quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sante Scaldaferri - Pop/Bienais, Palacete das Artes Rodin Bahia


Por Ernesto Simões


Aconteceu dia 08 de novembro de 2011 a abertura da Exposição do renomado artista plástico baiano, o premiadíssimo Sante Scaldaferri, Pop/Bienais, no Palacete das Artes Rodin Bahia, e também o relançamento do livro Sante Scaldaferri, Uma Poética do Feio, do Crítico de Arte, Professor Universitário, com mestrado em Teoria e História da Arte, EBA/UFBA e Crítico de Arte do Jornal Tribuna da Bahia na Coluna Artes Visuais, Aldo Tripodi,  publicação fruto da sua  dissertação de mestrado  que  discorre sobre a obra e História do artista. Uma noite concorridíssima com presença de muitos artistas, intelectuais, personalidades da sociedade baiana e o público admirador da obra deste conceituado e renomado artista. 



Segundo Márcio Santos Lima, em uma das apresentações do catálogo, "Scaldaferri tem uma história de inúmeras exposições, salões, premiações e livros publicados. Sua obra tem sido objeto de pesquisa para monografias, artigos e até dissertação de mestrado."



SOBRE O LIVRO


Aldo Tripodi coloca-nos que em sua defesa de dissertação, foi aprovado pela academia com louvor, distinção e recomendação para publicação, tal a relevância do seu trabalho. Diante  do fato buscou alternativas distintas para fazer a publicação, encontrando na Petrobrás, que reconheceu méritos no conteúdo da obra e valores significativos para publicá-la. A coordenação do 1º lançamento do livro esteve aos cuidados da Chico Liberato Produções e da Virgo Cultural.
No seu  livro selecionei algumas referências do patrocinador, a Petrobrás, sobre a história e importância de Sante Scaldaferri e sua obra no cenário das artes plásticas baiana e brasileira :  "O livro......nos remete de imediato a Pablo Picasso, que disse que o feio é belo. Portanto então caro leitor, a poética do feio, é a poética do belo............Scaldaferri que dispensa apresentações, é um artista que está no inconsciente do povo baiano. Na década de 40, participou do movimento cultural que originou o Cinema Novo como cenógrafo e ator. Em seguida, na implantação do Museu de Arte Moderna, no Solar do Unhão, foi assistente da arquiteta Lina Bo Bardi. Mas nada se equipara ao trabalho que realizou como coordenador de programas sociais, nos anos 70, no Pelourinho, onde ministrou cursos de técnicas artesãs para jovens e crianças carentes".....

Aldo Tripodi  sobre a obra do artista coloca: "Pode-se considerar a pintura de Sante Scaldaferri expressionista? Quais os elementos de sua obra que indicariam essa direção?...............
Sobre a  trajetória da obra ele estabelece  5 fases que correspondem ao período de 1957 a 1987, e no seu livro descreve com exatidão todo percurso deste grande artista, a evolução de sua obra pictórica no cenário das artes plásticas baiana e nacional.

Quem desejar conhecer minunciosamente a trajetória pictórica e histórica de Sante Scaldaferri, pode adquirir o livro de Aldo Tripodi na Loja, Palecete das Artes, Museu Rodin a um preço accessível de R$40,00 (quarenta reais).




SOBRE A EXPOSIÇÃO,  SUA OBRA E TRAJETÓRIA ARTÍSTICA
Antonio Albino Canelas Rubim, Secretario de Cultura do Estado da Bahia na apresentação do catálogo, escreve ....."Expor o seu trabalho no Palacete das Artes Rodin Bahia, através da exposição POP- BIENAIS, é dar espaço  e visibilidade a um artista que, desde muito cedo, influenciado pelas aulas de Helio Simões, na disciplina "Estudos Brasileiros", na Universidade Federal da Bahia, e principalmente pela convivência com a arquiteta italiana Lina Bo Bardi, vem retratando a cultura popular, a arte  e o artesanato do Nordeste, numa obra em que estão fortemente presentes a tradição religiosa e a fé..................
Com esta nova exposição, aberta no Palacete das Artes Rodin Bahia, a Secretaria de Cultura  do Estado da Bahia pode apresentar a obra de Sante Scaldaferri para as novas gerações, possibilitando que o público baiano conheça este importante artista e mergulhe em seu imaginário sobre a cultura e a identidade brasileira".


(Com muito orgulho Helio Simões, meu tio, foi além de professor, médico, grande poeta, um dos mais conceituados intelectuais da Bahia)


Também sobre o artista,  Frederico A. R. C. Mendonça, Diretor geral do IPAC, no catálogo, tece comentários:
"Representante máximo do grupo de artistas que implantaram o modernismo na Bahia, desde a década de 1940, Sante Scaldaferri traz em sua trajetória profissional a multiplicidade e a transversalidade hoje super-dimensionadas na arte contemporânea.............. A exposição "Pop-bienais" é uma oportunidade para apreciar a intensidade e singularidade  da obra desse artista em sua plenitude e maturidade. Tematizando a partir da profunda e porfícua fonte do "popular"e do "religioso", sua obra desvela elementos culturais tão caros aos nordestinos e aos baianos"..............


Finalizando a apresentação do catálogo,  de forma emocionante, Murilo Ribeiro, Diretor do Palacete das Artes Rodin Bahia, sintetiza a sua obra de  forma exuberante e poética, eis alguns trechos:
.... " A pintura de Sante é Lampião decapitado, Conselheiro vivo ou morto, é Judas, Cristo Crucificado.
É engano, luxúria, ganância em barriga de gordos engravidados;  capitais  pecados com perdões indevidos. Fartos de tudo e todos os sofrimentos sublimados.
A pintura de Sante é pop porque pop é a pobreza, a miséria, a fé, pop é o tesão reprimido, anseios desesperados.
Pop é a costela que sobrou em Adão e foi de menos em Eva.
Pop é a chuva que não veio e o milho desdentado.
Pop é a Vida Severina".

Também no belo catálogo Sante Scaldaferri faz algumas considerações a respeito de sua obra e se expressa de forma sincera, singular e agradece:

"Faz-me necessário dizer nesta minha exposição, onde exponho trabalhos de grandes proporções de minha fase POP e dos que foram expostos em diversas bienais, que diante de tantas incompreensões de leigos sobre o meu trabalho, é exclusivamente para esclarecer, mais uma vez, esta fase de minha obra. Desejo prestar a minha homenagem aos que, na cidade do Salvador, nele acreditou. A eles, dedico esta exposição"...........



Fiquei muito honrado de partilhar esta noite com Sante Scaldaferri por quem tenho muita admiração.

MINHAS CONSIDERAÇÕES 


Para mim o mais expressivo e impressionante na obra de Sante Scaldaferri é a atemporalidade, visto que grande parte de sua produção artística realizada no século passado, são extremamente contemporâneas, de um artista visionário que cumpre seu ofício com determinação, fiel aos seus conceitos e contextuado no verdadeiro sentido do fazer arte, genuina expressão dos seus sentimentos e da sua cosmovisão, cumprindo seu papel social e  histórico. Por ser uma obra de grande autenticidade e despojamento, acredito eu, que em nenhum momento no processo da criação esteve preocupado  com os achismos da grande massa, que ao meu entender, em sua maioria, desconhecem  sobre o verdadeiro significado da arte, em detrimento  a conceitos que nada mais são que mistificações estéticas  e  aos gôstos de uma  clientela consumidora de arte, pois  seus objetivos vão mais além, como ele mesmo diz: "Para mim arte é vida, porque eu não posso viver sem a arte"

O considero não só um dos desbravadores do movimento modernista na Bahia, mas um precursor da arte contemporânea em nossa terra, pela sua ousadia, pioneirismo, pois em algumas de suas obras além do pictórico, associam-se conceitos e elementos de instalação e pelo uso da técnica da encaustica dentro de  uma linguagem mais que expressionista, e sim de  vanguarda.
As obras De Sante Scaldaferri são impactuantes  não só pelas  dimensões de algumas delas, mas pelo  rico e forte colorido, texturas e emocionante expressividade de suas figuras em contextos e conceitos intrínsecos na sua representação, onde podemos observar que embora esteticamente fogem aos padrões de beleza estabelecidos, mas que aos olhos do artista na sua maior expressão, são dimensionadas e exaltadas, com sua visão estética e expressividade, promovendo um conteúdo de uma obra inusitada, ímpar, forte,  neste conjunto de criações pictóricas muitas vezes  em técnicas mistas, onde à pintura são compartilhados elementos escultóricos, simbólicos da nossa cultura popular, como os ex votos, proporcionando ao público e àqueles que estão enveredando pelas artes plásticas,  terem a visibilidade da arte como expressão da vida, da liberdade de ser, do interior de quem a concebe e neste caso Sante Scaldaferri é um grande exemplo para todos nós.
Detentor de vários prêmios, nesta mostra Pop/Bienais, iniciativa muito feliz da Fundação Cultural do Estado da Bahia, temos a oportunidade de conhecer  a grandiosidade do seu trabalho, patrimônio da nossa  cultura e orgulho para todos os baianos. Podemos conferir todo o seu talento, dentro de um contexto sócio-cultural e religioso, nosso, baiano, nordestino, brasileiro e ao mesmo tempo conseguindo uma linguagem universal,  visto que os temas retratados enfocam principalmente o homem e seus sentimentos e crenças mais profundas.  Podemos também perceber  em algumas de suas criações,  um caráter cenográfico na representação e contexto, pois vivênciou em sua trajetória artística a cenografia. É um conjunto de obras que nos sensibiliza pela criatividade, expressão, plasticidade, conteúdo, força, vitalidade e principalmente por serem  representativas de grande parte de sua produção,  com  trabalhos premiados e que participaram de importantes bienais e  hoje fazem parte de acervos particulares.
Para quem prestigiou a abertura da exposição além desta grande oportunidade de apreciação in locus deste  impactuante conjunto de obras, com toda sua vivacidade, principalmente por ser despojada e fruto do amor pela criação, foi contemplado com um lindo catálogo com dedicatória, autografo, o que achei de uma gentileza ímpar e nobreza por parte do artista e  pôde ainda adquirir o livro do Crítico de Arte Aldo Tripodi e  ser presenteado com as duas dedicatórias, do autor e de Sante Scaldaferry. Melhor que isso?  impossível.

Ernesto Di  Tullio Simões



Seguem alguns flashes do evento e as  grandiosas obras que compõem a exposição

Aldo Tripodi no momento que autografava o livro de sua autoria sobre a obra de Sante Scaldaferri. Guardarei com muito carinho este livro que além do conteúdo maravilhoso esta autografado pelo seu autor e o artista enfocado. Quem marcou presença foi triplamente contemplado. Imperdível!!!!!!!!!!!!!!!!



Prestigiando o evento a grande apresentadora, Luzia Santana, do
Programa Nomes, na Tv Salvador, com o Crítico de Arte Aldo Tripodi.


À esquerda, José Antonio Saja Ramos Neves dos Santos, Professor da Área de Filosofia, com ênfase em Estética de importantes faculdades de Salvador, aguardando o momento para ter o autógrafo do artista no catálogo. Foi um dos meus grandes professores.
Presente ao evento a atuante vereadora Olivia Santana, ao centro, sobretudo às questões pertinentes a  igualdade racial


Noite concorrida, sucesso total, abertura da exposição com artistas, personalidades baianas e o público que admira e prestigia as obras de Sante Scaldaferri.






Os livros:  catálogo Sante Scaldaferri, Pop/Bienais e Sante Scaldaferri, Uma poética do Feio de Aldo Tripodi.




Os trabalhos que compõem a mostra


Trabalhos da década de 80, mais especificamente de 1985 a 1988. O segundo da esquerda para direita intitula-se Eu Também Sei Fazer Pose, encaustica sobre tela, participou da 18ª Bienal  Internacional de São Paulo em 1985




Obras da fase tentação de 1991. Da esquerda para direita : Tentação 3 - O Poder (tríptico das tentações),
ao centro,  tentação 1 - O Prazer, e o último, Tentação 2 - O Êxito prestigioso (status)












Trabalho que participou da 21ª Bienal Internacional de São Paulo, 1,60 x 3,50 m/1990, intitulado Na "Parma" Da Mão




Instalação REFLETIR e  o trabalho O Divino Espírito Santo.




O primeiro trabalho da instalação REFLETIR, à esquerda,  é uma homenagem a Glauber Rocha e o segundo Refletir




Figuras da Noite, 1,60 x 3,50 m, 1990, 21ª Bienal Internacional de São Paulo.

 



Deus e o Diabo na Terra do Sol, 2,00 x 2,40 m, participou em 1995 da Exposição Comemorativa aos 100 anos do Cinema , no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeirio.


















































































































Fiquei muito feliz que em sua matéria sobre as obras De Sante Scaldaferri, no Notícia Capital de Jolivaldo Freitas, o crítico de arte Aldo Tripodi citou minas considerações sobre a Obra do artista. Muito grato Aldo pele sua atenção.


http://www.noticiacapital.com.br/


Home Aldo Trípodi Obras de Sante vão a leilão na casa de leilão de Arte a Chriesties de Nova Iorque

Obras de Sante vão a leilão na casa de leilão de Arte a Chriesties de Nova Iorque
Qua, 16 de Novembro de 2011 08:53

Por Aldo Trípodi
Sante esta com uma mostra individua no Palacete das Artes Museu Rodin, onde reúne quadros que foram premiados em Bienais e quadros de acervos particulares. São obras que não a venda. Seria um momento de refletir se alguma instituição não comprasse a coleção do autor de seus quadros premiados e mais a sua valiosa coleção de ex-votos, e fizesse um memorial sobre sua obra e vida a sua importância a uma história da Arte Baiana e Brasileira aqui se faz desnecessário explicar é do conhecimento do Brasil. Sante recebeu a grata notícia de um amigo em Berlim que duas de suas obras fora a Leilão na importante casa de leilão do mundo a Christies transcrevo o recado que ele receber tem uma obra leiloada por esta intuição é uma das mais importante honraria que um artista pode receber e Sante alcançou este patamar
“Que ótimo saber que você está bem, em todos os sentidos: na saúde (muito importante e também no nosso mundo das artes, batalhando sempre. Talvez você já saiba, senão eu te dou à ótima noticia em primeira mão: você sabe que existem 2 obras suas no próximo leilão latioamericano da em nova Iorque? São duas obras belíssimas. As suas obras são: Vaqueiro (1968) e Romeiros do monte santo ouvi a voz do senhor (1968), P-a-r-a-b-e-n-s !!! É dificílimo chegar a um leilão da chriesties ou da sothebys, e você chegou! Super abraço de Berlin e te desejo tudo de bom, Seu amigo e seu colega sempre Flemming”.
Ernesto Di  Tullio Simões, em seu renomado blog tece algumas considerações que considero importante diz ele “pra mim o mais expressivo e impressionante na obra de Sante Scaldaferri é a atemporalidade, visto que grande parte de sua produção artística realizada no século passado, são extremamente contemporâneas, de um artista visionário que cumpre seu ofício com determinação, fiel aos seus conceitos e contextuado no verdadeiro sentido do fazer arte, genuína expressão dos seus sentimentos e da sua cosmovisão, cumprindo seu papel social e  histórico. Por ser uma obra de grande autenticidade e despojamento, acredito eu, que em nenhum momento no processo da criação esteve preocupado  com os achismos da grande massa, que ao meu entender, em sua maioria, desconhecem  sobre o verdadeiro significado da arte, em detrimento  a conceitos que nada mais são que mistificações estéticas  e  aos gostos de uma  clientela consumidora de arte, pois  seus objetivos vão mais além, como ele mesmo diz: "Para mim arte é vida, porque eu não posso viver sem a arte"
O considero não só um dos desbravadores do movimento modernista na Bahia, mas um precursor da arte contemporânea em nossa terra, pela sua ousadia, pioneirismo, pois em algumas de suas obras além do pictórico, associam-se conceitos e elementos de instalação e pelo uso da técnica da encáustica dentro de  uma linguagem mais que expressionista, e sim de  vanguarda.
As obras De Sante Scaldaferri são impactantes  não só pelas  dimensões de algumas delas, mas pelo  rico e forte colorido, texturas e emocionante expressividade de suas figuras em contextos e conceitos intrínsecos na sua representação, onde podemos observar que embora esteticamente fogem aos padrões de beleza estabelecidos, mas que aos olhos do artista na sua maior expressão, são dimensionadas e exaltadas, com sua visão estética e expressividade, promovendo um conteúdo de uma obra inusitada, ímpar, forte,  neste conjunto de criações pictóricas muitas vezes  em técnicas mistas, onde à pintura são compartilhados elementos escultóricos, simbólicos da nossa cultura popular, como os ex votos, proporcionando ao público e àqueles que estão enveredando pelas artes plásticas,  terem a visibilidade da arte como expressão da vida, da liberdade de ser, do interior de quem a concebe e neste caso Sante Scaldaferri é um grande exemplo para todos nós. Detentor de vários prêmios, nesta mostra Pop/Bienais, iniciativa muito feliz da Fundação Cultural do Estado da Bahia, temos a oportunidade de conhecer  a grandiosidade do seu trabalho, patrimônio da nossa  cultura e orgulho para todos os baianos. Podemos conferir todo o seu talento, dentro de um contexto sócio-cultural e religioso, nosso, baiano, nordestino, brasileiro e ao mesmo tempo conseguindo uma linguagem universal,  visto que os temas retratados enfocam principalmente o homem e seus sentimentos e crenças mais profundas.  Podemos também perceber  em algumas de suas criações,  um caráter cenográfico na representação e contexto, pois vivenciou em sua trajetória artística a cenografia”.

Comentários  

#1 Ernesto Simões 16/11/2011 13:23
Aldo,
Agradeço a referência sobre meu blog e das minhas considerações sobre a obra de Sante Scaldaferri,no Notícia Capital e parabenizo-o pelo livro que estou achando maravilhoso,
um grande abraço,
Ernesto Di Tullio Simões







Fiquei muito feliz em constatar minhas considerações sobre a obra de Sante Scaldaferri em matéria neste blog, ser referenciada na Coluna De Artes Visuais de Aldo Tripodi, no Jornal Tribuna da Bahia do dia 22/11/2011. Agradeço a Aldo, o reconhecimento e atenção de minha visão sobre a obra deste grande artista que enobrece o panorama artístico baiano e brasileiro. Suas obras foram à leilão na Casa de Leilão de Artes Christies de Nova Iorque.










Recebi com muita satisfação e-mail de Sante Scaldaferri que  parabeniza o blog de forma generosa e positiva. Agradeço a Sante pela gentileza e desejo-lhe muito sucesso e grandes inspirações para criação dos seus artísticos trabalhos, atualmente em arte computacional. Vamos aguardar para ver suas novas e grandes criações em breve .
Segue o conteúdo do texto.



AMIGOS
Sante Scaldaferri

Amigos é uma dádiva de Deus. Esta é lapidar. Em 1991 o consagrado artista Alex Flemming me fala ao telefone de São Paulo, com voz emocionada, “Sante estamos na Bienal”. Ele referia-se a 21º. Bienal Internacional de São Paulo. Mesmo sendo a terceira vez que expunha neste grande evento, não contive a emoção e chorei ao lado de Marina, minha mulher que veio correndo ao meu encontro.
Este mesmo artista me passa um e-mail de Berlim onde me comunica que dois de meus quadros estão no Leilão de Arte Latino Americana da casa Christies de Nova York.
Aldo Tripodi me presenteou com sua dissertação de mestrado sobre o meu trabalho sendo a mesma posteriormente publicada em livro.
O mesmo critico e professor, com não bastasse, me presenteou novamente, durante a minha exposição POP/BIENAIS, ainda em exposição no Palacete das Artes - Museu Rodin,Bahia, com a presença do artista plástico Ernesto Simões. Ele é produtor de um Blog de arte, dos melhores que já tomei conhecimento. Este Blog ARTBYERNESTO SIMÕES não se restringe a dar noticias. Ele transforma a noticia em um documentário. Assim, tomamos conhecimento dos detalhes visuais que vêem acompanhados de um bem elaborado texto crítico.
Também fiquei maravilhado pela força criativa, cor, beleza e impacto emocional que me causou a sua nova fase “Arte Computacional”.
Só falta dar os parabéns e que Deus abençoe Ernesto Simões.

Salvador, 27 de novembro de 2011
 

4 comentários:

  1. Bem...eu não tenho muito conhecimento pra comentar um acervo tão extenso...e de artistas do porte de Sante Scaldaferri Mas , no meu parco entendimento...achei sim...que a arte de Scaldaferri tem traços do Expressionismo. São obras dramáticas, onde deforma-se a figura para dar realce ao sentimento.Vê-se qe os valores emocionais se sobrepõem aos intelectuais. As cores vibrantes, de pasta grossa, áspera..uma tecnica meio violenta....provocando explosões....É sim...uma Arte Expressionista.
    Não é muito o meu gosto...Mas aprecio...Afinal...quem pode dizer que não aprecia um Van Gogh?

    Um abraço
    Luciete valente

    ResponderExcluir
  2. Pertinente seu comentário Luciete Valente, é uma obra singular, expressionista e temos que observsar uma obra de arte , pelo seu conteúdo e expressão artistica, pois a criação e expressão plástica não pode ser vista como objeto meramente decorativo e em suas palavrs ficou muito bem fudamenntado este aspecto.
    obrigado pela sua atenção,
    como sempre com comentários de grande expressividade,
    abraços
    Ernesto Simões

    ResponderExcluir
  3. "Toda a obra de arte é uma personalidade. O artista vive nela, depois dela ter vivido longo tempo dentro dele." Querido Ernesto, como a Lucy, pouco sei sobre o a brilhante artista Sante Scaldaferri..., mas só de ter lido o que você postou aqui no seu Blog, com toda certeza ele merece todos os elogios tecidos por você e os outros que participaram e participam, mais de perto, do acervo tão rico dele. Então, só me resta parabeniza-lo por mais essa maravilhosa matéria com tanta variedade cultural, que vai nos deixar para sempre...para que possamos ter como busca de grande aprendizagem!! Um grande Beijo no seu coração!!

    ResponderExcluir
  4. ROSÂNGELA,
    Mais uma vez agradeço sua atenção e seus comentários sempre tão bem vindos e expressivos.
    A arte surge da vida e do poder de criar que é dotado o ser humano, uns criam reproduzindo a natureza, e as coisas palpáveis da vida, outros com a alma expressando sua visão de mundo , suas emoções e fazem existir o que habita no seu imaginário, com a originalidade peculiar do seu ser e a obra de Sante é o reflexo de um artista totalmente livre dos conceitos estabelecidos, criando sua arte própria, com uma linguagem contemporânea, embora esses trabalhos foram produzidos no final do século passado.São ousados como é ousada a própria vida que está sempre a nos surpreender com grandes novidades.
    Um grande abraço ,
    Ernesto

    ResponderExcluir

AGRADEÇO A VISITA E FIQUE A VONTADE PARA TECER COMENTÁRIOS OU ACRESCENTAR INFORMAÇÕES SOBRE
O TEMA ABORDADO