volteando entre querer mundos e fundos, sem prestar muita atenção ao que está a minha volta. Aí, preciso parar e colocar a cabecinha no lugar e ver e sentir o que já conquistei, valorizar e regar essas sementinhas e plantinhas - cuidar!
Blogs da Arquiteta Carioca Lia Hernriques

http://comediadavida-oblog.blogspot.com/
http://liahland.blogspot.com/







As Culturas se Fundem: do Interior Baiano para a Capital, o Brasil e ao Mundo.


A cultura dos nossos municípios não só influenciam a sociedade urbana de Salvador, mas nos seus mais abrangentes aspectos, tem gerado grandes contribuições não só a nível municipal, estadual, como brasileiro e internacional.
Vários expoentes surgidos do interior da Bahia, na música, literatura, artes plásticas, arquitetura, etc. configurando u

ma contribuição inesgotável neste momento principalmente de globalização, onde as informações são absorvidas instantaneamente com maior exatidão, conferindo influências em vários artistas assim como também, os exportando para que despontem como reflexo do ambiente ao qual foram formados e assim com suas peculiaridades expressem a sua cultura .
A literatura de cordel, recheada de regionalismo, numa linguagem muito particular onde o popular se faz presente com rimas e humor, verbalizam em estrofes, signos, símbolos do universo cultural ao qual estão inseridos, assim como a cosmo visão muito particular de quem convive num ambiente que embora afastado dos grandes centros urbanos revelam que existem semelhanças e visão crítica mais abrangente e universal, porém, dentro de uma linguagem própria, sempre cantadas num ritmo regional e com o sotaque que caracteriza este aspecto de regionalização.
Na música vários expoentes que se impuseram no panorama, se tornando registros de grandes nomes do nosso rico repertório musical brasileiro.
Entre tantos, quem não se lembra de Maria Betânia e seu grande sucesso Carcará, que a consagrou nacionalmente e foi um grande ícone para que pudesse despontar com um dos grandes sucessos da música brasileira que junto ao seu irmão Caetano Veloso, saídos de Santo Amaro, ganharam notoriedade Nacional e subsequentemente Internacional.
Na literatura o grande escritor Jorge Amando com sua Gabriela dos Ilhéus, alcançou grandes voos, se tornando filme e novela, e em todas as linguagens sempre um grande sucesso, mostrando inclusive que somos mais que regionalistas, mas sim um grande caldeirão de influências de povos do mundo inteiro, e no caso deste belo romance seu Nacib, árabe, reflete esse aspecto de como esta cultura influenciou na vida daquela região.
Nas artes plásticas quantos artistas do interior refletem em suas obras o manancial desta cultura a qual acabam influenciando àqueles que vivem nos grandes centros urbanos por toda riqueza dos símbolos, assim como esteticamente, aspectos que de certa forma independem do regionalismo, pois também têm cunho universal.
Neste item relembro um trabalho ao qual fui incentivado em 1983, a criar o Presépio Nordestino, que mesmo tendo vivido numa cultura bastante diferenciada desta realidade foi uma das experiências maiores que realizei e que me trouxe grande satisfação na concepção e execução, assim como os resultados que este trabalho me concedeu na vida artística, com prêmios, convites para montagens nos mais variados Shoppings Centers de Salvador e Hotel, citação em teses e livro, causando sempre interesse, admiração e destaque.
O tema que retratava a seca cíclica nordestina, o nascimento de Cristo nesta realidade, visto que o tema presépio, é atemporal, pois a vinda do Messias foi por uma causa universal, associando essa região brasileira ao clima e a geografia de Jerusalém. Na representação deste meu trabalho, foram usados símbolos típicos da região assim como o cenário caracterizava a geografia local. A casa de sapê, as vacas magras quase esqueléticas, retrato da trágica seca nordestina, os elementos típicos, fifós, chapéus de palha, cachimbos, chitas, o barro seco do solo, a cerâmica característica, os elementos vegetais, como o cacto, palha seca, me deram um manancial para criação e caracterização da cena do nascimento de cristo nesta região. Desta forma descobri como são importantes os valores regionais baianos, brasileiros e que de certa forma se repetem em alguns aspectos num contexto universal, nos propiciando recursos para criação, sendo valores jamais imaginados.
Concluo que a arte independente de particularidades regionais, a nível humano, filosófico e estético tem um caráter universal.

Ernesto Di Tullio Simões


Imagem Presépio Nordestino de Ernesto Simões Artista Plástico
 





A essência de ser










A superficialidade é a forma menos corajosa de enfrentar a vida de frente, sem medos.  Devemos buscar a realização de nossas necessidades, o tempo passa e assim a nossa vida, é importante vivê-la com a intensidade de nossas necessidades, é buscar alcançar nossos objetivos, sermos felizes, independente dos altos e baixos que possam surgir neste caminho, pois no final de toda essa equação com certeza teremos a grande lição de uma experência vivenciada que só nos fará crescer e caminhar com a certeza de que no mínimo tentamos ser.










A inconstância está sempre presente na vida


Na verdade, nada é permanente e a natureza em sua essência é o maior exemplo, tudo lá em cima é igual aqui embaixo, a natureza divina reflete até o estado psicológico do ser humano,  inclusive nas suas naturais mudanças.
O tempo é sempre inconstante, hora faz sol, o céu esta límpido, extremante azul e de repente surgem nuvens, e a chuva desponta surpreendentemente. Pela manhã faz calor à noite o frio nos pega de surpresa e percebemos que a vida está com seus fenômenos sempre à nos surpreender.
Por esse motivo amparado por estas mudanças  naturais vivenciadas por nós no dia a dia e por acreditar que a natureza é nosso maior espelho percebo que a inconstância geralmente vista no comportamento humano como algo negativo, mas se observado por outro ângulo é um grande combustível para mudanças, aprendizado e transformações positivas e consequentemente crescimento.
A inconstância é uma qualidade de quem evolui e está aberto a novos horizontes, tem coragem, fé, pois está susceptível a mudanças e consequentemente ao crescimento. Contextuar-se e descontexturar-se faz-se necessário e é inclusive um processo natural das pessoas que exercitam a arte do pensamento e aplicam os frutos deste exercício na vida. 
Infelizmente existe uma constância imensa de maus hábitos, comportamentos, sentimentos, que geram ao ser humano atitudes negativas na sua postura diante da vida, levando-o à desonestidade, desrespeito, traição, desafetos, falta de solidariedade com o próximo, etc.
Nestes casos a constância é nociva e a inconstância se faz pertinente pois mudanças se fazem necessárias para que se possa existir seres humanos melhores e a construção de  um mundo melhor.


Ernesto Di tullio Simões





O Desconhecimento da verdade

Nestes momentos que na nossa santa inocência imaginamos serem os piores, pela fragilidade fruto da nossa ignorância, pois desconhecemos os propositos maiores, aqueles que se tornam dificeis decifrar, Deus está a nos observar com toda sua onipresença e onipotência, assim como o ar está em todos os espaços a nos permitir viver.
Desta forma o Pai contempla nossas reações diante das circunstâncias, e sorri, feliz,  quando sabemos desatar os nós que nos prendem a dor  com a força e a luz interna da nossa mais profunda essência, pois ai, então,  a vida se faz valer.

 Ernesto Di Tullio Simões






A arte de viver

Por Ernesto Simões.

Viver é uma festa, embora surjam tristezas, buscamos sempre a alegria, os altos e baixos existem, pois tudo sempre está a se movimentar, para cima, aos lados ou para baixo, vivemos em constante mutação, a vida é colorida e com a luz a sombra se recolhe e as cores cantam a verdadeira alegria de viver.




REVISÃO DE POSTURAS


A mesma mente que constroe, é aquela que destroe, infelizmente a velocidade mental pode nos levar a pensamentos diversos, confusos, obscuros, e nos encaminhar a conclusões errôneas.

Observemos como direcionamos nossos pensamentos, esforcemo-nos em educa-los, pois são os grandes responsáveis por nossas vitórias e desacertos em todos os campos da vida e nos acontecimentos que irão formar o que geralmente chamamos de destino.

A mente mal direcionada incapacita o raciocínio. Muitas vezes os olhos velados pelo clamor das emoções e daquilo que aprendemos como verdade, nos dificulta a absorção da realidade, nos faz perder as oportunidades, e o que imaginávamos ter construido.

Quando isso ocorrer antes de culparmos a vida, ao próximo, percebamos como nos direcionamos em nossas decisões e nos posicionamos diante das oportunidades, neste momento é importante que saiamos do nosso pedestal.

Os achismos canalizados pelos pensamentos mal racionalizados, mal direcionados pode causar danos a nós e ao próximo.

Reflitamos principalmente quando as decisões estiverem relacionadas ao outro, mas para que isso aconteça amemo-nos mais, pois quem não se ama jamais poderá transferir este sentimento para o próximo.

Tenhamos muito cuidado com as decisões antes de concretizarmos as ações, e analizemos mais antes de julgarmos, ponderemos, não nos entusiasmemos demasiadamente com aquilo que conhecemos pouco e nem nos decepcionemos rapidamente como o que imaginavamos conhecer, pois em ambos os casos poderemos estar equivocados.

O bom raciocínio, a boa educação mental, nos direcionará a um equlíbrio emocional, despertará para paciência, bom senso, e a posicionamentos que com certeza nos geararão mais sucesso e consequentemente a paz de ser.

A gestão não se aplica só a empresas, mas a nós mesmos.

E sucesso nessa empreitada.

Ernesto Di Tullio Simões





TRANSMUTAÇÃO

Agradeço a Deus por todas as dificuldades em minha vida, se é que assim podemos chamar os contratempos, os objetivos não bem sucedidos, pois na verdade vejo nestes momentos a grande misericórdia divina nos presenteando, com uma oportunidade de crescimento.
Quanto mais os driblamos e fazermos a leitura das suas causas, analisando e observando os motivos do seu surgimento, aceitando e cumprindo a nova etapa que a vida nos chama, obteremos um maravilhoso efeito, nos surpreenderemos com os novos acontecimentos, que refletirão como recompensa por todo nosso potencial de saber lidar com a situação.
Neste processo encontraremos o melhor caminho para a nossa evolução, e  as difiuculdades cada vez mais se abstrairão de nossas vidas e no lugar delas, boas surpresas virão.
O importante é fazer tudo isso sem esperar recompensas, pois Deus é bom, ele so quer nos dar um empurrãozinho para o crescimento, o fundamental é compreender isso e fazer valer o amor a Deus ao próximo  e a  nós mesmos.


Ernesto Di Tullio Simões







AUTOCONHECIMENTO - VIVER É UM ATO DE CRESCER 

Faz parte da natureza humana sempre observar o outro e criticar. O importante é que todos façam a leitura de si mesmo, porém o díficil é reconhecer seus próprios erros, se auto-analisar e mais ainda, mudar.


Nos auto conhecendo, perceberemos que somos dotados de erros e acertos, que estamos num caminho de aprendizado e que lições são aprendidas quando ao detectarmos nossos falhas, trabalhamos para melhorar.

O tempo nos proporciona rever as lições  reconhecer nossas limitações e trabalhá-las, pois somos eternos aprendizes de nos mesmos e da vida. O importante é que tenhamos essa percepção.


Ernesto Di Tullio Simões


RECONHECIMENTO 





Viver é contemplar os múltiplos sentidos que a vida nos oferece, é respirar,  sentir os aromas, tocar as texturas, vivenciar os sabores, é contemplar a beleza da natureza,  dos seres, as suas idéias e materializações, as criações do homem e de Deus.

Quem não conserva a vontade de viver são aqueles que perderam no tempo a visão das imensas graças que a vida nos concedeu, o grande significado pela sua existência, são os desafortunados de gratidão a Deus.

Ernesto Di Tullio Simões




TOMADA DE CONSCIÊNCIA






Nunca sejamos extremante severos ao avaliar as posturas do próximo quando não condiz  ao que esperavamos ou pensavamos. 
Percebamos que cada pessoa tem livre arbitrio para  tomar suas decisões e agir, respeite-as.
Podemos nos colocar contrários a determinadas posturas, expressarmos nossa opinião, mas julgar e condenar de forma fulminante ao outro  é negarmos  como  filhos de Deus sermos uma centelha divina em evolução.
Por pior que sejam as atitudes do semelhante, sempre haverá a esperança de mudar, evoluir,  pois todos estamos aqui nesta jornada para esse mesmo objetivo, o crescimento.
Contenhamos-nos no julgamento e evitemos condenar de forma cruxial, pois todos nós temos erros e defeitos, acertos e desacertos pois se assim não o fosse,  não estariamos neste planeta cumprindo esta jornada para evoluçao material e principalmente espiritual.
Temos que ter cconsciência que somos imperfeitos e passíveis de erro e por tudo isso  devemos ser solidários, compreensivos e misericordiosos em relação ao outro.
Um exercício difícil, as vezes impossível, mas necessário, basta olharmos profundamente para dentro de nós e nos apercebermos de quanto precisamos evoluir e mudar, sempre para melhor é claro


EQUILÍBRIO x DESEQUILÍBRIO 







Nunca revide uma ofensa ou tentativa de lhe desequilibrar emocionalmente, pois quem se propõe sentirá uma vergonha tão grande de si mesmo se a  provocação não for absorvida e revidada.

Neste momento vc tem que simbolicamente ver o outro como um espelho que quer ver a sua imagem projetada e se caires nessa armadilha com certeza  refletirás a sua e a dele.

Manter a calma  respirar fundo, neutralizar, ver o outro como um ser em desequilíbrio é a grande sabedoria.

Geralmente quando o agressor  que  tenta te atingir  não consegue,  logo sai  de cena e vc mantém  sua integridade.


Ernesto Di Tullio Simões


Como forma de solidificar meus pensamentos acima, segue a fábula retirada da página Frases e Textos para Comparilhar, com o link de onde está registrado, que considero perfeito.

" Mestre zen
Era uma vez um grande samurai que se dedicava a ensinar a arte zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama. O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.

Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final do dia, já exausto e humilhado, o guerreiro retirou-se. E os alunos, surpresos, perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.

- Se alguém chega com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?
- A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem o trouxe consigo.

A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma.

Só se você permitir....."


(Fábula retirada do livro "O livro de Ouro da Sabedoria.)

http://www.facebook.com/media/set/?set=o.105656706170197&type=1





DIA DO MÉDICO


Muito mais que uma profissão ser médico é ser um emissário divino na terra, ajudando ao PAI curar a humanidade, para que seus filhos possam se manter neste planeta por mais tempo, cumprindo sua missão, crescendo, aprendendo e evoluindo como verdadeiros filhos de Deus.


A BANALIZAÇÃO DO AMOR - O DOM MAIOR








É muito comum  que as pessoas se confundam com seus próprios sentimentos, pois fazer a leitura deles é tarefa que requer muitas vezes um dom ou até mesmo a coragem de mergulhar fundo dentro de si mesmo para decifrá-los, sem contar que temos de levar em consideração, que fomos criados dentro de um contexto familiar e subsequentemente social e herdamos deles muitos conceitos, sentimentos, atitudes, posicionamentos e posturas que refletem o meio ao qual  fomos construidos. Sem questionamentos pessoais,  sem fazermos leituras próprias sobre o que vivenciamos a nível do nosso universo interior, corremos o grave risco de deturparmos e nos equivocarmos muitas vezes em relação ao verdadeiro significado das nomenclaturas que identificam principalmente os sentimentos da alma.

Como disse São Paulo: "O amor é benigno, não arde em ciúmes, perdoa"....Um dia eu era criança...pensava como.....via de maneira confusa obscuramente ...hoje eu cresci ...vejo face a face .

Em paralelo a sapiência do grande  Paulo, assistimos a  uma verdadeira banalização da palavra "AMOR", fomos criados e crescemos sem escolha: assistindo e absorvendo  muitos folhetins, literaturas, versos, prosas, canções que se referem a esse sentimento de forma pessoal, muitas vezes extremamente equivocada, dramática, e deturpada. Assim crescemos amparados e influenciados por tais depoimentos vivos do amor sempre relacionado a desacerbado sentimento de ciúme, posse, dependência emocional, perdas que levam a grandes  dores interiores e intensas,  que são capazes de levar o ser humano a atos bárbaros pela pessoa a qual diz amar.

Na verdade esse AMOR tão fácil de se pronunciar, é um sentimento que requer de nós um verdadeiro trabalho interior para que seja alcançado. Ele esta acima do egoismo, orgulho, vaidade, narcisismo, ódio e individualismo. 

Não existe amor sem tolerância, compreensão,  aceitação, respeito, dedicação, doação.
Quem ama abraça quando o ente amado parte e abre os braços quando compartilha. Vivencia os momentos com felicidade, alegria, e na dor,  sofre junto. Quem ama se preocupa com o outro,  ajuda, quer ver a pessoa amada feliz.

Não é um sentimento que pode ser medidio pelo seu pronunciamento, mas sim pelo que é exteriorizado pela pessoa que diz amar. E esses são alguns dos grandes equívocos que levam as pessoas a não saberem identificar quando amam ou são amadas, e por tal equívoco se  amarram as pessoas escravizando-se  por sentimentos mesquinhos,  por não terem a capacidade de se conhecer e consequentemente não conehecer o próximo. repetindo o dito anterior  "hoje eu cresci ...vejo face a face"......
Por tudo isso tenhamos muita cautela ao pronunciarmos  essa palavra e também  quando nos impressionamos com o seu pronunciamento em relação a nós,  e ao vivenciarmos.

Na verdade o que vemos hoje é uma verdadeira banalização que de certa forma causa as vezes muitos danos emocionais e psíquicos, pelo mal entendimento desse sentimento, que no seu amago, é o DOM MAIOR E MAIS TRABALHOSO a ser conquistado pelo homem, O AMOR.


Ernesto Di Tullio Simões




NO ROTEIRO DE NOSSAS VIDAS DEUS ESTÁ SEMPRE PRESENTE



E assim se cumpre a vida, com todo  seu  mistério, personagens, cenários, paisagens e todos elementos imagináveis e inimagináveis, onde o enredo, mais que realidade, surpreende-nos bastante como se fosse, na verdade, ficção e acaso. E existem aqueles que dizem que o acaso existe ou melhor, fatos acidentais, pontuais, etc..

Estes tão centrados em si mesmos, nas suas conquistas, nas suas vitórias, admitem que tudo é fruto daquilo que buscamos, construimos e nada nos detém quando queremos e caso  não consigamos foi falta de sorte, olhado, etc.

De fato pensamento, nossa maior arma, quando direcionamos bem, nos leva no decorrer do enredo a lugares talvez  jamais pensassemos alcançar.

Novamente esquecemos que numa novela há alguém que junto com o ator, o autor da obra,  direciona o destino do personagem, cria o enredo, modifica-o ou adequa-o quando necessário e até o extraordinário desempenho do protagonista cativa o público a tal ponto que muitas vezes o script do seu destino, antes estabelecido  pode ser mudado.

E assim, da obra de ficção à vida real, estabelecer onde se encontra a verdade, é tarefa dificil, pois a priori, só sabemos que na primeira,  o autor estabelece o inicio e o fim da obra enquanto em nossas vidas temos a data deste inicio, e no decorrer tentamos trilhar nossos caminhos buscando realizar nossos anseios de conquistas e vitórias.

Felizmente ou infelizmente o script esta sempre a se modificar, a se reestruturar, a criar novos caminhos,  nos dando um testemunho, um alerta, de que aqui nessa história, existem forças maiores que ultrapassam o nosso querer, e forças essas que, se não existissem, com certeza transformariam o decorrer e o fim dessa historia muito mais triste do que já vem acontecendo com a humanidade...........é a grande oportunidade de reconhecer a existência de uma força, uma energia, que distribui com sabedoria a luz necessária para encontrarmos o caminho para o crescimento, para a transformação, e para um destino melhor, é a misericórdia divina sempre nos orientando, o dificil é se fazer essa leitura.






RECEITA INFALÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Existe aquele momento que vc tem de dizer a si mesmo..PARE!!!!!, SE CONCIENTIZE DO PRESENTE, DE COMO ELE SE APRESENTA , NÃO PENSE COMO FOI NO PASSADO, pois na verdade o que temos é o agora, E ESSA É NOSSA VERDADE, como A VIDA SE APRESENTA NO MOMENTO. Quem fica preso a fatos anteriores, E as emoções passadas, VACILANNDO EM SUAS DECISÕES, remoe sentimentos que nada ajudam a se LIBERTAR e a desenvolver uma nova caminhada. Tenha fé em DEUS, não fraqueje em suas CONCLUSÕES e quando tomadas AS DECISÕES, voltar a parâmetros anteriores e remoer mágoas , sentimentos e de como foi, É ALIMENTAR SAUDOSISMOS QUE NOS LEVA A DOR . O PASSADO está atrás e ele só nos torna vulneráveis a POSSIVEIS RECUOS, PELO APEGO E MEDO DE PERDA ... e assim nos desvia dos caminhos que nossa alma clama alcançar nos fazENDO permanecer em situações que não mais nos agrada e consequentemente NOS FAZ SOFRER. EXERCITE E DOMINE SUA MENTE, ELA E O MAESTRO DAS SUAS EMOÇÕES, QUANDO PENSAR DE COMO FOI ANTES, PARE, REPITO PARE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, VIVA O AGORA esse é seu novo momento e a sua realidade. .
Essa é a melhor bula que posso oferecer a todos os meus amigos que querem ser felizes e superar a dor, que com certeza desaparecerá com essa nova postura.

ERNESTO SIMÕES



A VIDA E A ARTE ESTÂO INTIMAMENTE INTERLIGADAS

por Ernesto Simões Artista Plástico,
quarta, 6 de Julho de 2011 às 23:40



Quando ensinei arte, sempre orientei aos meus alunos que para se obter luz e sombra no desenho, fizessemos uma analogia do processo de execução da escala de valor e a gradação do claro e escuro, ou seja, gerar o preto, os  cinzas até o branco com o comportamento humano:


PRETO.....ausência de luz,  grandes atritos, pouca cautela nas atitudes, não dominar as emoções negativas........
BRANCO..... iluminação, serenidade, suavidade, leveza......

Orientava-os que para realizar a técnica, gerar o preto como lápis sobre o papel , aplicava-se o máximo de atrito ou força na mão ao tocar o instrumento sobre o suporte, porém com cuidado para não danificá-lo e para os cinzas suaviza-se o toque do lápis, tornando a mão ainda mais leve  a tal ponto que com o mínimo de atrito, se alcançasse o mais claro e consequentemente o branco, gerando  assim a gradação do claro e escuro: do preto aos cinzas e o branco, obtendo escala de valores, contrastes de  luz e sombra e o volume das figuras.
O resultado era surpreendente, em pouco tempo conseguiam executar seus trabalhos com maestria.
Desta forma percebi mais uma vez que na vida e na arte a observação, o auto domínio, o equilíbrio, a presteza, a dedicação, a perseverança e a paciência se fazem necessários e que ambas estão intimamente interligadas.

Ernesto Di Tullio Simões



Fortaleza sob a ótica de Ernesto Simões

quinta-feira, 11 de agosto de 2011






Fortaleza, Múltiplas Impressões, uma Caixa de Surpresas 


Minha chegada a Fortaleza foi marcada por uma certa decepção, desde a vista panorâmica do avião e ao caminho do hotel, tive a nítida impressão de estar num local pouco desenvolvido, porém, aos poucos, fui percebendo que as observações iniciais, foram precipitadas mediante a verdadeira face deste maravilhoso roteiro turístico. Chegando à avenida beira mar, pude constatar o bem viver deste povo, que desfruta com propriedade os espaços do calçadão, que com confortáveis barracas e uma deslumbrante vista para o mar, de verde aos tons de azul, como nunca vi, encantam e refletem com seu céu turquesa, a denominação deste paraíso de Cidade Luz e Sol. Percebi a grande expansão hoteleira, com muitos hotéis modernos e de extrema qualidade, e à noite tive o grande prazer de rever minha prima Rosa Maria e seu esposo Ariston, momento de muita emoção, e os mesmos no decorrer de minha estadia, refletiram com sua hospitalidade e acolhimento, mais uma característica do povo cearense, pois se dispuseram a nos levar a conhecer a grandiosidade e beleza desta maravilhosa cidade. Riquíssima produção e comércio de artesanato, com vários pontos de venda, com uma feira que se instala todos os dias em frente ao hotel, que fiquei hospedado. Uma cidade alegre, colorida, com uma arquitetura em grande crescimento num conjunto arquitetônico moderno e grandioso, com ruas e avenidas habitadas por um comércio bastante aquecido, com grandes e pomposas lojas de marcas renomadas, que refletem o crescimento econômico e a qualidade de vida do povo que ali habita.Outro diferencial observado se refere aos restaurantes, pois com grandes opções, desfrutei de uma gastronomia de grande qualidade.Gradativamente fui me encantando e constatando que Fortaleza é  possivelmente a maior e mais próspera capital do Nordeste, visto que já é a primeira em turismo desta região. 




Ernesto Simões
De Salvador

10 comentários:


Sandra Rozados disse...
Ainda não tive o prazer de conhecer esta cidade que você pintou tão positivamente em meu imaginário! Mas ela acaba de entrar para a lista de lugares que pretendo conhecer e desfrutar,se Deus quiser. Parabéns pela matéria,amigo! Bastante esclarecedora.
Geane Baumgarten disse...
"DELICIOSA VIAGEM"nas sua impressões... Ernesto. Foi fácil absorver e ver no meu imaginário o que você descreveu,adorei realmente o post, parabéns ao meu querido amigo Ernesto e a Lucy, que mesmo em um momento em que preciso me ausentar, dos meus tão costumeiros post e presença diária nos mesmos círculos...mantém a qualidade e o capricho que sempre nos propormos a ter. Grandíssimo beijo aos dois. Ge Baumgarten
Ninha disse...
Amigo Ernesto,não conheço Fortaleza, mas após ler a sua descrição tão detalhada e entusiástica sobre a mesma nos remete ao desejo incontrolável de conhecer esta pérola do Nordeste,foi como se transportássemos a este lugar maravilhoso...Parabéns pela viagem e texto Abços fraternos sua amiga Ana Maria Tomich Comarella
Ernesto Simões disse...
Foi com imenso prazer que escrevi sobre esta Cidade Sol, Fortaleza, neste maravilhoso blog de Luciete Valente e Geane Baumgartem, que primam pelas grandes tendências da moda e atualidades de decoração, sempre com muito bom gosto...Espero que minha impressões sobre Fortaleza incentivem a conhecer este maravilhoso paraiso,imperdível e inesquecível Ernesto Simões
Ernesto Simões disse...
Esta postagem foi removida pelo autor.
Ernesto Simões disse...
Sandra, Geane, e Ana Maria agradeço as citações, e reitero o desejo de vcs conhecerem essa maravilhosa cidade,riquissima em artesanato, belezas naturais ...é a terra do sol, onde reina a alegria e um colorido ímpar
Para mim e Ariston está com vcs. foi uma grande honra e realmente passamos horas agradáveis. Seu comentário retrata muito bem a nossa Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.Obrigada mais uma vez pelos elogios.Volte sempre.
Ernesto Simões disse...
Querida prima Rosa, vcs foram maravilhosos, foi muito bom revê-los e por me propiciarem conhecer toda a beleza e grandiosidade desta cidade encantadora, voltarei sempre, neste paraiso se vive bem , com alegria, com muitas opções todos os dias, muito obrigado por tudo, Ernesto Simões
Ernesto Simões disse...
Esta postagem foi removida pelo autor.
Ernesto Simões disse...
Recomendo visitarem Fortaleza, pois tem muitas opções de lazer, um artesanato de ótima qualidade, com preços convidativos, assim como restaurantes com excelente gastronomia e hoteis maravilhosos à beira mar. Diariamente tem uma feira de artesanato, em frente ao hotel Praiano , que funciona das 17:00 às 22:00 h. A av. Dom José possui um comércio crescente com shoppings e grandes lojas de marcas e de decoração..uma boa pedida . O Mercado Central é também uma ótima referência, muitas opções de artesanato, e variedades, inclusive itens gastronômicos. Na Aldeota também possui um Centro de Artesanato muito bom. Não deixem de visitar a Praia de Iracema e contemplar a mais recente escultura deste personagem que é imortalizado na obra literaria de José de Alencar. Observem também o rico conjunto da arquitetura moderna , com edifícios de grande porte e beleza Em outras postagens darei mais dicas sobre esta cidade


Ernesto Di TullioSimões


IMPRESSÕES SOBRE SÃO PAULO EM DOIS MOMENTOS


 

MEU RETORNO A SÃO PAULO E NOVAS DESCOBERTAS

Introdução

Como escrevi anteriormente em São Paulo Mon Amour que retornaria em breve a esta magnífica cidade, em  um mês o meu desejo se profetizou.

Desta vez desembarquei no Aeroporto de Congonhas e me deparei com um trajeto diferente ao anterior, porém fui percebendo que sempre esta maravilhosa cidade me dá a sensação de novas descobertas, deslumbrando a sua bela paisagem me fazendo sentir um bandeirante descobrindo riquezas desbravando matas e concretos, que em perfeita harmonia nos fazem encontrar riquezas culturais que só esta peculiar civilização nos tem a oferecer.

Acho que esta herança bandeirantista está impregnada em cada canto de São Paulo: no corre corre das pessoas desbravando com trabalho o seu sustento e conquistas, no comércio abundante apresentando inúmeras e variadas riquezas a todos os gostos e culturas, na sua arborização variada e rica onde a clorofila e viçosidade de suas árvores nos faz sentir em um local caracterizado pela poluição a força divina contemplando e protegendo a natureza.

Esta cidade para mim sempre será com todos os prós e contras que possam ser apontados a São Paulo Mon Amour.

Repito nesta cidade descobri o espírito bandeirantista do século XXI, cuja tradição esta marcada desde o período de sua colonização.
































"A Estátua do Bandeirante do Borba Gato está Localizada na Região Sul de São Paulo, SP, Avenida Santo Amaro na altura do número 5700.
Revestida de pedras brasileiras, colorida e grandiosa, a estátua do bandeirante Borba Gato foi inaugurada em 1962. Criada pelo artista Júlio Guerra, a escultura demorou seis anos para ser construida com cerca de 10 metros de altura e pesando 20 toneladas."


"Manuel de Borba Gato (1628?-1718) nasce em São Paulo e, na juventude, dedica-se à caça de índios para escravização. Em 1674 junta-se à mais importante expedição de Fernão Dias Pais Leme, seu sogro, conhecido como caçador de esmeraldas. A bandeira, que parte em busca de ouro e pedras preciosas, segue pelo vale do rio Paraíba, em São Paulo, até Taubaté. De lá segue para o norte de Minas Gerais, explorando os sertões mineiros até o vale do Jequitinhonha."
compartilhado do blog:







LUGOUV + ART: Edição - Monumentos de São Paulo #2
lugouv.blogspot.com

Resolvi passar o final de semana do inicio do mês de outubro em São Paulo e para tentar aproveitar ao máximo, embarquei de Salvador as 04:00 h de sábado e amanheci deslumbrando do avião a bela paisagem desta linda e encantadora cidade.

 

 



No Aeroporto de Congonhas refiz as energias tomando um delicioso café e parti para desbravar e descobrir mais uma vez os encantos e beleza das paisagens deste trajeto até o centro da cidade que em cada canto sempre me encanta e me faz ver a riqueza urbanística e paisagística desta fascinante Metrópole. 




 

Com minha máquina fotográfica durante o trajeto não me contenho em registrar as maravilhosas paisagens com  suas arborizações que se destacam plenamente em meio ao concreto erguido, me chamando sempre a  atenção de  como  a natureza se desenvolve magistralmente, intuindo uma reflexão de que como uma  cidade com grande poluição, pode ter uma natureza pródiga, com  árvores monumentais em cada canto e em sequências variadas, com tanta vitalidade, força e beleza. 

 

Só temos uma explicação, dádivas do criador que com toda magia protege e impregna o oxigênio e clorofila abundantemente para que suas árvores compensem o céu onde à noite nem podemos contemplar as estrelas. 

 

Para mim tudo nesta cidade é composto de contrapontos. Na viagem anterior o céu extremamente limpido num azul turqueza maravilhoso revelava o sol que despontava, em contradição com um intenso frio que se evidenciava por todo dia.

Neste retorno o céu cinzento e o clima estável, as vezes com calor anunciavam  as chuvas que surgiriam de forma amena por todo fim de semana.

 

 
E neste trajeto fui chegando ao centro da cidade talvez o maior e mais belo do Brasil

 

Chegando ao centro da cidade, me instalei no Hotel Excelsior e da janela vislumbrei a beleza paisagística  da Praça da República que com inúmeras e variadas árvores de grande porte  presenteiam de verde a paisagem entre os edifícios que cercam esta bela praça.

 

A Praça da República vista ao alto encanta pela variedade de vegetações de grande porte, que com sua exuberância  humaniza a paisagem, integradando-se aos  concretos erguidos à sua volta.

 

Entre as duas vias da Av. Ipiranga pude perceber pela  janela,  frondosa árvore de pequeno porte que se destacava pelo excessivo verde e abundante  folhagem  que a compunha.


Esta árvore me surpreendeu pelo excessivo verde e abundante folhagem a qual associei a gigantes maços de brocólis superpostos

Durante o dia fui as compras pois nesta cidade o comércio efervecente nos contempla com uma gama de opções desde os ambientes mais requintados, inúmeros Shoppings Centers, Av. Paulista, Rua Augusta ao comércio popular e frenético da 25 de março que oferece os mais variados produtos para todos os gostos culturas e classes sociais, numa verdadeira mesclagem onde o item concorrência é fundamenatal para atrair os clientes com baixos preços na venda em atacado e varejo. Nela encontra-se de tudo que se possa imaginar tornando-se verdadeiramente passagem necessária e obrigatória ao turista que nesta cidade está a passear.

 

 

 

Exausto pela viagem à madrugada anterior, depois do passeio e de almoçar no final da tarde descansei planejando jantar no Bar Brahma à noite, que se localiza no cruzamento da Av. Ipiranga com a Av. São João,  bem em frente ao hotel ao qual estava instalado, tive meu objetivo frustrado, pois ao acordar 01:30 h  chegando ao mesmo 1 hora depois, percebi que já não haviam shows na casa e fui informado  que a cozinha já estava encerrada.

 

Ao chegar ao Bar Brahma, que muito me atrai, fui informado que as atividades da cozinha já estavam encerradas.

 

Como o horário já se avançava  fui orientado que  o local mais perto para jantar seria em Santa Cecília e fui referenciado a ir ao tradicional Bar Biroska - A Casa dos Artistas, Rua Canuto do Val, 09, local exótico, com ambientes de música e discoteca, de propriedade da grande empresaria Lilian Gonçalves e lá fui muito bem recebido e atendido de forma atenciosa, acolhedora e eficiente pela supervisora Shirley, a qual me apresentou um cardápio variado e pude desfrutar de uma excelente refeição. Mais uma vez pude constatar o ecletismo desta cidade que sempre tem a nos apresentar novas opções, atendendo sempre as nossas expectativas e necessidades.

 

 

De volta ao hotel, hora de desfrutar do descanso para conhecer e descobrir no domingo novas facetas desta cidade surpreendente que nos revela em cada canto grandes novidades.

 

Pela manhã minha primeira meta seria conhecer o que se escondia sob as imensas árvores da Praça da República e  ao caminho pude me deparar com o ônibus elétrico refletindo que em São Paulo se preserva e se mantém as tradições.


 

Fascinante pelas paisagens pude conferir também que nesta praça, há muitos anos,  está instalado um antigo engraxate com muita experiência de profissão que me permitiu fotografá-lo e mais uma vez percebi que não só as arandelas da cidade e os ônibus elétricos mantêm preservadas as tradições.

 

 

A Praça da República, bucólica, é um dos cartões postais desta cidade pois em cada canto revela beleza, paz e completa harmonia com a natureza.

 


Além de contemplar a paisagem, tinha como meta conhecer a feira de arte e artesanato que acontece aos domingos nesta praça e mais uma vez pude perceber o espírito bandeirantista impregnado, pois nela existem muitas barracas que negociam pedras e jóias semipreciosas e para mim se destacou o trabalho de um casal de artesãos (Graça & Martinho), que produzem com este material lindas esculturas em jóia. Com eles adquiri uma linda gargantilha com pingente para presentear minha mãe.

 

Contato: esculturaemjoia@yahoo.com.br

O belo trabalho de Graça & Martinho com pedras semipreciosas devem ser conferidos.

Nas minhas buscas por novidades e trabalhos  bem executados encontrei uma tecelagem em algodão de excelente qualidade e bom gosto, em tapetes artesanais que inclusive podem ser encomendados em cores e medidas ao gosto do cliente.               

 

 

Em São Paulo o dia deveria ser composto de 48 horas, pois o tempo se torna curto com tantos atrativos e  de repente percebi que a tarde já se findava e como um dos meus principais objetivos era visitar o MASP, acabei não correndo  toda a feira e me desloquei rapidamente para Av . Paulista  e  na Praça Trianon, que se localiza em frente ao Museu  descobri  outra feira de arte e artesanato. Coincidentemente me encontrei com o artesão Martinho que junto com  sua esposa e parceira de trabalho, Graça, participam também deste evento  com as esculturas em jóia. Pude também  conferir e adquirir alguns trabalhos  que me chamaram atenção, as produções em tear manual de João e Cidinha: Tapetes, mantas, jogos americanos, conjuntos de lavabo, entre outros acessórios.

 

As belas árvores que acolhem a Feira de Artesanato da Praça Trianon, na Av.Paulista, em frente ao MASP e os três tapetes em tear manual que adquiri no local

Como esta cidade me faz sentir  um caçador de esmeraldas , novamente senti o espírito bandeirantista presente em mim e em cada espaço, pois ao  me dirigir ao Museu me deparei com outra feira que se localiza na área externa do edificio, a de Antiguidades. De novo  fui tentado a arrematar uma linda peça que há muito tempo desejava , era como se  estivesse a minha  espera e não resisti ao belo galo de rinha em bronze sobre  pedestal de granito preto, uma tentação!!!!!

E assim o desejo se fez mais forte e com a experiência e competência do Sr. José Chapper, que compra, vende e consigna obras de arte e antiguidades fui incentivado a adquirir a peça.

 

 

Parecia díficil conseguir visitar o MASP, pois as horas  avançavam, 17:00 h e o mesmo fecha as 18:00 h, embora nesta feira tivesse lindas peças tinha de concretizar a visita ao fantástico mundo das obras de arte dos grandes mestres da História da Arte.

 

 

Não existem palavras para expressar a emoção de ver in loco as grandes criações. Esta cidade com seu pioneirismo e cultura nos permite contemplar, conhecê-las de perto nos permitindo eleger os  preferidos, sem contudo ressaltar e reconhecer cada obra em seu tempo, com suas particularidades e sob a visão de mundo do criador e a sociedade em que foi concebida. Desde as obras acadêmicas, retratando temas históricos, mitológicos, épicos e retratos, àquelas mais recentes do séc. XIX com uma rica carga emocional em sua concepção.

De perto pude constatar os meus preferidos: Vincent Van Gogh, Toulouse Lautrec.

A obra transcende a técnica e a imagem. A genialidade pictórica, desenho, pinceladas e composição espelham a alma que pulsa do criador  vibrantemente em cada gesto, expressão e olhar. É a emoção e a sensibilidade do  artista que clamam em serem expressadas  através das suas criações. Fantastico!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Vincent Van Gogh, autoretrato, pinceladas dinâmicas fortes, com grande sensíbilidade artística que refletem principalmente o sentimento que flora de sua alma. É incrível a força da emoção expressada em sua obra.

 

Toulouse Lautrec dono de um desenho surpreendente e gestual, com um estilo pessoal transgredindo as proporções anatômicas e as leis de perspectiva pela expressividade de linhas livres e  cores em combinações rítmicas que expressam um movimento impar à composição. É a emoção do artista preponderando com a sua genialidade , conferindo um estilo próprio e inconfundível.

O único andar que é permetido ser fotografado é o subsolo, onde se instala a arte urbana, e uma loja de objetos onde fiz os seguintes registros:



Na área externa do MASP acontece uma interessante instalação ACAMPAMENTO ERSILIA de SWOON

  • SWOON - EXPOSIÇÃO DE DENTRO E DE FORA
  • ACAMPAMENTO ERSILIA
    Período 24 de setembro a 23 de dezembro de 2011




OBRAS DO ARTISTA MARAMGONI INTITULADA RINOVANDO SÃO PAULO  NA ÁREA EXTERNA DO MASP E EM OUTROS PONTOS DA AV. PAULISTA.

 

 

 

 

DECORAÇÃO INTERNA DA LOJA MAC DONALD DA AV. PAULISTA



Estava caminhando em direção ao Shopping Center-3, Av. Paulista, 2022 e nele acontece todos os domingos uma Feira de Arte e Artesanato muito interessante e conheci um trabalho fantástico de Mariana Villa Cardoso que com tear manual confecciona lindos tapetes  com linhas de algodão, linho e seda. Não resisti de tão lindos escolhi o meu preferido que esta ilustrado na segunda foto em tons de marron, cinza, violeta e azul turqueza, um show!!!!!!!!!!!!!!!!!


Não resisti a este belo tapete em tons variados de muita harmonia e o adquiri para colocá -lo em um ambiente do meu apartamento.
o belo tapete e o galo de rinha na decoração do meu apartamento


Bem a noite chegou choveu o tempo inteiro e cansado me recolhi ao hotel para descansar para aproveitar melhor a segunda-feira, visto que retornaria a Salvador à noite e fechei com chave de ouro a tarde deste dia, visitando um dos maiores cartões postais e restaurantes de São Paulo, no ultimo andar do Círculo Italiano, o TERRAÇO ITÁLIA onde também funciona Bar no andar superior. 

Lá fomos muito bem recebidos e orientados sobre o funcionamento do estabelecimento de forma magnífica pela Hostess   Isabela Palacios, que nos deixou encantados pela acolhida e fino trato.

Local lindo, de extremo bom gosto, onde se pode saborear a excelente culinária italiana e ainda fazer maravilhosos registros da bela paisagem da grandiosa São Paulo, em vários ângulos do seu terraço que circunda toda área do restaurante.

IMPERDÌVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Endereço: Av. ipiranga, 344 - 41º andar - Centro - São Paulo - SP - Brasil

O terraço Itália, no Círculo Italiano é impecável em todos os itens.



Do terraço tirei as fotos mais lindas, verdadeiros cartões postais de São Paulo, mostrando toda magnitude desta grandiosa cidade.




Bem chegou a hora triste da partida, mas dentro do possível aproveitei para conhecer mais um pouco essa imensidão de cidade, que sempre nos reserva grandes surpresas e volto na certeza que se Deus permitir outros retornos acontecerão pois é infinito o universo desta metropole, que prima em estar sempre a nos surpreender, encantar e nos acolher. Definitivamente fui cativado pela beleza, cultura, e por tudo. São Paulo sempre manterá o grande espírito bandeirantista de desbravamento, descobertas, e o pioneirismo de uma grande civilização.

Até breve, Se Deus quizer.


  SÃO PAULO MON AMOUR

                          -------------------------------------

 

"ALGUMA COISA ACONTECE NO MEU CORAÇÃO" ...... "QUANDO CRUZA IPIRANGA E A AVENIDA SÃO JOÃO.".........

 

( ESTROFES DA MÚSICA SAMPA DE CAETANO VELOSO DE 1978)

 

"QUANDO ENCAREI FRENTE A FRENTE NÃO VI O MEU ROSTO"....

 

E HOJE EU AFIRMO QUE QUEM A CHAMAR DE MAU GOSTO É PORQUE ............ "NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO"

 

DIVERSIFICADA , BELA , CULTURAL SÃO PAULO ENCANTA POR VÁRIOS  ÂNGULOS

 

A SURPREENDETE SÃO PAULO, O IMPORTANTE NÃO É CONHECÊ-LA COM OLHOS DA RAZÃO MAS COM O CORAÇÃO.

FELIZMENTE RESOLVI VISITÁ -LA QUANDO JÁ EXISTIA RITA LEE E JÁ SE TORNAM LEVES OS CONCRETOS DE SUAS ESQUINAS. 

TIVE UMA VISÃO COMPLETAMENTE DIFERENCIADA DE TUDO QUE JÁ OUVI OU LI SOBRE ESTA LINDA, GRANDE, EXUBERANTE E CHEIA DE VIDA CIDADE.

 

TEATRO MUNICIPAL UM ÍCONE DA ARQUITETURA MONUMENTAL DE SÃO PAULO

 

DESDE A CHEGADA AO AEROPORTO DE GUARULHOS ME SURPREENDI COM A VASTA CAMADA DE VERDE E FUI PRESENTEADO COM UM CÉU LIMPIDO AZUL TURQUEZA DAQUELA QUE ALGUNS DIZEM SER A CIDADE CINZENTA E DO CONCRETO. 

NO MEU PRIMEIRO CONTATO, PERMANÊNCIA E SAÍDA TUDO SE TORNOU CONTRAPONTO: UM FRIO INTENSO COM SOL E CÉU LÍMPIDO, MUITO VERDE, RUAS EXTENSIVAMENTE ARBORIZADAS, SUPERANDO OS CONCRETOS QUE ANTES IMAGINAVA QUE OCUPAVAM A MAIOR ÁREA DESTA METROPOLE.

POVO QUE TRABALHA INTENSAMENTE E SABE DESFRUTAR DA VIDA DE FORMA SURPREENDENTE, REPITO SURPREENDETE E FASCINANTE  SÃO OS ADJETIVOS PARA ESTA QUE É A MAIOR CIDADE DA AMÉRICA LATINA. 

 

NA CHEGADA DO AVIÃO DESLUMBREI UM CEU AZUL LÍMPIDO E O VERDE CONSTANTE NA PAISAGEM

 

FELIZMENTE QUANDO CHEGUEI  ALGUMA COISA JÁ ENTENDIA.....E ACONTECEU NO MEU CORAÇÃO QUANDO A ENCAREI FRENTE A FRENTE,  CHAMEI DE BOM GOSTO E BOM GOSTO,  NADA ME APAVOROU, TUDO ME ENCANTOU.

O POVO SE EXPANDINDO PELAS  RUAS, A QUALQUER HORA DO DIA: CIDADE QUE TRABALHA E SE DIVERTE DO DIA À NOITE.

EM SAMPA NÃO TEM DE TUDO UM POUCO COMO ALGUNS DIZEM, MAS SIM TUDO QUE PODE TORNAR A VIDA REPLETA DE REALIZAÇÕES, PRAZER E FELICIDADE,  VIVENDO-SE PLENAMENTE E DIVERSIFICADAMENTE CADA MOMENTO, PODENDO-SE INCLUSIVE SER COMO UM CAMALEÃO.

 

COMO SÃO PAULO É FAMOSA PELOS SEUS SERVIÇOS , PELO PROFISSIONALIMO E TECNOLOGIA, SENDO ARTISTA PLÁSTICO UM DOS GRANDES OBJETIVOS ERA  CONHECER DE PERTO O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA TERGOPRINT, NA RUA TRAIPU, 423, PACAEMBU. SOB A DIREÇÃO DA CRIATIVA , SIMPÁTICA E ACOLHEDORA GINA ELIMELEK, QUE DE FORMA GENTIL ME APRESENTOU OS PROJETOS DESENVOLVIDOS EM IMPRESSÕES GRÁFICAS, UMA RIQUEZA, COISA DE 1º MUNDO.


EU E GINA ELIMELEK, NA MINHA VISITA A FANTÁSTICA TERGOPRINT


NÃO SÓ DE TECNOLOGIA, TRABALHO E ARTE SE DESTACA ESTA MARAVILHOSA CIDADE, DONA DE UM URBANISMO BEM ELABOARADO COM RUAS E AVENIDAS LARGAS, COM MUITO VERDE QUE DÃO UM  TOQUE HARMÔNICO ALIADOS A ARQUITETURA , DE DIA OU A NOITE, TUDO NESTA CIDADE PARA MIM É PURA POESIA.


OS MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS DEMOSTRAM O SEU ECLETISMO COM PERFEITA UNIDADE

 

DA LINDA POESIA CONCRETA DE SUAS ESQUINAS À ELEGÂNCIA COMPLETA DE SUAS MENINAS, E DAS RUAS DO CENTRO COM SUAS ARANDELAS PRESERVADAS AO MARAVILHOSO MONUMENTO ARQUITETÔNICO TEATRO MUNICIPAL COM SUA ILUMINAÇÃO PERFEITA À NOITE, INDUZEM UM TOM POÉTICO A CIDADE ... 

 

A ELEGANTE ARQUITETURA E O PAISAGISMO CONSTANTES  EM CADA CANTO DA CIDADE COFEREM UM TOQUE ESPECIAL

 

O BAR BRAHMA QUANDO SE CRUZA A IPIRANGA E A AVENIDA SÃO JOÃO, COM SEUS TRÊS AMBIENTES DE MÚSICA AO VIVO......SÓ ENCANTA,  MEU LUGAR PREFERIDO, SERVIÇO IMPECÁVEL, AGILIDADE, BONS SHOWS, COMIDA SABOROSA, TUDO DE BOM,  MAIS DE 60 ANOS DE EXISTÊNCIA E TRADIÇÃO.

 

O TRADICIONAL BAR BRAHMA, MAIS DE 60 ANOS DE TRADIÇÃO

 

 

EM CADA CANTO UMA SURPRESA, DENTRO DO POSSÍVEL FIZ QUESTÃO DE CONHECER TUDO, PRINCIPALMENTE A SUA ESSÊNCIA, SEU ECLETISMO ASSOCIADA A UMA UNIDADE E HARMONIA E  NELA TUDO FUNCIONA DE FORMA PERFEITA, PLENA.

 

A ARQUITETURA REVELA VÁRIAS CULTURAS CONVIVENDO HARMONICAMENTE NESTA GRANDE METRÓPOLE

 

POLO DE VÁRIAS CULTURAS AGREGADAS E VIVENDO LIVREMENTE DENTRO DE SEUS CONCEITOS, OBJETIVOS, E METAS. ME SURPEENDI AO PERGUNTAR A UMA ORIENTAL SOBRE A CIDADE E MESMO APESAR DE VIVER HÁ MUITO TEMPO NELA, MOSTRAVA  DESCONHECIMENTO E ME RESPONDEU,  NÃO TENHO TEMPO PARA CONHECER...... 

POVO QUE TRABALHA COM AFINCO, OS ORIENTAIS VIVEM EM SUA MAIORIA DEDICADOS AO LABOR DE SEGUNDA A DOMINGO. NOS RESTAURANTES CHIENESES DO SHPOPPING DA 25 DE MARÇO, MAL ACABAM O EXPEDIENTE DO SÁBADO, ESTÃO A PREPARAR AS VERDURAS, PACIENTEMENTE NAS MESAS, PARA O DIA SEGUINTE.



EM SÃO PAULO A GASTRONOMIA É EXTREMAMENTE BEM SERVIDA, INÚMEROS RESTAURANTES  E UM DOS MAIS  FAMOSOS E SOFISTICADOS É  A FIGUEIRA RUBAIYAT, QUE RECEBEU ESSE NOME POR CAUSA DA ENORME ÁRVORE LOCALIZADA NO MEIO DO TERRENO QUE SERVE DE COBERTURA PARA AS MESAS EXTERNAS DA CASA, MUITO CONHECIDO E PROCURADO, COM BELA DECORAÇÃO, PAGA-SE ALTO PELO LUXO, CONFORTO, ATENDIMENTO E PADRÃO.

Restaurante A Figueira Rubaiyat 

R. Haddock Lobo, 1738 - Jardins - São Paulo - SP
Tel: 3087-1399

 

FOI NO HOTEL VILLE, NA RUA D. VERIDIANA, 643, HIGIENÓPOLIS QUE DESCOBRI UMA COMIDA DE EXCELENTE QUALIDADE, BOM PREÇO E UM ATENDIMENTO PERSONALIZADO, SOB A DIREÇÃO DE DECARLA OLIVEIRA, O LE JADYS, IMPECÁVEL NO TRATAMENTO AO CLIENTE, DESFRUTAMOS DE MOMENTOS DE SATISFAÇÃO.


RESTAURANTE LE JADYS, NO HOTEL VILLE, RUA D. VERIDIANA, 643, HIGIENÓPOLIS


A CIDADE NÃO PARA,  A NOITE EFERVECENTE: INÚMERAS PEÇAS DE TEATRO, BARES, RESTAURANTES, BOITES, E O POVO CAMINHANDO ELEGANTEMENTE PELAS RUAS MADRUGADA AFORA. 

 

A NOITE DE SÃO PAULO ENCANTA POR TUDO QUE ELA OFERECE DE BELO E DIVERTIDO

 

DE FRIO EM SÃO PAULO SÓ CONHECI O TEMPO, ACHO QUE O SOL QUE SE OPÕE A TEMPERATURA E É ESTE CONTRAPONTO QUE DÁ A ESTA MARAVILHIOSA CIDADE O TEMPERO CERTO.

 

 

ADOREI E VOLTAREI SEMPRE E ME ARREPENDO DE NÃO TER IDO ANTES E PARA QUEM NÃO FOI APRESSE-SE, VISITE-A LOGO E SABENDO COMO, DESFRUTE DAS MARAVILHAS QUE ESTA ENCANTADORA CIDADE TEM A NOS OFERECER. 

 

ERNESTO SIMÕES

CHAPADA DIAMANTINA - BAHIA - UMA MARAVILHOSA OBRA DE ARTE DE DEUS

A Chapada Diamantina está localizada na região central da Bahia e reflete pela sua exuberância e belezas naturais a grande manifestação Divina pelas belas paisagens existentes que a transformam no grande turismo ecológico brasileiro.

 

 

_____________________________________________



Comemoração dos 89 anos de Igeny Habib, uma noite de beleza onde o dourado e o amarelo foram destaque da decoração.


O Estilista e Artista Plástico Julio Cézar Habib recebeu ontem dia 05/11 em sua Maison de Eventos, em grande estilo para comemorar os 89 anos da matriarca, Igeny Habib, com decoração feita por ele, super requintada, onde o dourado e amarelo foram a tônica da festa. Com mobiliário de época, lindos arranjos florais e candelabros distribuidos pelo grande ambiente da sala principal, se estendendo ao segundo piso,   tudo impecável,  de impressionante plasticidade, desde a aniversariante que estava  de uma beleza ímpar, a boa música ao vivo, familiares e amigos mais chegados. 


As fotos que registrei e comprovam a beleza e requinte desta noite inesquecível

























































-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------







Confraria dos 12 Chefes 


Local : 496 Grill e Bar
Rua Lafayette Coutinho, 496, Ed. Porto Trapiche, Comércio 


Convidado para participar desta reunião, pude vivenciar e constatar a importância da confraternização  de um grupo com interesses e objetivos comuns, pois nestes momentos temos a oportunidade de vivenciarmos uma comunhão, sentirmos a verdeira essência do espírito de comunidade, comungarmos dos mesmos valores, apreciarmos os bons momentos que a vida nos proporciona, celebrarmos a vida, compartilharmos daquilo de bom que o nosso semelhante tem a nos oferecer, do seu conhecimento, das suas conquistas e de sua visão de mundo, momento de partilhar.
Convidado pelo professor de Gastronomia Mario Rui Fernandes, especialista em alimentos e bebidas, português  que reside em Salvador e ministra aulas e  curso de formação Universitária em Gastronomia, orientador desta confraria, ideia e iniciativa de José Renato Pinto, proprietário da Patativa Comunicação, em conjunto com a proprietária do estabelecimento, a simpática Simone Lerner, organizadora do evento e com a importante participação do enólogo Pedro Garcia Domingos, profissional com  experiência internacional, membro do juri do concurso de vinhos IWC, International Wine Challenge ( Londres) e formador de cursos de provas de vinhos, juntos e com sua maravilhosa equipe de trabalho proporcionaram a todos os participantes uma noite mágica, regada a deliciosa culinária, acompanhada de excelentes vinhos escolhidos especialmente como acompanhamento para cada prato servido.
Como se já não bastasse vivenciarmos todas essas maravilhas, os convidados tiveram a oportunidade de acompanhar  do processo de preparo à construção de cada prato, e de serem contemplados com as ricas palestras dos especialistas que nos detalhou  interessantes informações sobre o assunto.

Mario Rui Fernades, orientador da confraria




o enólogo Pedro Garcia Domingos que competentemente selecionou os vinhos




Eu e a simpática Simone Lerner proprietária do restaurante e incentivadora do evento


As  Palestras












Os participantes no processo de execução dos menus


O Chefe Sacramento nos orienta  com seus conhecimentos e experiência























A entrada, o prato principal e a sobremesa





Carpaccio marítimo de peixes finos ao molho de caipirinha de acerola






Risotto de frutos do mar com molho de caipirinha, lagosta, camarão pistola, mexilhão, camarão azul, lula e polvo fresco





          Torta de Maça servida com deliciosa mistura de frutos secos e caramelo artesanal e sorvete



Uma noite imperdível, onde pudemos nos privilegiar  de simpáticas companhias, de um ambiente acolhedor com uma decoração impecável, um serviço de primeira e para completar toda energia positiva, pudemos contemplar uma rica vista para Baia De Todos os Santos, que este maravilhoso restaurante nos oferece.
Presentes ao evento confrades representativos do cenário cultural e social baiano, entre esses, o arquiteto Luiz Humberto, Lena Lebram, Saturnino Segura, Fabiana e Marco Accioly, Isabel Malta Góes ( que nos presenteou com lindas músicas ao teclado, assim como Daniel, excelente músico) Marcia Carvalho, Maria Helena Di Tullio Simões, Paula Oliveira, contemplados 36 participantes que  foram privilegiados  com esta noite mágica.


Ernesto Di Tullio Simões


Alguns flashes do local  e  acontecimento inesquecíveis:


Para mim a participação foi muito prazerosa, uma noite inesquecível




eu e minha mãe Maria Helena Simões gostamos muito do evento,  gratificante participar



Marcia Carvalho com muito charme, simpatia e elegância


A bela decoração do espaço



















Mais flashes do acontecimento







A liberdade, uma palavra complexa, discutível e as vezes utópica.





Ser livre totalmente e de forma plena é algo impossível, pois sempre estamos presos a alguma circunstância, nesta vida, neste mundo ou além vida. Desde que estamos nos formando como seres vivos isso se mostra estabelecido, pois para nascer ficamos confinados muitos meses no ventre materno até que possamos nascidos conviver com a família e o mundo. Ai se estabelece o verdadeiro conceito de não liberdade, pois a civilização estabelecida com todas suas regras, condutas, e determinações estendidas à família nos obriga a segui-las, e a própria circunstância de bebê, dependente do leite materno, dos cuidados e zelos dos pais, nos faz confinados as nossas próprias necessidades biológicas e genéticas.
Começamos a andar, precisamos do apoio e cuidado dos pais e na sua ausência cabe a pessoa por eles confiada cuidar para que no anseio de livre arbítrio não nos machuquemos.
Inicia-se a fase de aprendizado, escola, formação educacional, aquisição de cultura, de acordo com cada fase e desenvolvimento, somos de certa forma obrigados a cumprir todas estas etapas pois fazem parte da vida e são de responsabilidade dos nossos genitores ou responsáveis se incumbirem de nos oferecer e zelar para que no futuro tenhamos formação profissional e sejamos verdadeiros cidadães do mundo.
Crescemos, de crianças a adolescentes surgem Hormônios, e mais um aprisionamento, no campo sexual, surgem fenômenos biológicos, o desejo, a descoberta que necessitamos do outro para esta realização saudável.
Ai se estabelece outras regras, as sociais, o certo e errado, os tabus, virgindade, maternidade sem casamento, ou seja mais aprisionamentos e percebemos que nos falta poucas escolhas pois algumas mesmo que momentaneamente nos dão prazer, pode nos trazer graves aprisionamentos imaturos ou exigir-nos seguir as regras e etapas para que sejamos bem sucedidos e tenhamos um casamento exemplar.
Não tem saída, casar é preciso, se mulher não for contemplada com o matrimonio é tida como encalhada e Homem não é macho e mais ainda temos obrigatoriamente que procriar para não se ver extinguida a maravilhosa espécie humana. É preciso muita personalidade e determinação para optar pelos caminhos pré estabelecidos ou não, para não nos tornarmos neste momento, escravos de nós mesmos e dos próximos: maridos esposas, filhos etc.é umas opção que exige boa vontade desejo e determinação.
E tudo isso sem contar com as dependências emocionais, as carências que de certa forma não deixam de ser determinados por uma cultura onde louva-se o romantismo, que nos exibe a paixão como objetivo máximo e primordial, maquiada pela palavra amor.
Desta forma mais uma vez nos aprisionamos a sentimentos errôneos, que se não bem administrados nos causa grandes frustrações psicológicas e emocionais pois não nos foi ensinado amarmos a nós mesmos termos liberdade e educação emocional, assuntos que atualmente urgem conhecimentos pelos efeitos maléficos das determinações sociais pois levam o ser humano a procurar no outro a sua realização pessoal.
E a tão buscada realização social, econômica e profissional, para busca do equilíbrio e estabilidade financeira e ascensão social, sem contar com os apelos de uma sociedade consumista que nos aprisiona ao verbo ter e nos fazendo esquecer que devemos ser.
E assim se cumpre a vida com suas verdades e devaneios onde sempre buscando a felicidade nos equivocamos e usamos muito mal esta tão ansiada liberdade se é que em algum momento pode ser vivenciada, pois na vida e na morte estamos sempre presos a algo nem que seja ao desconhecido e se pensarmos que sem o ar não vivemos, concluímos que liberdade é um sonho por nunca sermos totalmente livres e desejamos sempre o impossível.

Ernesto Di Tullio Simões


Grandes Citações:

"A nossa liberdade não é absoluta. Quando viemos ao mundo, ele já existia, com as suas leis, as outras pessoas, etc. Temos uma liberdade condicionada por tudo o que existe além de nós".
(Juan Luis Lorda)
"Não devemos ter pena do que “perdemos” quando escolhemos, pois isso faz parte da natureza da liberdade. Cada vez que escolhemos algo, sacrificamos as outras possibilidades. No fundo, sermos livres quer dizer que temos alguma autonomia para escolhermos de que forma vamos renunciar a passar a vida fazendo tudo aquilo que nos apeteça".
(Paulo Geraldo)
"O homem que reconhece lealmente que se enganou, ou mais simplesmente que não sabe tudo, prestigia-se de modo singular. E por acréscimo, conquista, conquistando-se assim a si próprio, uma magnífica independência. Só nisso está a verdadeira liberdade: Ser escravo dum homem é duro, mas ser escravo de si próprio é pior ainda".
(De La Porte du Theil)
"Sê senhor da tua vontade e escravo da tua consciência".
(Aristóteles )
"No homem há uma liberdade que se vê (fazer o que se quer, ir de um lado para o outro, etc.) e uma que não se vê, a liberdade interior, que deriva do facto de não se ter impedimentos interiores para exercitar a nossa consciência e de actuar de acordo com ela.
Os obstáculos interiores são a ignorância e a fraqueza. O que não sabe o que tem de fazer só tem liberdade para errar, mas não para acertar. E aquele que é fraco, deixa que a desordem dos seus sentimentos ou a coacção externa lhe arrebatem a liberdade."
(Juan Luis Lorda)







Geane Baumgarten disse...
é assim...mesmo...São Paulo é ...linda..acolhedora,sorridente,surpreende ....Adorei o post querido Ernesto.
ERNESTO SIMÕES disse...
Te agradeço a visita e comentário Geane Baumgarten, São Paulo é tudo de bom e um pouco mais do que uma cidade pode acoplar de positivo a vida de uma pessoa, Ernesto Simões
Corretora Rosângela disse...
Ernesto, concordo com a Geane: "São Paulo é linda, acolhedora, sorridente, surpreendente...mas, da maneira como você a descreveu Ela ficou muito mais maravilhosa..., é incrível e até difícil de definir toda sua "atenção" e a sua facilidade de expressão, em tão pouco tempo, para dizer aquilo que nós, paulistanos, gostaria-mos de definir a cidade em que moramos...Então,só me resta agradecer, por mim e todos os paulistanos, todo carinho e atenção que você "dedicou" a cidade em nasci, trabalho e moro..., só fico triste de não ter tido a oportunidade, como a Gina, conhece-lo pessoalmente, teria sido um enorme prazer...quem sabe em outra vinda para Sampa...rsrsrsrs...Adorei, todas as fotos, principalmente a com a nossa linda e estimada amiga Gina! Um grande bj no seu coração e continue com muita Luz, sucesso e prosperidade, você merece!
ERNESTO SIMÕES disse...
Rosângela fico emocionado com suas palavras, e agradeço, mas tenha certeza que tudo aqui escrito, postado, foi de coração e não corresponde nem a metade do que esta maravilhosa cidade representa, sinto também não ter te conhecido pessoalmente, mas da próxima com certeza teremos esta oportunidade, pois pretendo retornar muitas vezes, se Deus quizer, pois São Paulo conquistou definitivamente meu coração,


Múltiplas Impressões disse...
A SP que eu conheço ganhou viço e beleza depois de suas fotos e texto...Amei... Texto e fotos primorosos. Um verdadeiro jornalista:)  bjs Lucy
ERNESTO SIMÕES disse...
Obrigado vindo de vc fico feliz , tudo que fiz é pela admiração e amor por esta cidade, Ernesto
Anônimo disse...
Adorei rever São Paulo tão bem apresentada por voê Ernesto!Parabéns pelas fotos e textos! Muita Sorte nesta cidade que me deu muitas alegrias! Bjs, Elíbia Portela
ERNESTO SIMÕES disse...
Obrigado Elíbia pela atenção, eu sou um apaixonado por São Paulo, é realmente uma cidade maravilhosa, abraços, Ernesto
Calma que estou com pressa! disse...
oi Ernesto - esta é Sampa - a cidade eclética - em pesar que morei por 11 anos - lindas fotos - um ótimo prisma desta cidade que vivi muito- bjs lu
 

GeorgeWilliam AlbuS disse...
Ernesto Obrigado pelo convite ao seu blog. PARABÉNS (capitalizado). Devo dizer-lhe agora saber um pouco mais para São Paulo. De seu povo e sua criatividade, tão variados culinária, arquitetura e planejamento urbano, até bem feito. É uma bela cidade. Tudo que eu sabia era a arquitetura neo-gótica da Catedral Metropolitana.
ERNESTO SIMÕES disse...
LUCIA E GEORGE OBRIGADO PELA VISITA E ATENÇÃO, SÃO PAULO É MARAVILHOSA , UMA CAIXA DE SURPRESAS E GRANDES DESCOBERTAS, ABRAÇOS , ERNESTO SIMÕES
Anônimo disse...
Parabéns, Pelo texto muito bem elaborado, cheio de criatividade,rica ocumentação fotográfica onde vc mostra sua surpresa das verdeiras características desta grande cidade, Divaldo Rodrigues do Carmo
Anônimo disse...
Isso é maravilhoso, muitas coisas que eu não sabia de Sampa, você mostra com seu jeito todo especial e profissional, parabéns!!!!!
Sandra Rozados disse...
Amigoooooooo,você se revelou um exímio fotógrafo!!! Amei seu post! Uma verdadeira matéria sobre a magnífica Sampa. Do tipo que seduz o leitor de tal forma que dá vontade de correr para o aeroporto e rumar pra lá agorinha mesmo! Como te falei,eu queria ver e ler tudo calmamente,com a devida atenção. Viajei em suas palavras... como se estivesse lá contigo. Ahhh... e o seu look,sempre muito lindo,viu? E muito fotogênico também! Tá de pé a nossa ida lá. Iremos garimpar,como " autênticos " bandeirantistas também kkkkkkkkk Sinceramente,foi muito bom ler o seu texto! Palavras simples,porém cheias de vida e entusiasmo! Vc merece tudo isto. Bjussssss meu querido. Sandrinha.
ERNESTO SIMÕES disse...
Sandra, fiquei feliz por 2 motivos: primeiro pela atenção, porque minha celebre e ilustre amiga resolveu me visitar e pelas belas palavras de carinho cheias de espontaneidade, como as minhas que tento refletir o quanto SAMPA me encanta e por teres captado este aspecto. Sim será um prazer fazermos este passeio bandeirantista nesta cidade mais uma vez, desbravando-a e descobrindo infinitas novidades. Um grande abraço e muito grato, Ernesto
Cidade de Fortaleza. disse...
Estive em SP e já era uma cidade muito bonita.Ernesto, gostei muito do seu relato mostrando que esta continua linda e única. Não é atoa que SP é considerada uma das metrópoles mais importante do mundo.Parabéns por suas importantes observações.Beijos.
ERNESTO SIMÕES disse...
Cidade de Fortaleza, Grato pela atenção e concordo em colocar que SAMPA é uma das maiores e importantes cidades do mundo, abração, Ernesto

13 comentários:



Múltiplas Impressões disse...
A SP que eu conheço ganhou viço e beleza depois de suas fotos e texto...Amei... Texto e fotos primorosos. Um verdadeiro jornalista:) bjs Lucy
ERNESTO SIMÕES disse...
Obrigado vindo de vc fico feliz , tudo que fiz é pela admiração e amor por esta cidade, Ernesto
Anônimo disse...
Adorei rever São Paulo tão bem apresentada por voê Ernesto!Parabéns pelas fotos e textos! Muita Sorte nesta cidade que me deu muitas alegrias! Bjs, Elíbia Portela
ERNESTO SIMÕES disse...
Obrigado Elíbia pela atenção, eu sou um apaixonado por São Paulo, é realmente uma cidade maravilhosa, abraços Ernesto
Calma que estou com pressa! disse...
oi Ernesto - esta é Sampa - a cidade eclética - em pesar que morei por 11 anos - lindas fotos - um ótimo prisma desta cidade que vivi muito- bjs lu
GeorgeWilliam AlbuS disse...
Ernesto Obrigado pelo convite ao seu blog. PARABÉNS (capitalizado). Devo dizer-lhe agora saber um pouco mais para São Paulo. De seu povo e sua criatividade, tão variados culinária, arquitetura e planejamento urbano, até bem feito. É uma bela cidade. Tudo que eu sabia era a arquitetura neo-gótica da Catedral Metropolitana.
ERNESTO SIMÕES disse...
LUCIA E GEORGE OBRIGADO PELA VISITA E ATENÇÃO, SÃO PAULO É MARAVILHOSA , UMA CAIXA DE SURPRESAS E GRANDES DESCOBERTAS, ABRAÇOS , ERNESTO SIMÕES
Anônimo disse...
Parabéns, Pelo texto muito bem elaborado, cheio de criatividade,rica ocumentação fotográfica onde vc mostra sua surpresa das verdeiras características desta grande cidade, Divaldo Rodrigues do Carmo
Anônimo disse...
Isso é maravilhoso, muitas coisas que eu não sabia de Sampa, você mostra com seu jeito todo especial e profissional, parabéns!!!!!
Sandra Rozados disse...
Amigoooooooo,você se revelou um exímio fotógrafo!!! Amei seu post! Uma verdadeira matéria sobre a magnífica Sampa. Do tipo que seduz o leitor de tal forma que dá vontade de correr para o aeroporto e rumar pra lá agorinha mesmo! Como te falei,eu queria ver e ler tudo calmamente,com a devida atenção. Viajei em suas palavras... como se estivesse lá contigo. Ahhh... e o seu look,sempre muito lindo,viu? E muito fotogênico também! Tá de pé a nossa ida lá. Iremos garimpar,como " autênticos " bandeirantistas também kkkkkkkkk Sinceramente,foi muito bom ler o seu texto! Palavras simples,porém cheias de vida e entusiasmo! Vc merece tudo isto. Bjussssss meu querido. Sandrinha.
Cidade de Fortaleza. disse...
Estive em SP e já era uma cidade muito bonita.Ernesto, gostei muito do seu relato mostrando que esta continua linda e única. Não é atoa que SP é considerada uma das metrópoles mais importante do mundo.Parabéns por suas importantes observações.Beijos.
ERNESTO SIMÕES disse...
Sandra,fiquei feliz por 2 motivos: primeiro pela atenção, porque minha celebre e ilustre amiga resolveu me visitar e pelas belas palavras de carinho cheias de espontaneidade, como as minhas que tento refletir o quanto SAMPA me encanta e por teres captado este aspecto. Sim será um prazer fazermos este passeio bandeirantista nesta cidade mais uma vez, desbravando-a e descobrindo infinitas novidades. Um grande abraço e muito grato, Ernesto
ERNESTO SIMÕES disse...
Cidade de Fortaleza, Grato pela atenção e concordo em colocar que SAMPA é uma das maiores e importantes cidades do mundo, abração, Ernesto